Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/716
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O discurso narrativo em crianças com Síndrome de Down |
Título(s) alternativo(s): | The process of construction of narrative specch in children with Down's Syndrome |
Autor: | Guerra, Adriana Maciel |
Primeiro orientador: | Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra |
Primeiro membro da banca: | Faria, Evangelina Maria Brito de |
Segundo membro da banca: | Alves, Virgínia Colares Soares Figueirêdo |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo descrever o processo de construção do discurso narrativo em crianças com Síndrome de Down, demonstrando as características existentes na narrativa relacionando a perspectiva estrutural de Labov (1972) e interacional de Perroni(1992), compreendendo, assim, os processos que subjazem à capacidade de narrar dos sujeitos com Síndrome de Down e as semelhanças e diferenças existentes entre relatos pessoais e histórias. Participaram deste estudo três crianças entre 8 e 12 anos de idade com Síndrome de Down, alunos da Escola Especial Ulisses Pernambucano, local da coleta dos dados. Os dados foram transversais, durante o semestre escolar, através de registros quinzenais de vídeo. Observou-se a construção das narrativas de crianças com Síndrome de Down nas situações interativas em sala de aula de recontagem de história e relato de experiência pessoal. Os resultados mostram que a perspectiva estrutural não dá conta do processo construtivo evidenciado nos dados analisados; já uma perspectiva interacionista permite compreender a riqueza dos processos envolvidos na construção das narrativas pelas crianças ao longo do tempo |
Abstract: | This study aimed to describe the process of construction of narrative speech in children with Down s Syndrome, by showing the existing characteristics in narrative, relating Labov s structural perspective (1972) to perroni s interactional pespective (1992), comprehending, this way, the processes that compox the ability of speech of people with Down s Syndrome and the similarities and differences that exist between personal reports and stories. Students with Down s Syndrome, aging between 8-12 years old and enrolled at Ulisses Pernambucano Special School, where data was collected. This data was transversal, throughout school semester,and collected by video recordings twice a month. The narrative construction of these children was observed in interactive situations in storytelling and self-reporting classrooms. The results show that the structural perspective is not enough for the constructive process found at the analyzed data; however, an interactional perspective allows to understand the richness of the involved processes in the narrative constructions by these children on and on |
Palavras-chave: | aquisição de linguagem análise do discurso Down, Síndrome de - crianças discourse analysis Down Syndrome language acquisition |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Ciências da Linguagem |
Programa: | Mestrado em Ciências da Linguagem |
Citação: | GUERRA, Adriana Maciel. The process of construction of narrative specch in children with Down's Syndrome. 2004. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2004. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/716 |
Data de defesa: | 30-Abr-2004 |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
adriana maciel.pdf | 627,34 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.