Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto Neta, Elisa de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133259728019401por
dc.contributor.advisor1Acioli, Moab Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4739234093928207por
dc.contributor.referee1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.referee2Carvalho, Nelly Medeiros de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792570232065643por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:32Z-
dc.date.available2010-07-08-
dc.date.issued2010-03-23-
dc.identifier.citationBARRETO NETA, Elisa de Araújo. O discurso argumentativo na publicidade : uma análise verbo-visual. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/717-
dc.description.resumoA publicidade apresenta um discurso eficaz que estimula o comportamento consumidor dos sujeitos, desde produtos até causas sociais. Para tanto, são utilizados textos verbais e textos não verbais dispostos em anúncios permeados de persuasão, onde estão presentes o ―ethos‖, o ―logos‖ e o ―pathos‖ visando seduzir intelectual e emocionalmente o consumidor. Entre as causas sociais, pode ser enfocada a mobilização de recursos para hospitais filantrópicos, que cada vez mais necessitam diversificar suas fontes de renda, encontrando apoio no contemporâneo movimento de solidariedade. Nes se sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar as estratégias argumentativas presentes em textos e imagens de uma campanha publicitária para a mobilização de recursos numa instituição filantrópica na Cidade do Recife. O corpus é o material de uma campanha intitulada ―Cartões de Natal‖, visando arrecadar fundos para um centenário hospital da cidade, composto por três anúncios de jornais veiculados entre novembro e dezembro de 2007. A pesquisa é qualitativa e exploratória, e como recursos técnicos se utilizam análise bibliográfica e uma análise do discurso verbo-visual presente em peças publicitárias. Esta leitura se fundamenta em uma concepção de que existe uma articulação entre uma enunciação, um enunciado concreto e um enunciado, o que envolve elementos como a situacionalidade, a intertextualidade, a intencionalidade, entre outros, a se caracterizar como estratégia argumentativa. Assim, com este trabalho há uma reflexão sobre o direcionamento que o terceiro setor está dando à publicidade social, grande aliada para gerar visibilidade às causas sociais, e com isso, ter ampliado os espaços de discussão, sobretudo porque ela traz no seu discurso mensagens que despertam a conscientização e sensibilização dos cidadãospor
dc.description.abstractPublicity presents an efficient discourse which stimulates in people the consuming behavior, of either products or social causes. In order to have this happening, it uses verbal or non-verbal texts, arranged in commercials full of expressions of persuasion, in which one will find the ―ethos‖, the ―logos‖, and the ―pathos‖, wishing to intellectually and emotionally seduce the consumer. Among the social causes, one will find fund raising campaigns for philanthropic hospitals, which need more and more to diversify their sources of income, specially supported by contemporary movements of solidarity. Accordingly, the objective of this work is to analyze the argumentative strategies present in texts and images of a publicitary fund raising campaign for a philanthropic institution in the city of Recife. The corpus is the campaign material entitled ―Christmas Cards‖, destined to raise funds for a centennial hospital in the city, composed of three papers commercials issued between November and December of 2007. The method is qualitative and exploratory, and takes bibliographical analyses of the verbal-imaging discourses in the commercials as its main technical instruments. The approach is based on the idea that there is an articulation between an enunciation, a concrete annunciate and an announcement, which includes the situationality, the intertextuality and the intentionality as argumentative strategy. This dissertation, thus, brings up a reflection on the direction that the third sector is giving up to social publicity, great allied as it is to generate visibility to the social causes and this way to widen the discussion spaces, mainly because it brings together with its discourses messages that waken up the citizens consciousness and sensibilityeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_elisa_neta.pdf: 861565 bytes, checksum: bd5c54298afb05a6e2385e2838036985 (MD5) Previous issue date: 2010-03-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcomunicaçãopor
dc.subjectlingüísticapor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectcommunicationeng
dc.subjectlinguisticeng
dc.subjectdiscourse analysiseng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleO discurso argumentativo na publicidade : uma análise verbo-visualpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_elisa_neta.pdf841,37 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.