Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira, Gilda Lúcia de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6809374380541701por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.referee1Melo, Maria de Fátima Vilar de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199275542771594por
dc.contributor.referee2Teixeira, Elizabeth Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6177760381095851por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:32Z-
dc.date.available2007-03-27-
dc.date.issued2004-09-10-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Gilda Lúcia de Melo. Intonation and construction on shared reading of children`s stories. 2004. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/719-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar o processo de construção de sentido nas narrativas orais, em contextos interativos, mais especificamente na atividade de leitura compartilhada, onde o adulto (no caso dessa pesquisa a mãe) lê uma história para a criança, e estabelecer qual o papel exercido pelos padrões entoacionais nessa construção. Participaram deste estudo dois informantes, mãe e filha. O corpus coletado para este estudo é constituído por um evento narrativo de história infantil, durante uma atividade de leitura compartilhada. Optou-se pelo uso da narrativa, por ser um tipo textual com uma estrutura definida que auxilia tanto na ampliação das estratégias de leitura como na construção de sentido do texto, e também por ser o tipo textual mais presente nas leituras infantis. O conto escolhido para a atividade foi O Pequenino Grão de Areia (1998), escrito por Ricardo Filho, e editado pela Paulus Editora. Os dados foram coletados durante a atividade de leitura compartilhada, onde a mãe contou a história do Pequenino Grão de Areia para a criança. A pesquisa se propõe à realização de uma análise qualitativa da atividade de leitura compartilhada, analisando o papel da entoação na construção de sentido da leitura. A análise dos dados foi realizada com base no modelo Interativo Entoacional de David Brazil (1985), buscando identificar as pistas entoacionais fornecidas na leitura do texto pelo adulto e sua relação com a construção de sentido dessa leitura. A análise dos resultados aponta que a entoação assume as três funções textuais; organizacional, informativa e interacional, que têm papel decisivo na construção de sentido durante a atividade de leitura compartilhadapor
dc.description.abstractThis work aims at investigating the process of construction of meaning in oral narratives, in interactive contexts, particularly in the act of shared reading, whereby the adult (in this case, the mother) reads her child a story, as well as the role played by intonation patterns in this construction. Two informants took part in the study, mother and daughter. The corpus is constituted by a narrative event of children s story through shared reading. The use of narrative was chosen because it is a textual genre showing a specific structure which both helps toward widening the reading strategies and toward the construction of the text meaning, and also because narrative is the most conspicuous textual genre in children s stories. The chosen short story was O Pequenino Grão de Areia (The Little Sand Grain) (1998), by Ricardo Filho, published by Paulus. Data were collected during the shared reading, in which the mother told her daughter the Little Sand Grain story. A qualitative analysis of the shared reading activity is conducted, observing the role of intonation in the construction of meaning in reading. Analysis was undertaken on the basis of David Brazil s Intonational Interactive Model (1985), trying to identify the intonation clues given by the adult in reading and its relation to the construction of meaning in this reading. Results show that intonation takes on three textual functions: organizational, informative and interactional, which play a decisive role in the construction of the meaning during the activity of shared readingeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 gilda lucia.pdf: 1344476 bytes, checksum: 870db65d557a2582205343f496981013 (MD5) Previous issue date: 2004-09-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectnarrativa (retórica)por
dc.subjectleiturapor
dc.subjectlíngua portuguesa - entonação aquisição de linguagempor
dc.subjectinformationeng
dc.subjectlanguage acquisitioneng
dc.subjectnarration (rhetoric)eng
dc.subjectportuguese languageeng
dc.subjectreadingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICApor
dc.titleEntoação e construção de sentidos na leitura compartilhada de histórias infantispor
dc.title.alternativeIntonation and construction on shared reading of children`s storieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
gilda lucia.pdf1,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.