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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entoação e construção de sentidos na leitura compartilhada de histórias infantis
Título(s) alternativo(s): Intonation and construction on shared reading of children`s stories
Autor: Nogueira, Gilda Lúcia de Melo 
Primeiro orientador: Aguiar, Marígia Ana de Moura
Primeiro membro da banca: Melo, Maria de Fátima Vilar de
Segundo membro da banca: Teixeira, Elizabeth Reis
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o processo de construção de sentido nas narrativas orais, em contextos interativos, mais especificamente na atividade de leitura compartilhada, onde o adulto (no caso dessa pesquisa a mãe) lê uma história para a criança, e estabelecer qual o papel exercido pelos padrões entoacionais nessa construção. Participaram deste estudo dois informantes, mãe e filha. O corpus coletado para este estudo é constituído por um evento narrativo de história infantil, durante uma atividade de leitura compartilhada. Optou-se pelo uso da narrativa, por ser um tipo textual com uma estrutura definida que auxilia tanto na ampliação das estratégias de leitura como na construção de sentido do texto, e também por ser o tipo textual mais presente nas leituras infantis. O conto escolhido para a atividade foi O Pequenino Grão de Areia (1998), escrito por Ricardo Filho, e editado pela Paulus Editora. Os dados foram coletados durante a atividade de leitura compartilhada, onde a mãe contou a história do Pequenino Grão de Areia para a criança. A pesquisa se propõe à realização de uma análise qualitativa da atividade de leitura compartilhada, analisando o papel da entoação na construção de sentido da leitura. A análise dos dados foi realizada com base no modelo Interativo Entoacional de David Brazil (1985), buscando identificar as pistas entoacionais fornecidas na leitura do texto pelo adulto e sua relação com a construção de sentido dessa leitura. A análise dos resultados aponta que a entoação assume as três funções textuais; organizacional, informativa e interacional, que têm papel decisivo na construção de sentido durante a atividade de leitura compartilhada
Abstract: This work aims at investigating the process of construction of meaning in oral narratives, in interactive contexts, particularly in the act of shared reading, whereby the adult (in this case, the mother) reads her child a story, as well as the role played by intonation patterns in this construction. Two informants took part in the study, mother and daughter. The corpus is constituted by a narrative event of children s story through shared reading. The use of narrative was chosen because it is a textual genre showing a specific structure which both helps toward widening the reading strategies and toward the construction of the text meaning, and also because narrative is the most conspicuous textual genre in children s stories. The chosen short story was O Pequenino Grão de Areia (The Little Sand Grain) (1998), by Ricardo Filho, published by Paulus. Data were collected during the shared reading, in which the mother told her daughter the Little Sand Grain story. A qualitative analysis of the shared reading activity is conducted, observing the role of intonation in the construction of meaning in reading. Analysis was undertaken on the basis of David Brazil s Intonational Interactive Model (1985), trying to identify the intonation clues given by the adult in reading and its relation to the construction of meaning in this reading. Results show that intonation takes on three textual functions: organizational, informative and interactional, which play a decisive role in the construction of the meaning during the activity of shared reading
Palavras-chave: narrativa (retórica)
leitura
língua portuguesa - entonação aquisição de linguagem
information
language acquisition
narration (rhetoric)
portuguese language
reading
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: NOGUEIRA, Gilda Lúcia de Melo. Intonation and construction on shared reading of children`s stories. 2004. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/719
Data de defesa: 10-Set-2004
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

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