Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maria de Fátima de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5283164143135503por
dc.contributor.advisor1Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114por
dc.contributor.referee1Faria, Evangelina Maria Brito de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1042071001002488por
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Wanilda Maria Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811642126779464por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:32Z-
dc.date.available2010-08-05-
dc.date.issued2010-04-06-
dc.identifier.citationLIMA, Maria de Fátima de Oliveira. Análise das estratégias de leitura de alunos do ensino superior e seu reflexo na compreensão do texto. 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/720-
dc.description.resumoA dissertação está inserida na linha de Pesquisa de Linguagem, Educação e Organização Sócio-Cultural, com o tema: Análise das Estratégias de Leitura de Alunos do Ensino Superior e seu reflexo na Compreensão do Texto . Esta pesquisa investigou as estratégias de leitura, utilizadas pelos alunos dos Cursos de Letras e Pedagogia, da Universidade Federal do Piauí, buscando compreender o processo de leitura desses alunos, a partir da aplicação de questionários e entrevistas, com tarefas que foram respondidas, visando detectar até que ponto o uso de estratégias conscientes pode favorecer uma leitura correta, crítica e autônoma. Trata-se de um estudo descritivo em que buscamos, nos fundamentos da Linguística Textual, com base na abordagem sociointeracionista, o entendimento sobre a formação da competência para a leitura e, no enfoque discursivo, principalmente, os depoimentos dos acadêmicos, participantes da pesquisa, sobre a leitura de um texto de opinião: Para Mônica, mulher de João, mãe de Lucas de Ruth de Aquino da revista Época , que serviu de modelo para avaliação dessa competência; bem com as produções textuais escritas, que compõem o corpus desse estudo. A análise feita de caráter qualitativo como quantitativo, permitiu-nos observar alguns fatores que se mostraram bastantes significativos para evidenciarmos a relevância de termos uma mentalidade estratégica, na compreensão de textos, por meio de aplicação de estratégias, ou seja, o que queremos ressaltar é o fato de que a atividade de leitura, assim desenvolvida, possibilita a utilização metacognitiva e, portanto, consciente, das estratégias de leitura. O referido estudo confirmou, através do modelo de leitura de Goodman(1976), o uso de estratégias conscientes para o cálculo do sentido e o uso de conhecimento prévio, na extração de inferências. Dessa forma, sugerimos que o ensino da estratégia metacognitiva pode contribuir para a formação deste tipo de mentalidade- a estratégica-e pela sugestão de propostas aos desafios, enfrentados por educadores e educandos, particularmente, no que se refere à eficácia leitora dos acadêmicos. Os procedimentos foram guiados, de acordo com as proposições de Bardin(2002), Bauer; Gaskel (2002) , Ghiglione (1982); e nos estudos da oralidade para a transcrição do texto oral dos acadêmicos para o escrito. Organizados em Unidades textuais e de sentidopor
dc.description.abstractThe dissertation thesis is inserted in the line of Language Research, Education and Socio-Cultural Organization, with the theme: "Analysis of Reading Strategies of Students for Higher Education and its reflection in the Understanding of Text." This study has investigated the reading strategies used by students in courses of Letras and Pedagogia in Universidade Federal do Piauí, trying to understand the reading process of these students, from the use of questionnaires and interviews with tasks that were answered in order to detect until point the use of "conscious strategies" might favor a correct reading, critical and autonomous. This is a descriptive study which we seek in on the grounds of textual Linguistics, based on social interactionist approach, the understanding of the formation of competence for reading and, in the discursive approach, especially the testimony of academics, research participants on reading a text of opinion: For Mônica, wife of João, Luca's mother Ruth de Aquino of the magazine "Time", which served as a model for assessment of competence; well with the written text productions, which make up the corpus of this study. The analysis of qualitative and quantitative, enabled us to observe some factors that proved significant enough to highlight the importance of having a strategic mindset, understanding of texts through the application of strategies, ie, what we want to emphasize is the fact that the activity of reading, developed allows the use metacognitive, and thus aware of reading strategies. The study confirmed, through the model of Goodman's reading, the use of "conscious strategy" to calculate the meaning and use of prior knowledge on the extraction of inferences. Thus to suggest that teaching of metacognitive strategy can contribute to the formation of this type of mentality-the strategic-and suggesting proposals to the challenges faced by educators and learners, particularly with regard to the effectiveness of the academic reader. The procedures were handled in accordance with the propositions of Bardin (2002), Dr.Gaskell ; Bauer(2002), Ghiglione (1982) and based on studies of orality to the transcript oral text to written that texts of academics. Organized into Units and textual sense meaning.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_maria_de_fatima.pdf: 1057708 bytes, checksum: 4092e1791d9928c0e64aeaefa09c2794 (MD5) Previous issue date: 2010-04-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlingüísticapor
dc.subjectleitura - metodologiapor
dc.subjectcompreensão na leiturapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectreading - methodologyeng
dc.subjectreading comprehensioneng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleAnálise das estratégias de leitura de alunos do ensino superior e seu reflexo na compreensão do textopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_maria_de_fatima.pdf1,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.