Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/722
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGois, Karla Epiphania Lins de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4824821413064591por
dc.contributor.advisor1Efken, Karl Heinz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200543767832607por
dc.contributor.referee1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916191109480157por
dc.contributor.referee2Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:32Z-
dc.date.available2010-08-06-
dc.date.issued2010-03-01-
dc.identifier.citationGOIS, Karla Epiphania Lins de. Variações linguísticas nos textos escritos de alunos do 5º ano da rede pública. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/722-
dc.description.resumoO ensino do português brasileiro no ensino fundamental prioriza a norma-padrão, e muitas vezes, ignora a linguagem que o aluno traz para a escola. Percebemos que, apesar de o resultado de várias pesquisas alertarem para essa questão, ainda não é dada a devida atenção às Variações Linguísticas, que naturalmente migram para a escrita dos educandos, e são, muitas vezes, mal interpretadas por professores praticantes de uma orientação pedagógica que prioriza o ensino da língua escrita. Diante desse fato, esta pesquisa tem o objetivo de identificar as Variações Linguísticas nos textos escritos utilizando retextualização de tiras de História em Quadrinho e cartas, produzidas na sala de aula por um grupo de alunos da rede pública, assim como apresentar reflexões e questionamentos, a partir dos pressupostos da Sociolinguística Educacional, ancorada na Linguística do Texto. Para dar suporte aos pressupostos teóricos estabelecidos, e por serem importantes para o ensino da língua, consideramos a concepção de língua dos sociolinguístas, os PCN-LP, o livro didático utilizado e a concepção de texto considerando-o como construção de sentidos. A metodologia de estudo adotada é qualitativa, voltada para a interpretação de processos de interação na sala de aula, considerando o contínuo oral-escrito. As análises e discussão são feitas em duas etapas: na primeira são feitas as análises do LDP e das produções textuais, e a segunda parte diz respeito aos episódios característicos da fase inicial da escrita e à presença das variações lingüísticas mais ocorrentes nas produções textuais. O corpus é composto por trinta e seis retextualizações e doze cartas. Partimos do pressuposto de que não é possível ignorar os modos de relação entre oral e escrito, pois é necessário um trabalho na instituição escolar que entenda a relação fala-escrita como um contínuo com características própriaspor
dc.description.abstractThe teaching of Brazilian Portuguese language in elementary school prioritizes the standard dialect, and in many cases, it ignores the language the student brings to school. We realize that, despite several researches which have pointed out this issue, it is not given the due attention to the Linguistic Variations, which naturally migrate to students' writing, and being in many situations misinterpreted by pedagogical guidance teachers who prioritize the teaching of written language. Given this fact, this research aims to identify the Linguistic Variations in written texts: retextualization of comic book strips and letters, produced in the classroom by a group of students from public schools, and present reflections and questions from the assumptions of Educational Sociolinguistics, anchored in the Textual Linguistics. In order to give support to the theoretical assumptions established, and because they are important to the teaching of the language, we consider the conception of language, the PCNs-LP, the didactic book used, and the conception of text. The study methodology adopted is qualitative, focused on the interpretation of the interaction processes in classroom, considering the oral-written continuum. The analyses and discussion are done in two parts: analyses of the LDP and the textual productions, and the second part concerns the particular episodes of the initial phase of writing and the presence of Linguistic Variations which mostly occur in textual productions. The corpus comprises thirty-six retextualizations and twelve letters. We assume that it is not possible to ignore the modes of relationship between oral and written speech, for it is necessary for a work in the school institution the understanding of that relationship as a continuum, and that every modality has its own characteristicseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_karla_epiphania.pdf: 2941449 bytes, checksum: 65dde9edfe1f018fae27c293dda72a4a (MD5) Previous issue date: 2010-03-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlinguísticapor
dc.subjectcrianças - escritapor
dc.subjectoralidadepor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectchildren - writingeng
dc.subjectoralityeng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleVariações linguísticas nos textos escritos de alunos do 5º ano da rede públicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_karla_epiphania.pdf2,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.