Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Luciana Amorim Arcoverde de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368916710403399por
dc.contributor.advisor1Alves, Virgínia Colares Soares Figueirêdo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7462069887119361por
dc.contributor.referee1Costa, Maria Lúcia Gurgel da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6658237456457369por
dc.contributor.referee2Leal, Virgínia-
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:33Z-
dc.date.available2007-03-27-
dc.date.issued2004-09-27-
dc.identifier.citationMELO, Luciana Amorim Arcoverde de. From Piaget to Feuerstein: a study of the literacy and the mediation in the special education. 2004. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/724-
dc.description.resumoO presente trabalho enfatiza a importância do meio para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita na criança, sobretudo, no aluno especial. Defende que questões referentes tanto ao processo de aquisição da leitura, como ao da escrita, não podem ser reduzidas à escolha de um método ou ao aprimoramento de técnicas perceptomotoras, mas sim, baseadas na atividade interativa do sujeito com o objeto do conhecimento, nesse caso em particular, um objeto cultural, a escrita. A epistemologia genética constitui ponto de partida para nossos estudos. Entretanto, os conceitos de mediação e mediador assumem papel fundamental para nossa pesquisa na busca de superar os impasses epistemológicos impostos à teoria piagetiana. Defendendo a posição de que a criança possui letramento antes mesmo de aprender a ler e escrever e que contatos prévios e íntimos com portadores de texto facilitam para ela a aprendizagem da linguagem escrita, buscaremos observar se um maior grau de letramento poderá influenciar também nosso aluno especial, fazendo com que ele ultrapasse com maior rapidez e facilidade, o período do Realismo Nominal. Nesse trabalho, nos debruçamos, ainda, na Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Feuerstein, na tentativa de melhor compreender e interpretar a importância do outro (mediador), na e para a educação especialpor
dc.description.abstractThis research emphasizes the importance of the surrounding in the process of children language acquisition and development concerning the aspects of reading and writing, specially considering those with special needs. It points out some issues related to the process of reading as well as writing acquisition that cannot be simply reduced to the choice of a given method or to the improvement of perceptmotoring techniques rather than being based on the interactive relationship between the subject and the object of knowledge, which in this particular case is the writing as a cultural object. The genetic epistemology constitutes the starting point of this study. However, the notion of mediation and mediator presumes a crucial point to this study that is seeking to overcome the epistemological problems imposed to the theory developed by Piaget. We defend the idea that children are literate even before learning how to read and write and that if they are in touch with and have a close relationship with text bearers , it is easier to learn written language. Thus, we are trying to observe if this previous interaction could interfere on the learning process of this special student as well, helping him/her overcome easily the period named Nominal Realism. The Theory of Cognitive Modificability of Feuerstein will support this study aiming to understand and interpret better the importance of the other (mediator) to the special educationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 luciana melo.pdf: 691158 bytes, checksum: 8f93da82559f5a0cd68ba8414bb366ae (MD5) Previous issue date: 2004-09-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectalfabetizaçãopor
dc.subjectcomunicação escritapor
dc.subjecteducação especialpor
dc.subjectescritapor
dc.subjectJean Piagetpor
dc.subjectmediaçãopor
dc.subjectJean Piageteng
dc.subjectmediationeng
dc.subjectspecial educationeng
dc.subjectthe learning of reading and writingeng
dc.subjectwritingeng
dc.subjectwritten communicationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICApor
dc.titleDe Piaget a Feuerstein: um estudo do letramento e da mediação na educação especialpor
dc.title.alternativeFrom Piaget to Feuerstein: a study of the literacy and the mediation in the special educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
luciana melo.pdf674,96 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.