Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/724
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Luciana Amorim Arcoverde de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5368916710403399 | por |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Virgínia Colares Soares Figueirêdo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7462069887119361 | por |
dc.contributor.referee1 | Costa, Maria Lúcia Gurgel da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6658237456457369 | por |
dc.contributor.referee2 | Leal, Virgínia | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-01T18:24:33Z | - |
dc.date.available | 2007-03-27 | - |
dc.date.issued | 2004-09-27 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Luciana Amorim Arcoverde de. From Piaget to Feuerstein: a study of the literacy and the mediation in the special education. 2004. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2004. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/724 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho enfatiza a importância do meio para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita na criança, sobretudo, no aluno especial. Defende que questões referentes tanto ao processo de aquisição da leitura, como ao da escrita, não podem ser reduzidas à escolha de um método ou ao aprimoramento de técnicas perceptomotoras, mas sim, baseadas na atividade interativa do sujeito com o objeto do conhecimento, nesse caso em particular, um objeto cultural, a escrita. A epistemologia genética constitui ponto de partida para nossos estudos. Entretanto, os conceitos de mediação e mediador assumem papel fundamental para nossa pesquisa na busca de superar os impasses epistemológicos impostos à teoria piagetiana. Defendendo a posição de que a criança possui letramento antes mesmo de aprender a ler e escrever e que contatos prévios e íntimos com portadores de texto facilitam para ela a aprendizagem da linguagem escrita, buscaremos observar se um maior grau de letramento poderá influenciar também nosso aluno especial, fazendo com que ele ultrapasse com maior rapidez e facilidade, o período do Realismo Nominal. Nesse trabalho, nos debruçamos, ainda, na Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Feuerstein, na tentativa de melhor compreender e interpretar a importância do outro (mediador), na e para a educação especial | por |
dc.description.abstract | This research emphasizes the importance of the surrounding in the process of children language acquisition and development concerning the aspects of reading and writing, specially considering those with special needs. It points out some issues related to the process of reading as well as writing acquisition that cannot be simply reduced to the choice of a given method or to the improvement of perceptmotoring techniques rather than being based on the interactive relationship between the subject and the object of knowledge, which in this particular case is the writing as a cultural object. The genetic epistemology constitutes the starting point of this study. However, the notion of mediation and mediator presumes a crucial point to this study that is seeking to overcome the epistemological problems imposed to the theory developed by Piaget. We defend the idea that children are literate even before learning how to read and write and that if they are in touch with and have a close relationship with text bearers , it is easier to learn written language. Thus, we are trying to observe if this previous interaction could interfere on the learning process of this special student as well, helping him/her overcome easily the period named Nominal Realism. The Theory of Cognitive Modificability of Feuerstein will support this study aiming to understand and interpret better the importance of the other (mediator) to the special education | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-01T18:24:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 luciana melo.pdf: 691158 bytes, checksum: 8f93da82559f5a0cd68ba8414bb366ae (MD5) Previous issue date: 2004-09-27 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Ciências da Linguagem | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNICAP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Ciências da Linguagem | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | alfabetização | por |
dc.subject | comunicação escrita | por |
dc.subject | educação especial | por |
dc.subject | escrita | por |
dc.subject | Jean Piaget | por |
dc.subject | mediação | por |
dc.subject | Jean Piaget | eng |
dc.subject | mediation | eng |
dc.subject | special education | eng |
dc.subject | the learning of reading and writing | eng |
dc.subject | writing | eng |
dc.subject | written communication | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA | por |
dc.title | De Piaget a Feuerstein: um estudo do letramento e da mediação na educação especial | por |
dc.title.alternative | From Piaget to Feuerstein: a study of the literacy and the mediation in the special education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
luciana melo.pdf | 674,96 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.