Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/726
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Conceição Maria Marinho dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5246844611575183por
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Wanilda Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811642126779464por
dc.contributor.referee1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916191109480157por
dc.contributor.referee2Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:33Z-
dc.date.available2010-09-23-
dc.date.issued2009-12-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Conceição Maria Marinho dos. O olhar do professor do ensino fundamental e médio sobre o texto escrito pelo surdo. 2009. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/726-
dc.description.resumoEste trabalho versou sobre as concepções do professor no contexto educacional inclusivo acerca do texto escrito do aluno surdo. De modo geral, na formação desses docentes, o ensino da língua portuguesa para surdos não é tratado e isso acarreta dificuldades na compreensão dos elementos que compõem o texto desse aprendiz, geralmente, atravessado pela língua de sinais. Desse modo, não compreendendo as razões do desempenho do surdo, o professor não identifica os elementos que podem estar presentes no texto escrito e que compõem a transição de uma língua para outra, os reconhecendo como erros. Utilizamos uma metodologia qualitativa-descritiva. A coleta de dados foi realizada com onze sujeitos, por meio de uma entrevista semiestruturada e os dados depois de descritos literalmente foram categorizados, seguindo-se sua análise. As construções sintáticas empregadas pelo surdo mostram a influência da língua de sinais que, por apresentarem outra estrutura, trazem peculiaridades para a escrita da segunda língua, e nesse caso podem comprometer o entendimento do texto, quando é lido por professores que desconhecem esse trânsito. Os dados nos levaram a reflexões que apontam para o fato de que os professores de salas especiais, apesar de terem uma formação especializada, não estão conseguindo melhorar a escrita dos alunos surdos, como os de salas inclusivas, o que nos permitem sugerir aos professores uma revisão de sua prática que deva incluir as perspectivas indicadas ao conceber que se trata de um aprendiz de segunda língua, independente da perda auditiva que possuipor
dc.description.abstractThis work spook about the conception of teacher in educational context incluse about of writing text deaf student. Of general way in formation of that docent, the teaching of language Portuguese to deaf is not treatise and that cause difficulties in understanding of element that compose the text of that apprentice, generally, cross by signal of language. Of that way the teacher does not understand the reason of performance of deaf. The teacher does not identify. The element that can be present in text in writing text, and that compose the transition of a language to other, the teacher reconhecem how error. Use a quantitative methodology, descriptive and participaram its eleven subjects. The collect of information was categorizada. Seguindo-se its analysis. The sintatica construction use by deaf reveal the influence of language of signal that, by present other structure, bring peculiarity to the writing of second language, and in thiscan compromise the understanding of text, when it s read by teacher that do not understand it. The information took us to reflection that the point to the fact that the teacher of special classroom in spite of have a education specialized they do not get improve the writing of deaf student, such whom the student of inclusive classroom what let us suggest to teacher a review of theirs practice that it should include the perspective designate to conceive that treat it of a apprentice of a second language, independent of auditive loss that the deaf student haseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_conceicao_santos.pdf: 1409477 bytes, checksum: e2c0a99428fe2b3fc1688b3c1d287a6b (MD5) Previous issue date: 2009-12-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectescritapor
dc.subjectsurdezpor
dc.subjectlíngua portuguesapor
dc.subjectprofessorespor
dc.subjectsurdospor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectwritingeng
dc.subjectdeafnesseng
dc.subjectportuguese languageeng
dc.subjectteacherseng
dc.subjectdeafeng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleO olhar do professor do ensino fundamental e médio sobre o texto escrito pelo surdopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_conceicao_santos.pdf1,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.