Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Joana Dar'c Vitória da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3146241535876322por
dc.contributor.advisor1Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131079721638327por
dc.contributor.referee1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.referee2Suassuna, Lívia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3685495814664993por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:33Z-
dc.date.available2010-09-23-
dc.date.issued2010-05-14-
dc.identifier.citationSILVA, Joana Dar'c Vitória da. A leitura e a formação do leitor no 1º e 2º ciclos de aprendizagem. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/727-
dc.description.resumoA cada dia exige-se que os leitores sejam proficientes e que apresentem habilidades de domínio da linguagem que possibilitem a plena participação social, cabendo à escola a atribuição de formar esses leitores. Considerando as dificuldades apresentadas pelos estudantes brasileiros, em todos os níveis de escolaridade, em realizar a leitura tendo em vista a compreensão, surgiu o interesse desta pesquisa. Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo analisar de que forma tem sido trabalhada a leitura na escola, pelos professores dos anos finais do primeiro e segundo ciclos de aprendizagem sob a perspectiva da formação de leitores proficientes. Para tanto, utilizou-se o aporte teórico das ciências da linguagem, da psicolinguística e mais especificamente da linguística textual, que propõe a investigação da constituição, do funcionamento, da produção e da compreensão dos textos em uso. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, baseada em análise documental, observação das aulas de seis sujeitos com registros no diário de campo e entrevista narrativa. A análise dos dados indicou haver diferentes perspectivas teórico-metodológicas a respeito do trabalho de leitura e formação de leitores. Em uma delas o trabalho de formação de leitores privilegia a leitura como decodificação. Na outra perspectiva, observa-se a leitura como processo de construção de sentidos, favorecendo a formação do leitor proficiente. Esses dados apontam para a necessidade de um investimento maior na rede pública, com foco na preparação dos professores para formar leitores críticos. Apontam também para a socialização em rede das experiências significativas no sentido da realização de um trabalho de formação de leitores proficientespor
dc.description.abstractEach day is demanded that the readers are proficient and present language domain abilities to make possible the full social participation and the school has the attribution of forming readers. Considering the difficulties presented by that Brazilian students had in reading and understanding in all education levels, the interest of this research appeared. In that sense, this dissertation aims to analyze what form has been worked the reading at school, for the teachers in the first and the second cycles final years of learning under the proficient readers' perspective formation. Then the theoretical language sciences contribution was used, the psycholinguistic and more specifically of the textual linguistics, that it proposes the investigation of the constitution, of the operation, of the production and of the understanding of the texts in use. It was characterized as a qualitative research, based on documental analysis, observation of the classes of six subject with registrations in the field diary and interview narrative. The analysis of the data indicated there to be different theoretical-methodological perspectives regarding the reading work and readers' formation. In one of them work him/it of readers' formation privileges the reading as decoding. In the other perspective, the reading is observed as a process of construction of senses, favoring the proficient reader's formation Those data appear for the need of a larger investment in the public net, with focus in the teachers' preparation to form critical readers. They also appear for the socialization in net of the significant experiences in the sense of the accomplishment of a work of proficient readers formation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_joana_darc.pdf: 2627665 bytes, checksum: 4f1b720901cbbb6625e1e456d94bc9df (MD5) Previous issue date: 2010-05-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectleitura - estudo e ensinopor
dc.subjectlingüísticapor
dc.subjectincentivo à leiturapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectreading - study and teachingeng
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectreading promotioneng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA leitura e a formação do leitor no 1º e 2º ciclos de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_joana_darc.pdf2,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.