Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/728
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Maria das Dores de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9569141239952867por
dc.contributor.advisor1Bernardino Júnior, Francisco Madeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1934903225521860por
dc.contributor.advisor-co1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.referee1Lima, Emerson Alexandre de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7870045985072062por
dc.contributor.referee2Azevedo, Karina Falcone de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5543278274250499por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:33Z-
dc.date.available2010-09-23-
dc.date.issued2010-08-26-
dc.identifier.citationMORAIS, Maria das Dores de. Papel da compreensão leitora na resolução de problemas matemáticos. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/728-
dc.description.resumoAlguns instrumentos avaliativos, aplicados aos alunos brasileiros do ensino fundamental (EF), têm mostrado que eles apresentam um fraco desempenho na resolução de situações -problemas de matemática. Segundo os indicadores, os alunos têm concluído a 48 série do Ensino Fundamental (EF) com sérias deficiências em relação aos conteúdos específicos de Matemática. Quando procuramos justificativas para as lacunas existentes na apreensão dos conteúdos da Matemática, existe uma tendência a atribuir grande parte do fracasso dos alunos às metodologias baseadas em técnicas e métodos tradicionais. Visando a mudar o quadro, reformas curriculares apontam para uma abordagem baseada na exposição do aluno a situações-problemas, estimulando o discente a propor soluções com base nas relações existentes entre o conhecimento matemático, o conteúdo correntemente apresentado e situações concretas do dia-a-dia. Contudo, resultados de avaliações de desempenho de alunos no que diz respeito à Matemática têm revelado que o aluno pode demonstrar dificuldades para compreender as situações-problemas a ele apresentados, o que indica que as dificuldades podem não se limitar simplesmente à falta de conhecimento matemático. O presente Trabalho teve como objetivo investigar se a competência leitora dos alunos interfere na compreensão dos enunciados dos problemas de Matemática. Para o desenvolvimento da Pesquisa, utilizamos, além dos princípios metodológicos de resolução de situações-problemas, considerações teóricas sobre a leitura, acrescidas às contribuições da Lingüística Textual. Para alcançarmos os objetivos do Trabalho, realizamos uma investigação em uma turma de quarta série do EF numa escola municipal de Jaboatão dos Guararapes- PE. Quanto à metodologia, foram realizadas duas atividades para avaliar a compreensão leitora dos alunos e outra para verificar as dificuldades desses alunos quanto à resolução dos problemas matemáticos. Também foi empregado o Teste de Cloze, cujo resultado foi utilizado para agrupar os alunos. Os grupos foram então caracterizados com relação entre a compreensão leitora e à resolução dos problemas matemáticos para avaliarmos a relação entre a compreensão leitora e a resolução dos problemas. A partir da análise das habilidades de cada grupo, pôde-se observar que o baixo desempenho apresentado na resolução dos problemas não está ligado apenas a limitações de cunho eminentemente matemático, mas há uma relação com a baixa competência em leitura observadapor
dc.description.abstractSome estimatory instruments, applied to Brasilian basic teaching (BS) students, have shown up displayed that they present a weak performance in mathematics situations problems solution. According to indicators, the students have concluded their BS fourth series, with serious deficiencies regarding to mathematics specifical contents. As we search justifications for these existing gaps in these contents apprehension, understanding, there is a propensity to ascribe most of these failures to methodologies based on traditional know-hows techiniques and methods. Aiming at changing this frame situation, some school curricula reformulations improvements point out to an approaching founded, based on the student exposure to situations-problems, stimulating, encouraging the student, the learning people proposing solutions based on existing rapports between mathematical knowledge, the currently presented content and day by day concrete situations. However, his/her performance evaluations results on Mathematics have revealed displayed that the student con show out manifest some difficulties to understand the situations-problems presented to him/her, which denotes that his/her difficulties can go beyond the mathematical knowledge absence dack. This work aimed at researching whether the students reading skill competency interferes in the mathematics problems enuntiates comprehension. For this research performance, we have used employed beyond the situations-problems solution methodological principles, theoretical considerations regarding to reading, enlarged added- by the textual linguistics contributions. In order to achieve attain this work aims, we have fulfilled an investigation in a BS fourth Series shift, belonging to Jaboatão dos Guararapes/PE `S teaching municipal network. Regarding to the methodology, we have accomplished two activities in order to evaluate the students reading comprehension and another one in order to verify these difficulties as for the mathematical problems solution. We have also employed Cloze´s Test of which result was used in order to put together the students of the groups were then characterized as for the reading comprehension and mathematical problems solution. From each group habilities, skills analysis, we were able observing that the low performance, presented in the problems solution is connected only with straightly mathematical nature limitations, but there is a strict relation with low skill, competency in observed readingeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_maria_das_dores.pdf: 2066642 bytes, checksum: 369637440f00811a18e241983503000a (MD5) Previous issue date: 2010-08-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectleiturapor
dc.subjectmatemática - problemas, exercícios, etcpor
dc.subjectensino fundamentalpor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectreadingeng
dc.subjectmathematics - problems, exerciseseng
dc.subjectfundamental educationeng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titlePapel da compreensão leitora na resolução de problemas matemáticospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_maria_das_dores.pdf2,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.