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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Paulo Roberto Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7383243065947937por
dc.contributor.advisor1Efken, Karl Heinz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200543767832607por
dc.contributor.referee1Bizerra, Maria da Conceição-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0549091436486074por
dc.contributor.referee2Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:35Z-
dc.date.available2011-06-03-
dc.date.issued2010-04-09-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Roberto Gomes da. O tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de português. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/736-
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre o tratamento da desconstrução do preconceito linguístico no Livro Didático de Português. Nele apresentamos, entre outras questões, considerações sobre o Livro Didático; o que alertam os PCN sobre as variedades linguísticas e o que diz o PNLD no tocante às perspectivas de tratamento para as atividades sobre preconceito no ensino de Língua Portuguesa. A contribuição da Sociolinguística é um ponto marcante que abordamos no intuito de justificar o percurso que fazemos para chegar ao preconceito linguístico e discorrer sobre a sua desconstrução. A abordagem adotada para a apresentação desta pesquisa fundamenta-se em Bagno (1999, 2000, 2002, 2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi ( 2001, 2008), Soares (1996, 1998, 2000, 2002, 2004) dentre outros. Para tanto, o corpus selecionado é a coleção didática Língua Portuguesa: rumo ao letramento , (SOARES, 2002) com o objetivo de observar a abordagem que tal obra confere à variação linguística na perspectiva da desconstrução do preconceito linguístico. Concluímos que a coleção didática apresenta avanço significativo em relação ao nosso foco de análise. São raros os momento em que percebemos visões estereotipadas e preconceituosas da língua, não encontramos na obra o conceito de certo x errado que enfatiza apenas a variedade culta e subestima as demais. Mas, por outro lado, detectamos a ausência de atividades marcadas por ações que possibilitem perspectivas de desconstrução do preconceito linguísticopor
dc.description.abstractThis work deals with the treatment of linguistic deconstruction of prejudice in Textbook of Portuguese. We present, among other things, consideration of the Textbook, the NCP that warn about the linguistic varieties and with PNLD on the prospects for treatment activities of prejudice in the teaching of Portuguese language. The contribution of sociolinguistics is an important point that we address in order to justify the course that we actually get to linguistic prejudice and discuss its deconstruction. The approach adopted for the presentation of this research is based in Bagno (1999, 2000, 2002, 2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi ( 2001, 2008), Smith (1996, 1998, 2000,2002, 2004) among others. Therefore, the selected corpus is the didactic collection "Portuguese Language: rumo ao letramento" (Soares, 2002) in order to observe the approach that this work gives the change in the perspective of linguistic deconstruction of language bias. We conclude that the didactic collection presents significant progress in relation to our focus of analysis. Are rare moment in which we perceive stereotypes and biased language, the work did not find the concept of right x wrong that only emphasizes the variety cultivated and underestimate others. But on the other hand, we detected the lack of activities scheduled for actions that allow prospects deconstruction of language prejudiceeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_paulo_roberto.pdf: 6637880 bytes, checksum: 1dda0b5e6c64148541a38592d9cd9157 (MD5) Previous issue date: 2010-04-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlíngua portuguesa - estudo e ensinopor
dc.subjectlivros didáticospor
dc.subjectlingüísticapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectportuguese language - study and teachingeng
dc.subjecttextbookseng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleO tratamento da desconstrução do preconceito lingüístico no livro didático de portuguêspor
dc.typeDissertaçãopor
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