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http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/738
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino-aprendizagem da língua portuguesa, gêneros textuais e prática pedagógica |
Autor: | Gonzalez, Gilvânia Oliveira do Nascimento |
Primeiro orientador: | Matos, Junot Cornélio |
Primeiro coorientador: | Aguiar, Marígia Ana de Moura |
Primeiro membro da banca: | Cavalcanti, Wanilda Maria Alves |
Segundo membro da banca: | Marcuschi, Elizabeth |
Resumo: | Este trabalho versa sobre o tratamento da desconstrução do preconceito linguístico no Livro Didático de Português. Nele apresentamos, entre outras questões, considerações sobre o Livro Didático; o que alertam os PCN sobre as variedades linguísticas e o que diz o PNLD no tocante às perspectivas de tratamento para as atividades sobre preconceito no ensino de Língua Portuguesa. A contribuição da Sociolinguística é um ponto marcante que abordamos no intuito de justificar o percurso que fazemos para chegar ao preconceito linguístico e discorrer sobre a sua desconstrução. A abordagem adotada para a apresentação desta pesquisa fundamenta-se em Bagno (1999, 2000, 2002, 2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi ( 2001, 2008), Soares (1996, 1998, 2000, 2002, 2004) dentre outros. Para tanto, o corpus selecionado é a coleção didática Língua Portuguesa: rumo ao letramento , (SOARES, 2002) com o objetivo de observar a abordagem que tal obra confere à variação linguística na perspectiva da desconstrução do preconceito linguístico. Concluímos que a coleção didática apresenta avanço significativo em relação ao nosso foco de análise. São raros os momento em que percebemos visões estereotipadas e preconceituosas da língua, não encontramos na obra o conceito de certo x errado que enfatiza apenas a variedade culta e subestima as demais. Mas, por outro lado, detectamos a ausência de atividades marcadas por ações que possibilitem perspectivas de desconstrução do preconceito linguístico |
Abstract: | This work deals with the treatment of linguistic deconstruction of prejudice in Textbook of Portuguese. We present, among other things, consideration of the Textbook, the NCP that warn about the linguistic varieties and with PNLD on the prospects for treatment activities of prejudice in the teaching of Portuguese language. The contribution of sociolinguistics is an important point that we address in order to justify the course that we actually get to linguistic prejudice and discuss its deconstruction. The approach adopted for the presentation of this research is based in Bagno (1999, 2000, 2002, 2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi ( 2001, 2008), Smith (1996, 1998, 2000,2002, 2004) among others. Therefore, the selected corpus is the didactic collection "Portuguese Language: rumo ao letramento" (Soares, 2002) in order to observe the approach that this work gives the change in the perspective of linguistic deconstruction of language bias. We conclude that the didactic collection presents significant progress in relation to our focus of analysis. Are rare moment in which we perceive stereotypes and biased language, the work did not find the concept of right x wrong that only emphasizes the variety cultivated and underestimate others. But on the other hand, we detected the lack of activities scheduled for actions that allow prospects deconstruction of language prejudice |
Palavras-chave: | análise do discurso língua portuguesa - estudo e ensino lingüística dissertações discourse analysis portuguese language - study and teachin linguistics dissertation |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Ciências da Linguagem |
Programa: | Mestrado em Ciências da Linguagem |
Citação: | GONZALEZ, Gilvânia Oliveira do Nascimento. Ensino-aprendizagem da língua portuguesa, gêneros textuais e prática pedagógica. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/738 |
Data de defesa: | 7-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
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