Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGalindo, Talita Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8044922129000115por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.advisor-co1Bernardino Júnior, Francisco Madeiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1934903225521860por
dc.contributor.referee1Lira, Zulina Souza de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7539033660675024por
dc.contributor.referee2Silva, Silmara Cristina Dela da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632313729137282por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:36Z-
dc.date.available2011-08-16-
dc.date.issued2011-03-28-
dc.identifier.citationGALINDO, Talita Cruz. Padrões entoacionais e construção de sentido : um trabalho com gênero textual no 1º ano do ensino fundamental. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/742-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar os padrões entoacionais na construção de sentido em produções de crianças do 1º ano do ensino fundamental, utilizando diferentes gêneros textuais. Para isso, foram investigadas crianças de um Colégio particular da Cidade do Recife, na faixa etária entre 6 e 7 anos, tanto do gênero masculino quanto do feminino. Os dados foram coletados durante atividades de leitura, onde a professora contou histórias para seus alunos utilizando diferentes gêneros textuais, como fábula, conto de fadas, história em quadrinhos e carta. A pesquisa apresenta uma análise qualitativa da atividade de leitura, analisando o papel da entoação na construção de sentido. A análise dos dados foi realizada com base no modelo Interativo Entoacional de David Brazil (1985), buscando identificar as pistas entoacionais fornecidas na leitura da professora para seus alunos e sua relação com a construção de sentido. Os resultados mostram que a entoação assume três funções textuais: a organizacional, a informativa e a interacional, que apresentam um papel significativo para a construção de sentido durante a atividade de leitura, e que as palavras com proeminências utilizadas pela professora, em sua grande maioria, foram as mesmas escolhidas por seus alunos, contribuindo para construir o sentido no momento da leitura. A pesquisa oferece subsídios tanto para o desenvolvimento e aprimoramento do olhar do fonoaudiólogo escolar com relação à oralidade e aos seus aspectos prosódicos, na produção de crianças em processo de desenvolvimento da aquisição da leitura-escrita, como para o desenvolvimento de estratégias que possam diminuir as dificuldades na produção oral da criança, através da construção de momentos de interação entre terapeuta e paciente, promovendo a elaboração do texto oral da criança, dando um novo sentido a sua leiturapor
dc.description.abstractThis research aims at investigating the intonational patterns in the construction of meaning in children's productions of the 1st year of elementary school, using different text genres. For this, we have investigated children who attend a private college of the City of Recife, aged between 6 and 7 years, both male and female. Data were collected during reading activities, where the teacher told stories to students using different kinds of texts, such as fable, fairy tale, comic book and letter. The research presents a qualitative analysis of the activity of reading, analyzing the role of intonation in the construction of meaning. Data analysis was performed on the model of Interactive Intonation by David Brazil (1985), seeking to identify the intonation clues provided in the teacher reading to his students and their relation to the construction of meaning. The results show that intonation takes three textual functions, organizational, informative and interactive, playing a significant role in the construction of meaning in reading activity, and that the proeminent words used by the teacher, were almost the same used by the students, helping to build the meaning in reading . The research contributed both to the development and improvement of the oral speech activity particularly as related to the intonational patterns to construct meaning, and providing a better textual production, but also to develop strategies that can reduce the difficulties in the oral production of children through the construction of moments of interaction between therapist and patient, promoting the development of the oral text by the child, giving a new meaning to readingeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_talita_galindo.pdf: 1610221 bytes, checksum: 68c3ba95f304a843ebb1291fe4ba80d5 (MD5) Previous issue date: 2011-03-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlingüísticapor
dc.subjectlinguagem e línguaspor
dc.subjectlíngua portuguesa - gêneropor
dc.subjectentonação (fonética)por
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectlanguage and languageseng
dc.subjectportuguese language - gendereng
dc.subjectaccent (phonetic)eng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titlePadrões entoacionais e construção de sentido : um trabalho com gênero textual no 1º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_talita_galindo.pdf1,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.