Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorApolinário, Maria do Carmo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5110408451070961por
dc.contributor.advisor1Efken, Karl Heinz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200543767832607por
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Wanilda Maria Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811642126779464por
dc.contributor.referee2Barbosa, Maria do Rosário da Silva Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1155142060601431por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:37Z-
dc.date.available2011-08-30-
dc.date.issued2011-05-18-
dc.identifier.citationAPOLINÁRIO, Maria do Carmo da Silva. Linguagem e ensino : concepção e prática no plano da memória narrativa. 2011. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/745-
dc.description.resumoEsta investigação linguística tem como objeto de estudo as concepções de linguagem e ensino dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, em exercício nas Redes Públicas de Ensino, protagonistas do Programa de Graduação Plena em Pedagogia. Este programa tinha como objetivo atender ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB 9.394/96, com a finalidade de melhorar os índices da Educação Básica, qualificando o fazer docente, fundamentado na relação teoria-prática. Diante desse fenômeno, nos voltamos para levantar a hipótese: que concepções de linguagem subsidiam as reflexões dos sujeitos ao narrarem as suas experiências teórico-práticas no Memorial? Tomamos como referencial a Linguagem apoiada nas contribuições de teóricos e autores que discutem o Ensino da Língua Materna, circunstanciado pelas concepções de linguagem que embasam a prática do professor dessa área do conhecimento. Optamos fazer um estudo teórico do Memorial para dar visibilidade a este gênero textual. A amostra se constitui de 24 memoriais selecionados, na Instituição Formadora. Para a consecução dos objetivos tomamos como principio metodológico a análise qualitativa por possibilitar a interação entre a pesquisadora, os autores e o texto. Efetuamos um corte epistemológico nos memoriais para constituir o corpus. Este foi analisado a partir de quatro categorias que constituem os eixos de ensino da Língua Portuguesa, a oralidade, a escrita, a leitura e a gramática. Os resultados dessa pesquisa confirmam que as condições de produção dos memoriais foram determinantes para responder à hipótese levantada. Assim, a concepção de linguagem predominante no discurso das narrativas é de abordagem interacionista, pela forma que autoreferenciam a reconstrução da prática de ensino da Língua Maternapor
dc.description.abstractThis linguistic investigation aims to study the conceptions of language and teaching interiorized by teachers from the first grades of basic education acting in the public teaching networks. They are protagonists of the graduation program in plain pedagogy. The program aims to attend the determination of law, 9.394/96, that has the purpose of improving the basic education rates, qualifying the teaching activity, which is based upon the theoretical-practical relation. Facing this phenomenon, we bring again the hypothesis: what language conceptions subsidize the subject‟s reflections when they are narrating their experiences theoretical-practical? We take as a referential the language supported by theoretical contributions and authors that discuss the teaching of maternal language, circumstanced by the language conceptions that base the practice of teachers in this area of the knowledge. We also chose to accomplish a theoretical sturdy of the memorial, in order to give visibility in text. The sample is made of 24 selected memorials, which build the corpus. It was analyzed through four categories that constitute the fundamental activities of Portuguese language teaching orality, writing, reading and grammar. The results of the research confirm that the conditions of the memorials production were decisive in order to answer the raised hypothesis. Thus, the language conception inside the narrative discourses has an interactionist approach, considering the way they auto refer the reconstruction of the practice of maternal language teachingeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_maria_do_carmo.pdf: 1347046 bytes, checksum: fb69e511087e5bcc66d8c7e0c7e2a559 (MD5) Previous issue date: 2011-05-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlingüísticapor
dc.subjectanálise do discurso narrativopor
dc.subjectlíngua materna - estudo e ensinopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectlinguisticeng
dc.subjectanalysis of narrative discourseeng
dc.subjectlanguage - study and teachingeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleLinguagem e ensino : concepção e prática no plano da memória narrativapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_maria_do_carmo.pdf1,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.