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Tipo do documento: Dissertação
Título: Cursos de redação para o aluno do 3º ano do ensino médio : necessidade ou imposição?
Autor: Silva, Sônia Sena da 
Primeiro orientador: Matos, Junot Cornélio
Primeiro membro da banca: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Segundo membro da banca: Bizerra, Maria da Conceição
Resumo: Analisar o trabalho pedagógico desenvolvido na escola com a produção textual escrita parece ser uma atividade polêmica em razão da complexidade dos elementos que a integram. Os objetivos deste trabalho são refletir sobre os problemas dos alunos em relação à produção, sob a luz teórica dos frutos extraídos do diálogo entre as Ciências da Linguagem e, para isso, pretende-se adentrar inquisitivamente na questão e verificar suas entranhas para não se incorrer na armadilha de estabelecer culpados. No decorrer deste trabalho, explicar-se-á o percurso feito, partindo dos estudos efetuados para a fundamentação teórica, destacando-se a abordagem do funcionamento da língua em sociedade através das teorias estudadas pela Linguística Textual, o desenvolvimento da competência textual e discursiva na escola e o trabalho com gêneros, além da falsa dicotomia que se propaga no meio educacional entre Fala X Escrita. Aqui também será abordada a situação do sujeito vestibulando em relação à sua língua materna, como se dá o ensino de Redação no Ensino Médio, e como é visto o gênero Redação Escolar no vestibular, apresentando-se, então, o discurso dos manuais. A conclusão desta parte traz reflexões sobre as relações estabelecidas entre Ideologia, Linguagem e Poder, assim como entre Linguagem, Discurso e Escola. A seguir, serão expostas a metodologia e a estratégia de ação utilizadas para se fazer a pesquisa, destacando-se a caracterização do estudo, assim como a caracterização do campo de pesquisa. Prosseguindo, serão apresentados os dados para a análise dos elementos trabalhados, informando a situação comunicativa, expondo a observação do material produzido e o resultado obtido. Encerrando, vêm as conclusões finais, nas quais procura-se deixar claros os prováveis motivos para as dificuldades encontradas na realização da pesquisa e para o conseqüente resultado obtido, assim como também se argumentará sobre possíveis soluções para a melhoria da prática pedagógica atualmente utilizada pelos professores no ensino da produção textual escrita
Abstract: Analyser le travail pédagogique développéà l‟école avec la production textuelle ecrit se montre une activité polémique em raison de la complexité des éléments qui le composent. Il faut approfunder inquisitifment la question et de vérifier ses entrailles pour n‟incourrir pas dans la piège d‟établir coupables. Dans le courir de ce travail nous allons expliquer le trajet executé sur la base des études faites pour la foundation théorique, avec preponderance pour l‟approche du fonctionnement de la langue dans la societé à travers de les theories étudieés pour la Linguistique Textuelle, le développement des compétences textuelle et de discourir dans l‟école et le travail avec son genres, au delà de la fause dichotomie que se propage dans le milieu éducatif entre Parole X Ecrit. Ici, aussi nous allons examiné la situation du sujet par à leur langue maternelle, comme est la la langue maternelle, comme est la pratique de enseigner Rédaction dans l‟école secundaire, et quell‟est la vision sur le genre Rédaction Scolaire dans le vestibulaire, où se faire voir, alors, le discours des manuels. La conclusion de cette section se prendre sur les relations entre Idéologie, la Langage et Pouvoir, ainsi q‟ entre Langage, Discours et École. Ensuite, sera exposée la méthodologie et la stratégie de action utilisées pour se faire la enquête où, em particulier, l‟acte de caractériser l‟étude, ainsi que la caractérisation du champ de recherche. À l‟avenir, les donnés sont presentés pour l‟analyse des eléments de travail, dit la situation decommunication, en expliquant l‟observation de la matiére produite et le résultat obtenu. Finalement, viennent les conclusions finales, où nous avons essayé de faire comprendre les raisons provables pour les difficultées trouvées dans la recherche et le résultat, par coséquent, il font également valoir que des solutions possibles pour la amélioration des pratiques pédagogiques présentement utilizées par les professeurs dans l‟enseignement de la production textuelle ecrit
Palavras-chave: lingüística
redação - estudo e ensino (ensino médio)
escolas
escrita
língua materna
dissertações
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: SILVA, Sônia Sena da. Cursos de redação para o aluno do 3º ano do ensino médio : necessidade ou imposição?. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/748
Data de defesa: 16-Mar-2011
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