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dc.creatorMoura, Chirlene Santos da Cunha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1597786361353594por
dc.contributor.advisor1Bernardino Júnior, Francisco Madeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1934903225521860por
dc.contributor.advisor-co1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.referee1Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131079721638327por
dc.contributor.referee2Luciano, Dilma Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855171085871723por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:39Z-
dc.date.available2012-05-30-
dc.date.issued2012-02-10-
dc.identifier.citationMOURA, Chirlene Santos da Cunha. A entoação no processo de (re)organização da linguagem : um estudo de caso em afasia. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/753-
dc.description.resumoO tema para pesquisa volta-se para a entoação observada na organização do discurso do portador de afasia, entendida como uma alteração no sistema linguístico proveniente de lesão cerebral que, dentre outros comprometimentos, faz com que o afásico sinta bastante dificuldade em transmitir emoção e significado pela fala, causando afastamento social. Com o objetivo de identificar recursos prosódicos no processo de (re)organização da linguagem por meio da identificação de pistas entoacionais na produção oral do sujeito afásico e de estratégias de organização entoacional através de pistas presentes na escrita deste sujeito a partir da Teoria Interacional da Entoação, de Brazil (1985), o estudo tem como foco favorecer a oralidade do sujeito afásico pela exploração de pistas entoacionais através do uso de diferentes gêneros textuais relacionados à prática diária do afásico. Para isso, foi realizado um estudo com um sujeito afásico, do sexo masculino, com dificuldades expressivas na escrita e na oralidade. Foram selecionados dez gêneros com características predominantes da oralidade e dez com características predominantes da escrita. Todas as atividades propostas com os gêneros da modalidade oral foram realizadas pelo sujeito, enquanto apenas sete atividades da modalidade escrita foram aceitas e executadas satisfatoriamente. Os resultados apontaram a necessidade de trabalho conjunto entre aspectos verbais, não verbais e multimodais na construção discursiva. As pistas entoacionais, tanto na oralidade quanto na escrita, serviram como facilitadoras do processo de organização da linguagem do sujeito afásico. A ênfase dada pela proeminência, sobretudo, pelo destaque à sílaba pré-tonica desempenhou forte componente constitutivo de sentido para a interação. Mesmo a hesitação, comum ao discurso do afásico, considerada uma estratégia para organização do pensamento, é marcada por pista entoacional relacionada à organização sintática. Logo, conclui-se que no processo de (re)organização da linguagem, a entoação desempenha um papel muito importante na construção de sentido na interação e facilita a compreensão do enunciadopor
dc.description.abstractThe theme for research has been observed for the intonation in the organization of the speech in patients with aphasia, understood as a change in the linguistic system from brain damage, among other commitments, which makes the aphasic feel it very difficult to convey emotion and meaning by speech, causing social withdrawal. In order to identify prosodic features in the process of (re)organization of language by identifying intonation clues of speech in the oral production by the aphasic subject and the organization of intonation strategies through clues presented in the writing of that subject from the Interactional Theory of Intonation of Brazil (1985), the study focuses on promoting the speech of the aphasic subject by exploring intonation clues through the use of different text genres related to the daily practice of aphasic. For this reason, a study was conducted with an aphasic subject, male, with significant difficulties in writing and speaking skills. We selected ten species with predominant features of speech and ten with predominant features of writing. All the proposed activities on the mode of oral genres were performed by the subject, while only seven activities of the written form were accepted and performed satisfactorily. The results indicated the need of working together both the aspects of verbal and nonverbal multimodal and discursive construction. The intonation clues, both in the oral and in the writing, served as facilitators of the process of organizing language by the aphasic subject. The emphasis of the prominence, especially the emphasis on pretonic syllable, played strong constitutive meaning in interaction. Even the hesitation, which is common in the speech of the aphasic, is considered a strategy for organization of thought, and it is marked by intonation clue related to syntactic organization. Thus, we conclude that in the process of (re)organization of language, intonation plays an important role in the construction of meaning in the interaction and facilitates understanding the statementeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_chirlene.pdf: 1604978 bytes, checksum: d238dc58dd5a4e4d4b01825d6886f7d2 (MD5) Previous issue date: 2012-02-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlinguísticapor
dc.subjectafásicos - estudo de casospor
dc.subjectoralidade - estudo de casospor
dc.subjectdistúrbios da linguagempor
dc.subjectentonação (fonética)por
dc.subjectfonoaudiologiapor
dc.subjectinteração socialpor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectaphasic - case studyeng
dc.subjectorality - case studyeng
dc.subjectlanguage disorderseng
dc.subjectintonation (phonetics)eng
dc.subjectspeecheng
dc.subjectsocial interactioneng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA entoação no processo de (re)organização da linguagem : um estudo de caso em afasiapor
dc.typeDissertaçãopor
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