Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Antonio Henrique Coutelo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8010588396875226por
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Wanilda Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811642126779464por
dc.contributor.referee1Faria, Evangelina Maria Brito de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1042071001002488por
dc.contributor.referee2Efken, Karl Heinz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200543767832607por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:39Z-
dc.date.available2012-05-30-
dc.date.issued2012-02-24-
dc.identifier.citationMORAES, Antonio Henrique Coutelo de. Descrição de desenvolvimento linguístico em língua inglesa por seis surdos : novos olhares sobre o processo de aquisição de uma língua. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/754-
dc.description.resumoO movimento inclusivista trouxe ao ensino de línguas para surdos novas possibilidades no âmbito da aquisição da língua materna, segunda língua e língua estrangeira. Sabemos que a proposta principal de educação para surdos no Brasil optou pela perspectiva bilíngue, sugerindo a Libras como primeira língua e a língua portuguesa como segunda. Embora a aquisição da língua estrangeira (LE) para surdos possa parecer uma questão que pode ser adiada uma vez que outras questões relacionadas à aquisição da segunda língua ainda não tenham sido resolvidas, acreditamos na necessidade de avançar em novas discussões. Para tanto, realizamos a presente pesquisa sem, no entanto, deixar de estarmos atentos para o contexto de aquisição do conhecimento do surdo no Ensino Médio. Assim, esta dissertação tem como objetivo investigar a possibilidade de fluência no inglês em seis sujeitos surdos, sendo necessário, então, observar o seu processo de aquisição e aprendizagem da LE em um contexto educacional inclusivista multi(bi)linguista. Nesse contexto, a fundamentação teórica traz discussões acerca da surdez e da aquisição de segunda língua, e do surdo no processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa. A metodologia utilizada na pesquisa foi a qualitativa. Optamos por esta perspectiva por acreditarmos que ela vai permitir uma melhor descrição das características dos eventos lingüísticos comunicativos em inglês pelos sujeitos. Através dos resultados, pudemos identificar melhoria na fluência em inglês pelos surdos, fato que nos parece bastante animador diante da crença de que esse aprendizado não ofereceu até o momento grandes expectativas. Esperamos desse modo, contribuir para que essa linha de estudos seja ampliada, uma vez que até o momento poucas são as iniciativas em nosso país sobre o temapor
dc.description.abstractThe inclusive movement brought the language teaching for the deaf new possibilities in the acquisition of first, second and foreign language. We know that the main proposal for the deaf in Brazil maintains a bilingual perspective which brings it to Libras as a first language and Portuguese as a second. Although the acquisition of a foreign language (FL) by the deaf may seem a question that can be postponed as other issues related to second language acquisition have not yet been resolved, we believe in the need to move forward in further discussions. Thereunto, we made this research without, however, failing to be attentive to the context of knowledge acquisition in the deaf school. Thus, this work constitutes a record of our research which had as the principal objective to investigate the possibility of English fluency in six deaf subjects, making it crucial to observe the process of acquisition and learning of FL in an inclusive multi(bi)linguistic educational context. In this context, the theoretical section brings the discussions concerning deafness and second language acquisition and the deaf in the process of teaching and learning of English. The methodology used was the qualitative research. We chose this approach because we believe it allows a better description of the communicative linguistic events in English language by the subjects. Through the results we were able to identify improvement in fluency in English by the deaf, a fact which seems quite encouraging on the belief that learning is not yet offered great expectations. We hope thereby to contribute to this line of research to be expanded, since there have been few initiatives on the subject in our country so fareng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_antonio.pdf: 2256398 bytes, checksum: a89c6235a5caf309f379488ca28fa275 (MD5) Previous issue date: 2012-02-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlinguísticapor
dc.subjectsurdezpor
dc.subjectaquisição de linguagempor
dc.subjectaquisição da segunda línguapor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectlínguas modernaspor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectdeafnesseng
dc.subjectlanguage acquisitioneng
dc.subjectsecond languageeng
dc.subjectacquisitioneng
dc.subjectlearningeng
dc.subjectmodern languageseng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleDescrição de desenvolvimento linguístico em língua inglesa por seis surdos : novos olhares sobre o processo de aquisição de uma línguapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_antonio.pdf2,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.