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dc.creatorSantos, Izabelly Correia dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9720815767329338por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.advisor-co1Bernardino Júnior, Francisco Madeiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1934903225521860por
dc.contributor.referee1Lira, Zulina Souza de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7539033660675024por
dc.contributor.referee2Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131079721638327por
dc.contributor.referee3Acioli, Moab Duarte-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4739234093928207por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:39Z-
dc.date.available2013-07-10-
dc.date.issued2012-05-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Izabelly Correia dos. A prosódia na interação entre afásicos. 2012. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/756-
dc.description.resumoA afasia é considerada uma redução e disfunção do uso da linguagem, em que há alteração de mecanismos linguísticos em todos os níveis, manifestando-se tanto no aspecto expressivo quanto no receptivo da linguagem oral e/ou escrita. Diante dessas características, o discurso dos sujeitos afásicos é objeto de estudo particularmente no que concerne os elementos prosódicos e entoacionais neles presentes. O pressuposto utilizado neste trabalho é de que as escolhas tonais, que vão sendo feitas ao longo da interação, são responsáveis pela construção de um contexto, e as opções de proeminências tonais vão construindo o sentido do texto simultaneamente. O contexto interativo sugere o reconhecimento de que o comportamento prosódico do falante constrói um contorno entoacional significativo, sendo interpretado pelo ouvinte como constitutivo de um conteúdo informacional, mas, ao mesmo tempo, pode veicular pistas com relação às marcas de interatividade, ao manter a proximidade/distanciamento entre os interlocutores, associadas a padrões típicos (referring tones) de referência ao conhecimento prévio partilhado ou a informações novas (proclaiming tones). Este trabalho procurou identificar os padrões entoacionais e outros recursos prosódicos presentes na organização oral de sujeitos participantes do grupo de Convivência para Afásicos. A partir disso, foram observados quais os recursos prosódicos mais recorrentes, a utilização de outros recursos linguísticos e o papel das pistas entoacionais para a constituição do sentido. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizadas oficinas de leitura com seis sujeitos afásicos, de ambos os gêneros, que participam e frequentam regularmente o Grupo de Convivência para Afásicos, da Universidade Católica de Pernambuco, durante quatro encontros. Os estudos para o tema apresentado fundamentaram-se em pesquisas sobre a organização do discurso oral do afásico, destacando a relação prosódica, a partir da perspectiva de Brazil (1985). Conclui-se que, ao longo do processo interacional, a prosódia esteve frequente na construção do discurso dos sujeitos analisados nesta pesquisa, que recorreram, constantemente, a recursos paralinguísticos e ao tom proclamador, o mais recorrente, que funciona como pista entoacional e está relacionado ao conhecimento novo. A relevância do trabalho está em pensar o sujeito afásico como produtor de um discurso que recorre a recursos paralinguísticos e prosódicos para compreender e se fazer compreendidopor
dc.description.abstractAphasia is considered a reduction and dysfunction of the use of language in which there is a change of language mechanisms at all levels, manifesting itself in both productive and receptive aspects of oral language and/or writing. Facing these characteristics, the speech of aphasics became our object of study by focusing on the prosodic elements and intonation patterns present in them. The assumption used in this work is that the tonal choices, which are being made along the interaction, are responsible for the construction of a context, and the tonal prominence options will build the sense of the text simultaneously. The interactive context suggests the recognition that the behavior of prosodic behaviour constructs a significant intonation outline, being interpreted by the listener as incorporation of an informational content, but at the same time can provide clues regarding interactivity marks, while keeping the proximity/distance between the interlocutors, associated with typical patterns (referring tones) in reference to the prior knowledge shared or new information (proclaiming tones). This work sought to identify intonation patterns and other prosodic resources domains present in the oral organization of the subjects participation in the Conviviality Group for Aphasics. Aware of this, we observed recurring prosodic elements, the use of other linguistic resources and the role of intonation tracks for the constitution of meaning. To achieve the proposed objective, reading workshops were held with six aphasic subjects, of both genders, who participated and attended regularly the Conviviality Group for Aphasics, Catholic University of Pernambuco, during four meetings. The studies on the theme presented grounded the research on the organization of oral speech of aphasics, highlighting the prosodic relationship, from the perspective of Brazil (1985). It is concluded that, over the interactional process, prosody was common in the construction of speech of the analyzed subjects in this research, who constantly resorted to paralinguistic resources and proclamation tone, the most recurrent function, which serves as an intonation trace and is related to the new knowledge. The relevance of the work lies in thinking of the aphasic subject as producer of a speech that makes use of paralinguistic resources and prosodic patterns to understand and be understoodeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_izally_santos.pdf: 18748739 bytes, checksum: b3411680b1677ba68a9a5d7e54f62807 (MD5) Previous issue date: 2012-05-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectafásicos - linguagempor
dc.subjectinteração socialpor
dc.subjectafasiapor
dc.subjectanálise prosódica (linguística)por
dc.subjectlinguísticapor
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectdissertationeng
dc.subjectaphasic - languageeng
dc.subjectsocial interactioneng
dc.subjectaphasiaeng
dc.subjectprosodic analysis (linguistics)eng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA prosódia na interação entre afásicospor
dc.typeDissertaçãopor
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