Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/759
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise discursiva da concepção de linguagem do professor de educação infantil
Autor: Paiva, Aurikelly Alves de 
Primeiro orientador: Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Segundo membro da banca: Melo, Maria de Fátima Vilar de
Resumo: Sabemos que é no ambiente escolar que a criança frequentadora de creche, passa grande parte do dia longe dos cuidados maternos. Nesse espaço dinâmico com crianças e educadores, a linguagem é vivenciada. As crianças frequentadoras de creche começam a conviver em ambiente escolar desde muito cedo, quando ainda estão no período de aquisição de linguagem. Desta forma, grande parte da interação com o adulto será no ambiente da creche, portanto o professor será o outro significativo para a criança, ou seja, uma matriz de interação. Documentos nacionais sobre educação ressaltam a importância de se trabalhar a linguagem em creches, mas qual será a concepção de linguagem deste professor e de que forma ele apoia a aquisição da linguagem do infans? Este trabalho se propôs a realizar uma análise discursiva das concepções de linguagem do professor de educação infantil. Este estudo buscou investigar o espaço oferecido à linguagem, a partir das concepções dos professores sobre linguagem, ressaltando a importância de se trabalhá-la em sala de aula. Procuramos identificar a concepção de linguagem dos sujeitos envolvidos na pesquisa, além de descrever o espaço oferecido à linguagem na prática educativa. Para isto, utilizamos como aporte teórico a Análise do Discurso de linha francesa (AD) que nos permitiu uma visão ideológica do discurso, bem como a perspectiva interacionista de Cláudia de Lemos que aprofunda a questão da aquisição da linguagem. Além dos trabalhos desenvolvidos por Cláudia de Lemos e seguidores, no IEL, Instituto de Estudos da Linguagem na UNICAMP, destacam-se os trabalhos referentes à Aquisição, Patologias e Clínica da Linguagem desenvolvidos no LAEL, Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUCSP coordenado por Maria Francisca Lier-De Vitto. Demos ênfase à importância de se abrir espaço para a interação na sala de aula, oferecendo ao leitor uma reflexão sobre a atuação do professor de educação infantil em creche com crianças em processo de aquisição da linguagem. Observou-se que o debate sobre a formação de professores para a Educação Infantil, é insuficiente, por isso há necessidade de avanços. Com profissionais capacitados pode-se conseguir um melhor atendimento para as crianças de 0 a 6 anos no que tange à linguagem. Os sujeitos envolvidos na pesquisa valorizam e reconhecem a relevância do trabalho com língua e linguagem desde os primeiros anos.
Abstract: We know it is at school that the child day care goer, spend much of their day away from maternal care. In this dynamic space with children and educators the language is experienced.The children attending the nursery begin to live in a school very early, when still in the period of language acquisition. Thus, much of the interaction with the environment is the adult day care, so the teacher will be the significant other to the child, or an interaction matrix. National documents on education emphasize the importance of working language in daycare, but what is the design language of the teacher and how he supports the acquisition of language infans? This work proposes to conduct a discursive analysis of the conceptions of language teacher education. This study investigated the space offered to language, from the teachers' conceptions of language, emphasizing the importance of working with it in the classroom. We sought to identify the design language of the subjects involved in research, and describe the space offered to language in educational practice. For this, we used as the theoretical analysis of the French Discourse (AD) that allowed us to an ideological vision of the speech, as well as the interactionist perspective of Claudia de Lemos who study the issue of language acquisition. In the work by Claudia de Lemos and followers in the IEL, Institute of Language Studies at UNICAMP highlight the work on the Acquisition of Language Pathology and Clinical developed Lael, Applied Linguistics and Language Studies in PUCSP coordinated by Maria Francisca Lier-De Vitto. We emphasize the importance of open space for interaction in the classroom, providing the reader with a reflection on the role of kindergarten teacher with children in daycare in the process of language acquisition. It was observed that the debate on teacher training for early childhood education is insufficient, so no need to progress. With trained professionals can get a better service for children 0-6 years in relation to language. The subjects involved in research value and recognize the importance of working with language and language since the early years
Palavras-chave: dissertações
aquisição de linguagem
creches
crianças
educação de crianças
language acquisition
day care centers
children
early childhood education
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: PAIVA, Aurikelly Alves de. Análise discursiva da concepção de linguagem do professor de educação infantil. 2012. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/759
Data de defesa: 13-Abr-2012
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_aurikelly_alves.pdf2,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.