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dc.creatorTrajano, Cassandra de Lemos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2722510014584186por
dc.contributor.advisor1Bernardino Júnior, Francisco Madeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1934903225521860por
dc.contributor.advisor-co1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.referee1Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139985837350218por
dc.contributor.referee2Vogeley, Ana Carla Estellita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2873344693062122por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:41Z-
dc.date.available2012-10-19-
dc.date.issued2012-10-01-
dc.identifier.citationTRAJANO, Cassandra de Lemos. Marcas de interatividade em produções textuais de estudantes da rede pública de ensino no fundamental II. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/760-
dc.description.resumoPartindo do princípio que, ligado a práticas sociais e não apenas a objetivos didáticos, o ensino da língua promove a interação, integração e inserção social, este trabalho apresenta uma investigação sobre o funcionamento sociocomunicativo e discursivo das marcas de interatividade em produções textuais de alunos do 9º ano da Educação Básica, da rede municipal de ensino de duas escolas da área metropolitana de Recife. Ocupa-se em descrever e analisar marcas de interatividade que contribuam para acentuar a importância do trabalho pedagógico com os gêneros em produções textuais escritas e propõe que os gêneros textuais assumem características específicas para adaptarem-se às diversas situações de uso real, o que faz dele uma produção de linguagem socialmente situada. A pesquisa, que tem por objetivo geral investigar se há mais marcas de interatividade nas produções textuais do que nas redações escolares, trabalha com o método hipotético-dedutivo constituído por análise de conteúdo (produções textuais) além da pesquisa bibliográfica e parte da hipótese de que o uso de marcas de interatividade em atividades com gêneros textuais é um dos méritos do trabalho com os gêneros discursivos. Assim, fazer um levantamento das produções textuais dos alunos, investigar as marcas de interatividade nessas produções, realizar análises comparativas entre produções textuais e redações escolares, investigar as práticas do trabalho docente e a influência da oralidade na escrita, considerando o continu um tipológico existente entre essas duas modalidades, constituem-se como objetivos específicos deste trabalho. O corpus é constituído de 19 textos analisados, nos quais, em sua maioria, manifestava-se uma relação interativa entre os interlocutores. Apoiando-se em princípios teóricos e metodológicos advindos do interacionismo sociodiscursivo e do princípio do dialogismo, esta investigação construiu seu caminho metodológico sob uma abordagem que envolve as produções textuais como objeto principal do ensino tendo o texto como foco de trabalho. Dos resultados obtidos são tiradas as seguintes conclusões: 1. mais do que simples estratégias de textualização, as marcas de interatividade representam um aspecto importantíssimo da interação escritor/leitor e a língua 2. o trabalho com as marcas de interatividade nos gêneros incentiva a revisão de posicionamentos obsoletos sobre o continuum fala-escrita na organização da produção do textopor
dc.description.abstractAssuming that, linked to social practices and not just the teaching goals, teaching the language promotes interaction, integration and social inclusion, this work presents an investigation into the operation sociocomunicative and discursive marks of interactivity in textual productions of students in 9th grade of basic education, the municipal school of two schools in the metropolitan area of Recife. Is concerned with describing and analyzing data that contribute to stress the importance of the educational work with the genres of texts written textual productions, proposes that the text genres assume specific characteristics to adapt to different situations of real use, making it a production of socially situated language. The research, which general aims investigate if there are more marks of interactivity in textual productions than in school writings, works with the hypothetical-deductive method consists of content analysis (textual productions) in addition to the bibliography resource and on the assumption that the use of the trademarks with interactive textual genres is one of the merits of working with discursive genres. Thus, surveying the textual productions of the students, investigating the marks of interactivity in these productions , perform comparative analysis between textual productions and write school , investigate the practices of teaching and the influence of orality in write, considering the typological continuum between these two arrangements , are as specific objectives of this work .The corpus of 19 texts analyzed, in which, mostly manifested itself in an interactive relationship between the interlocutors . Supporting on theoretical and methodological principles arising from sociodiscursive interactionism and the principle of dialogism , this investigation worked his way under a methodological approach that involves the textual productions as main object of teaching with the text as the focus of work.From the results obtained, conclusions are taken off: 1. more than simple strategies of textualization, the interactivity marks represent a important aspect of the interaction reading/writer and language 2. the working with interactivity marks in the genres encourages the review of obsolete positions on the speech -writing continuum to organize production of the texteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_cassandra_lemos.pdf: 2765741 bytes, checksum: 00df220c5ae126fadfb5bf6851b8c5de (MD5) Previous issue date: 2012-10-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinteração socialpor
dc.subjectgêneros literáriospor
dc.subjectensino fundamentalpor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjectlíngua portuguesa - estudo e ensinopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectsocial interactioneng
dc.subjectliterary formeng
dc.subjectfundamental educationeng
dc.subjectdiscourse analysiseng
dc.subjectportuguese language - study and teachingeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleMarcas de interatividade em produções textuais de estudantes da rede pública de ensino no fundamental IIpor
dc.typeDissertaçãopor
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