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http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/761
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Alves, Sandra Maria de Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3511320547764114 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Wanilda Maria Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2811642126779464 | por |
dc.contributor.referee1 | Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8916191109480157 | por |
dc.contributor.referee2 | Barros, Isabela Barbosa do Rêgo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8530957006756153 | por |
dc.date.accessioned | 2017-06-01T18:24:41Z | - |
dc.date.available | 2012-11-28 | - |
dc.date.issued | 2012-09-25 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Sandra Maria de Lima. Textos escritos de alunos surdos e ouvintes sob o olhar da linguística textual. 2012. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/761 | - |
dc.description.resumo | A linguagem há muito, tornou-se tema central no estudo das ciências humanas. A linguística tem apontado para o fato de que o trabalho com a língua deve se sobrepor ao trabalho sobre ela. Sendo assim, o professor de português precisa estar aberto aos diversos tipos de produção textual existentes, bem como às relações e às variações linguísticas, trazidas à sala de aula pelos seus alunos. O estudo da gramática precisa estar inserido na leitura, escrita e interpretação contextualizadas. Nesta perspectiva, é preciso ter clareza do referencial teórico escolhido pelo professor para empreender sua prática. O ensino conservador, ainda hegemônico nas nossas escolas, deve ser rediscutido e transformado para cumprir sua função política de formar cidadãos para a sociedade contemporânea com suas complexas demandas e diferenças. Dessa forma, esse estudo objetivou descrever e analisar textos de alunos surdos e ouvintes para, a partir dessa observação, extrair características e especificidades no tocante aos fenômenos que podem ocorrer em situações planejadas ou não, bem como seus efeitos. Para realizar essa pesquisa, de natureza qualitativa, investigamos a produção de textos em língua portuguesa, a fim de identificar limites e possibilidades pontuadas nas produções de seis (06) alunos surdos e seis (06) alunos ouvintes. A metodologia da pesquisa ação deu o suporte à investigação qualitativa. Os resultados demonstraram que os surdos, apesar das perdas auditivas, têm condições de alcançar a proficiência na língua portuguesa, dependendo, principalmente, de condições que o professor ofereça. Por essa razão, os problemas na aprendizagem linguística dos surdos podem e devem ser enfrentados pelo educador com metodologias linguisticamente fundamentadas e direcionadas para as particularidades desse grupo social. Dessa maneira, esperamos contribuir para desmistificar a ideia de que alunos surdos não irão escrever o português satisfatoriamente por serem usuários de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). | por |
dc.description.abstract | Language has been for a long time the main subject of human sciences study. Linguistics has shown that the work with language must overlap working with itself. The Portuguese teacher needs to be opened the several kinds of text production, as well as, to the different linguistics brought to classroom by the students. Grammar study needs to be in reading, writing and contextualized interpretation. So, the teacher chosen theory is to be clear to go into practice. The conservative teaching still hegemonic in our schools needs to be discussed and changed for its political function of forming citizens for the contemporary society and its complex demands and differences. Thus, this study aimed to describe and analyze texts for deaf and hearing students from this confrontation, extract the productions of the deaf, the research focus, and specific characteristics with regard to such phenomena as the stages of interlanguage and the various difficulties in writing which link to social conditions, affective and cognitive. The results showed that the deaf, despite the limitations of hearing, have all conditions to obtain proficiency in a second language. For this reason, the problems in language learning of those can and should be faced by the teacher with linguistically based methodologies and targeted to the particularities of that social group. To conduct this qualitative, descriptive research, we investigated the use of bilingual model to identify its limits and possibilities of working with written texts in six (06) deaf students and six (06)hearing students, seeking to compare their productions. By from this, we hope to contribute to demystify the idea that deaf people will not write in Portuguese satisfactorily because they are "only" users of LIBRAS. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-01T18:24:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sandra_Maria_Alves_ dissertacao_completa.pdf: 3399450 bytes, checksum: b3be9ecbcc7af93b89c20850b9437ab4 (MD5) Previous issue date: 2012-09-25 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Ciências da Linguagem | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNICAP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Ciências da Linguagem | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | língua portuguesa - estudo e ensino | por |
dc.subject | língua brasileira de sinais | por |
dc.subject | inclusão social | por |
dc.subject | dissertações | por |
dc.subject | portuguese language - study and teaching | eng |
dc.subject | brazilian sign language | eng |
dc.subject | social inclusion | eng |
dc.subject | dissertations | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.title | Textos escritos de alunos surdos e ouvintes sob o olhar da linguística textual | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Sandra_Maria_Alves_ dissertacao_completa.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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