Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/762
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBertotti, Karla Simões de Andrade Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6898166694437191por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.advisor-co1Cortez, Suzana Leite-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7074383097916404por
dc.contributor.referee1Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1314050321131812por
dc.contributor.referee2Moura, Tany Mara Monfredini Cordeiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5683224185873217por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:41Z-
dc.date.available2013-02-14-
dc.date.issued2012-09-14-
dc.identifier.citationBERTOTTI, Karla Simões de Andrade Lima. Gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa. 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/762-
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender como os gêneros textuais são trabalhados no ensino a partir da análise feita em Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Para tanto, atualizamos a discussão teórica sobre gêneros textuais e suas implicações para o ensino Língua Portuguesa através da literatura de referência na área. Este estudo fundamentou-se nas propostas de Marcuschi (2008), Sheneulwly e Dolz (2004) e Bronckart (1999), dentre outros, cuja preocupação se volta para a importância da utilização dos gêneros textuais em sala de aula com a finalidade de reportar o aluno ao seu cotidiano, mostrando a funcionalidade da língua. Buscamos, ainda, para nortear nossa compreensão do objeto e ressaltar a importância dessa temática, situar a discussão nas políticas públicas que têm consequências diretas na sala de aula, nomeadamente, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no recorte específico sobre o trabalho com gêneros textuais. Como recurso para a análise, foram utilizadas duas coleções de livros didáticos pertencentes ao catálogo de uma mesma editora, comparando suas abordagens teórico-metodológicas no que diz respeito ao tratamento dado aos gêneros textuais. Como procedimento de análise, fizemos a apresentação da estrutura de cada LD escolhido e o levantamento quantitativo e qualitativo dos gêneros abordados em cada obra. Destacamos a relevância desse tipo de abordagem, com o propósito de estimular e desenvolver a participação do aluno-leitor nas práticas comunicativas na sociedade, a fim de contribuir com novas investigações sobre o uso dos Gêneros Textuais como ferramenta pedagógica.por
dc.description.abstractThis paper seeks to understand how text genres are worked in teaching from the analysis done in Portuguese Language Textbook. Therefore, we update the theoretical discussion of textual genres and their implications for teaching Portuguese language through literature in the reference area. This study was based on proposals by Marcuschi (2008), Sheneulwly & Dolz (2004) and Bronckart (1999), among others, whose attention is focused on the importance of the use of textual genres in the classroom in order to report the student to their daily lives, showing the functionality of language. We seek also to guide our understanding of the object and emphasize the importance of this field, as well as situate the discussion on public policies that have direct consequences in the classroom, including the National Curriculum Parameters of Portuguese Language (NCP) and the National Textbook (NPDB), with specific focus on working with text genres. As a resource for the analysis, we used two collections of textbooks belonging to the same book publisher, comparing their theoretical and methodological approaches in relation to the treatment of text genres. As analysis procedure, we made the presentation of the structure of each chosen LD and the quantitative and qualitative survey of the genres covered in each work. We highlight the relevance of this approach, in order to encourage and develop the participation of the student-reader in communicative practices in society in order to contribute to further research on the use of Textual Genres as a pedagogical tool.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 pre-textual.pdf: 229848 bytes, checksum: 17381f1a8df5e295635f297717d03a34 (MD5) Previous issue date: 2012-09-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlingüísticapor
dc.subjectlíngua portuguesa - gêneropor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectlivros didáticospor
dc.subjectlíngua portuguesa - estudo e ensinopor
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectportuguese language - gendereng
dc.subjectdissertationseng
dc.subjecttextbookseng
dc.subjectportuguese language - study and teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleGêneros textuais no livro didático de língua portuguesapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
pre-textual.pdf224,46 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.