Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/767
Tipo do documento: Dissertação
Título: A intencionalidade linguística e os aspectos de oralidade nas campanhas publicitárias de instituições de ensino em outdoors nas cidades de Recife e Olinda
Autor: Mafra, Heloisa Pedrosa de Araújo 
Primeiro orientador: Aguiar, Marígia Ana de Moura
Primeiro coorientador: Barros, Isabela Barbosa do Rêgo
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Segundo membro da banca: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Resumo: No presente trabalho, buscou-se mostrar as inscrições da linguagem oral percebidas nas mensagens de campanhas publicitárias de Instituições de Ensino, em outdoors, com propaganda de seus cursos, com vistas a uma interação com seu público consumidor. Como contribuição linguística, o trabalho se apoia nos ensinamentos de Marcuschi (2008), para auxiliar a esclarecer definições dos gêneros textuais, que permitam responder algumas características de apresentação textual, e nas propostas teóricas de Koch (2002), com vistas à investigação da intertextualidade na construção expressiva do outdoor, em textos produzidos por diferentes escolas. Buscou-se, ainda, analisar a forma como essas mensagens são elaboradas para a divulgação dos serviços ofertados nos diferentes outdoors, que identificam as características do gênero, bem como a importância da compreensão e aceitação pelo público alvo. O trabalho teve como meta o fornecimento de dados para o aprofundamento sobre a elaboração de mensagens publicitárias. Com a análise, foi possível observar como as mensagens são direcionadas a um público específico, através do uso de uma linguagem adequada, considerando-se local, tempo e finalidade na divulgação. Foram identificadas, alterações nos processos de coesão textual, dos tipos remissão e sequenciação, reiteração e colocação, e, ainda, a ambiguidade como intencionalidade proposital na comunicação, direcionada a cada público específico por Faculdades e Universidades, Cursos Técnicos, Formação Escolar e Cursos de Línguas.
Abstract: This work shows the entries of the oral language perceived in advertising campaigns of educational institutions, on billboards, advertising its courses, with the purpose of interacting with their consumer audience. As linguistic contribution, the work is based on the teachings of Marcuschi, in Textual Linguistics, and in Koch theoretical proposals, aiming at the investigation of Intertextuality in building expressive outdoor, on texts produced by different schools. It also sought to examine how these messages are elaborated to the dissemination of services offered in different billboards, identifying the characteristics of the genre as well as the importance of understanding and acceptance by the target audience. The work has as goal the provision of data for the study on the preparation of billboards. So, it was observed details of expressions, in addition to the lexical choices carried out to draw the attention of the reading public, the offers in different courses. In addition, it was observed how messages are targeted to a specific audience, making use of a proper language, aiming to the enthusiasm and satisfaction of the target audience, in location, time and purpose in disclosure.
Palavras-chave: comunicação de massa e linguagem
linguagem e línguas
análise lingüística
anúncios ao ar livre
publicidade
dissertações
mass media and language
language and languages
linguistic analysis
advertising outdoor
publicity
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: MAFRA, Heloisa Pedrosa de Araújo. A intencionalidade linguística e os aspectos de oralidade nas campanhas publicitárias de instituições de ensino em outdoors nas cidades de Recife e Olinda. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/767
Data de defesa: 5-Nov-2012
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
heloisa_pedrosa_mafra.pdf25,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.