Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/769
Tipo do documento: Dissertação
Título: O discurso do professor de língua inglesa sobre docência na era digital
Autor: Daróz, Elaine Pereira 
Primeiro orientador: Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de
Primeiro coorientador: Bernardino Júnior, Francisco Madeiro
Primeiro membro da banca: Grigoletto, Evandra
Segundo membro da banca: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Resumo: Na sociedade tecnológica, frequentemente somos impelidos à utilização das novas tecnologias, uma vez que estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. A Educação não se priva a essa interpelação e, nesse sentido, tem-se mobilizado. Na rede pública de ensino, a distribuição de notebooks aos professores, bem como tablets para os alunos, a criação de laboratórios de informática e disponibilização de recursos multimídia, como data-show, nas escolas são exemplos dessa interpelação do poder público ao uso das tecnologias na prática docente. Todavia, qual é a posição do professor nesse novo cenário? O presente trabalho objetiva analisar o discurso do professor de língua inglesa sobre docência na era digital. Sob o enfoque de uma pesquisa qualitativa, o trabalho pauta-se nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, e desenvolvida no Brasil por seus seguidores. Os procedimentos analíticos ocorreram a partir de recortes das gravações, na consideração de um discurso como efeito de sentidos, e, ainda, na concepção de um sujeito heterogêneo, assujeitado pela língua, história e ideologia, que produz seu discurso a partir de diferentes posições que ele ocupa. A presente pesquisa visa a compreender a posição-sujeito professor de língua inglesa na sociedade tecnológica como parte fundamental, intrínseca ao processo ensino-aprendizagem, e não apenas um veículo de transmissão de conhecimento.
Abstract: In technological society, we are often driven to use new technologies, since they are increasingly present in our daily lives. Education does not deprive this notice and, accordingly, has been mobilized. In public schools, the distribution of laptops to teachers, as well as tablets for students, the creation of computer labs and availability of multimedia features, such as data-show, the schools are examples of this notice of the government the use of technologies in teaching practice. However, what is the position of the teacher in this new scenario? This paper aims to analyze the speech of English teacher about teaching in the digital age. Under the focus of qualitative research, the work is guided on theoretical assumptions of Discourse Analysis of French line, founded by Michel Pêcheux, and developed by his followers in Brazil. Analytical procedures occurred from parts of the recordings, in consideration of the effect of a speech senses, and also in the design of a heterogeneous subject, subjugated by language, history and ideology, which makes his speech from different positions it occupies. This research aims to understand the position-subject English teacher in technological society as an essential, intrinsic to the teaching-learning process, and not just a vehicle for the transmission of knowledge.
Palavras-chave: análise do discurso
professores de inglês
lingüística
recursos eletrônicos de informação
dissertações
discourse analysis, english teachers
linguistics
electronic information resources
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: DARÓZ, Elaine Pereira. O discurso do professor de língua inglesa sobre docência na era digital. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/769
Data de defesa: 30-Nov-2012
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
elaine_pereira_daroz.pdf46,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.