Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/770
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Mírian Leite Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5966809922524371por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.advisor-co1Bernardino Júnior, Francisco Madeiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1934903225521860por
dc.contributor.referee1Barros, Isabela Barbosa do Rêgo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530957006756153por
dc.contributor.referee2Luciano, Dilma Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855171085871723por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:45Z-
dc.date.available2013-05-31-
dc.date.issued2012-12-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mírian Leite Gomes de. A prosódia nos livros didáticos de língua portuguesa. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/770-
dc.description.resumoO trabalho com a oralidade em sala de aula não é uma orientação recente. Apesar de ser uma exigência dos órgãos reguladores do ensino de língua materna Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) ela ainda ocupa um lugar limitado, pois o oral que se aprende é aquele que prepara para a escrita. Para elaboramos esse estudo, partimos da hipótese de que os gêneros orais não são tomados como objeto de ensinoaprendizagem e sim como atividade-meio. Dessa forma, a prosódia, um dos elementos essenciais para a competência discursiva, é ainda concebida na visão gramatical, o que prejudica o trabalho com essa modalidade na escola. A investigação foi norteada pela abordagem sociointeracional, a partir das concepções de autores como Marcuschi (2008), Cavalcante e Melo (2006), Dolz e Schneuwly (2004), Castilho (1998), Milanez (1993). Para tanto, a fim de conhecermos as concepções prosódicas abordadas no livro didático, escolhemos cinco livros do ensino médio para verificar como a prosódia é trabalhada. Para complementar nossa pesquisa, elaboramos questionários cotendo perguntas sobre a modalidade oral como objeto de ensino que foram respondidos por professores da Rede Estadual de Pernambuco. Esse estudo foi realizado a partir da interpretação dos dados obtidos dos questionários e da análise dos livros didáticos de língua portuguesa no ensino médio. Os resultados apontam para a dificuldade de se desenvolver práticas partindo-se da oralidade como objeto de ensino e não como oralização dos gêneros escritos e pode contribuir para que os professores não só reconheçam a importância da linguagem oral no contexto escolar e na vida social do aluno, mas também desenvolvam um trabalho sistemático sobre o tema em sala de aula.por
dc.description.abstractWork with orality in the classroom is not a recent orientation. Despite being a requirement of regulators agencies of mother tongue teaching National Curriculum Parameters (PCN) and National Textbook Program (NPDB) she still occupies a limited place, because the oral is that you learn to prepare for writing. To elaborate this study, we start from the hypothesis that oral genres are not taken as the object of teaching and learning but as activity-half. Thus, an essential element for the discursive competence, prosody, is still designed in view of grammar, which impairs job with this modality in school. The research was guided by sociointeracional approach, based on conceptions of authors like Marcuschi (2008), Mello and Cavalcante (2006), and Dolz Schneuwly (2004), Castillo (1998), Milanez (1993). Therefore, in order to know the conceptions of prosody addressed in the textbook, we choose five books of high school to see how this term is worked. To complement our research, we developed a questionnaire containing questions about the oral modality as a teaching object that were answered by teachers attend State of Pernambuco. This study was conducted based on the interpretation of data obtained from questionnaires and analysis of Portuguese language textbooks in high school. The results point to the difficulty of developing practices starting from the orality as an object and not as teaching oralization of written genres and can help teachers not only recognize the importance of oral language in the school and social life of the student but also develop a systematic work in the classroom.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_mirian_oliveira.pdf: 4246168 bytes, checksum: 543bfbbd23b91599c90386abeda5b413 (MD5) Previous issue date: 2012-12-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlíngua portuguesapor
dc.subjectoralidadepor
dc.subjectlivros didáticospor
dc.subjectlíngua maternapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectportuguese languageeng
dc.subjectoralityeng
dc.subjecttextbookseng
dc.subjectnative languageeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA prosódia nos livros didáticos de língua portuguesapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_mirian_oliveira.pdf4,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.