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Tipo do documento: Dissertação
Título: A propaganda publicitária e sua significação no simbólico coletivo: análise discursiva de propagandas publicitárias do governo Dilma
Autor: Silva, Evilasio dos Santos 
Primeiro orientador: Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de
Primeiro membro da banca: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Segundo membro da banca: Silva, Silmara Cristina Dela da
Resumo: A publicidade é vista atualmente como um sistema de doutrinação. Ela pode ser capaz de interpelar os indivíduos, produzindo sentidos que se revestem de realidade enquadrando a população dentro de um determinado sistema de ideias e valores. Portanto, o texto das propagandas, ou sobre elas, não pode ser analisado como dado sem recurso à memória linguística. Ela precisa ser compreendida como tendo muito mais do que a função de informar, difundir, lembrar e relembrar ao consumidor de que o produto existe e trará indubitavelmente benefícios àquele que o adquirir. É necessário pensar a publicidade considerando a relação entre persuasão e discurso fundador, ou persuasão e identidade, para além das temáticas da história tradicional da publicidade. Este trabalho se propõe a analisar algumas das diferentes propagandas publicitárias utilizadas pelo Governo Dilma. A pesquisa se fundamenta prioritariamente na Análise de Discurso de linha francesa e se propõe a compreender a língua na sua dinamicidade, fazendo sentido no simbólico, que é, sem sombra de dúvidas, parte constitutiva da vida do homem enquanto maneira de significar. Ao analisar as formações discursivas e ideológicas de propagandas publicitárias do Governo Dilma, focalizam - se as seguintes questões: como essas propagandas produzem efeitos de sentido? Quais as possibilidades de enquadramento ou disciplinamento dos sujeitos na formação discursiva/ideológica dominante, que se dá pelo mecanismo de antecipação, quando o sujeito-autor projeta-se imaginariamente no lugar em que o outro o espera? Foram selecionadas 03 propagandas publicitárias televisivas que possibilitam analisar como se constituem os efeitos de sentidos no discurso. Elas fazem parte de uma sequência de 03 propagandas denominadas de: Brasil em boas mãos . São elas: Brasil em boas mãos - educação; Brasil em boas mãos - economia e Brasil em boas mãos - grandes projetos. As propagandas foram capturadas no sítio do Youtube. A análise do corpus foi efetuada mediante a constituição de segmentos discursivos quadro a quadro do material publicitário coletado, levando-se em conta as formações discursivas e ideológicas, condições de produção, interdiscursividade e acontecimento, que são conceitos filiados à AD. Nas análises realizadas foi possível perceber como, pelo mecanismo da antecipação, o sujeito produtor do discurso publicitário mobiliza sentidos trazendo à tona elementos relacionados ao poder que estão cristalizados na memória discursiva do sujeito telespectador. Esses sentidos diversos levam a compreender que a propaganda não é a-histórica nem a-social e pelos afastamentos e dispersões é possível atestar o seu caráter vivo da história. As peças publicitárias trabalham com a re-significação do sujeito sobre o que já foi dito, instaurando um novo processo discursivo que, quando relacionado com o novo dizer, inscreve o sujeito na posição que convém à classe dominante. Desta feita, foi possível compreender que a propaganda publicitária se constitui em um importante instrumento para compreender o discurso que circula na e pela linguagem.
Abstract: Advertising is currently seen as a system of indoctrination and framework of a population to a particular system of ideas and values. She may be able to detain individuals, producing meanings which are of actually framing the population within a given system of ideas and values. Therefore, the text of the advertisements, or about them, can not be analyzed as given without recourse to linguistic memory, but as fact. It needs to be understood as having more than the function to inform, disseminate, remember and remind the consumer that the product exists and undoubtedly will bring benefits to him who acquire. It is necessary to think the publicity considering the relationship between persuasion and founding discourse or persuasion and identity, beyond the themes of traditional history of advertising. This paper aims to examine some of the different promotional materials used by the government Dilma. The research is based primarily on the analysis of French Discourse and aims to understand the language in their dynamics, making the symbolic sense, that is, without a doubt, a constitutive part of man's life as a way to signify. By analyzing the discursive and ideological formations of promotional materials Dilma government, focus - the following questions: how these advertisements produce effects of meaning? What are the possibilities for framing or disciplining of subjects in the discursive formation / ideological dominance, which occurs by the mechanism of anticipation, when the subject-author protrudes imaginatively in the place where the other awaits? 03 advertisements were selected television advertising that allow to analyze how the effects are felt in the speech. They are part of a sequence of advertisements referred to as 03 'in Brazil safe hands ". They are: Brazil in good hands - education; Brazil in good hands - the economy and Brazil in good hands - large projects. The advertisements were captured on the website Youtube. Corpus analysis was performed by the formation of segments discursive frame by frame advertising material collected, taking into account the discursive and ideological formations, production conditions, and interdiscursivity event, concepts that are affiliated with the AD. In the analyzes it was possible to see how, through the mechanism of anticipation, the individual producer's advertising discourse mobilizes senses surfacing elements related to power that are crystallized in the Memory of the discursive subject viewer. These different meanings lead to understand that advertising is not ahistorical or asocial and the clearances and dispersions can attest to his character living history. Advertising materials work with the redefinition of the subject of what has been said, introducing a new discursive process that, when applied to the new mean, inscribes the subject in the position that suits the ruling class. This time, it was possible to understand that advertising advertising constitutes an important tool for understanding the discourse that circulates in and through language.
Palavras-chave: análise do discurso
propaganda
publicidade
dissertações
discourse analysis
advertising
publicity
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: SILVA, Evilasio dos Santos. A propaganda publicitária e sua significação no simbólico coletivo: análise discursiva de propagandas publicitárias do governo Dilma. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/773
Data de defesa: 1-Mar-2013
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