Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/775
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKlimsa, Bernardo Luis Torres-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3797621086748985por
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Wanilda Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811642126779464por
dc.contributor.referee1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916191109480157por
dc.contributor.referee2Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139985837350218por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:47Z-
dc.date.available2013-08-23-
dc.date.issued2013-03-22-
dc.identifier.citationKLIMSA, Bernardo Luis Torres. Narrativas de alunos universitários sobre o professor surdo e o ensino de libras. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/775-
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado da pesquisa que desenvolvemos durante o curso de Mestrado em Ciências da Linguagem, para a obtenção do grau de mestre. O objetivo geral do trabalho foi analisar as narrativas dos alunos ouvintes sobre o professor surdo e o ensino de Libras no ensino superior. Em nível mais especifico, pretendemos: refletir sobre o ensino e aprendizagem da segunda língua, como as principais teorias e sua aplicabilidade ao contexto de Libras na educação superior, de acordo com a legislação vigente; mapear a formação de professores no ensino superior, discutindo questões sobre o perfil do professor de Libras para o ensino dessa disciplina; recursos didáticometodológicos mais utilizados pelo professor no ensino da língua. Para esse fim, utilizamos uma metodologia qualitativa, e como instrumento de pesquisa optamos pelo uso de uma entrevista que forneceu os relatos de 10 (dez) alunos universitários das duas instituições escolhidas que cursavam a disciplina Libras, nas cidades de Recife e Olinda. Os dados fornecidos, através dos relatos, foram categorizados e analisados à luz do referencial teórico proposto por Bardin pela análise de conteúdo. Os resultados apontaram para um contexto bastante favorável à presença desse professor surdo, embora no momento inicial tenha provocado certo temor nos alunos de que a aprendizagem da Libras não ocorresse. Nossa expectativa é que oferecendo esses dados, novas reflexões possam se desdobrar contribuindo dessa forma para a ampliação do debate em torno dessa temática.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of the research developed during the Master course of Language Sciences, to the degree of master. The aim of this study is analyze the hearing students narratives about deaf teacher and Brazilian sign language teaching in university. In more specific level, we intend to: reflect on the teaching and learning of a second language as well as the main theories and their applicability to the context of Libras in university according to law; map the formation of teachers in university, discussing issues about profile of Libras teacher for teaching this discipline, didactic and methodological features most used by the teacher in teaching the language. To this end, we used a qualitative methodology, and as a research tool we chose to use an interview that provided reports of ten (10) university students who attended Libras course from both chosen institutions, in the city of Recife and Olinda. The results provided through the reports were categorized and then analyzed in the light of the theoretical framework proposed by content analysis. The results indicated a very favorable context in relation to the presence of deaf teacher, although at baseline it has caused some fear in students who thought the learning of Libras could not occur. Our expectation is that providing such data, new reflections may unfold thereby helping to expand the debate on this theme.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 bernardo_luis_torres.pdf: 1281906 bytes, checksum: a99dc59126dcfbe4f0ff3debafe5937d (MD5) Previous issue date: 2013-03-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlingua brasileira de sinais - estudo e ensinopor
dc.subjectprofessores - formaçãopor
dc.subjectlingüísticapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectbrazilian sign language - study and teachingeng
dc.subjectteachers - trainingeng
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleNarrativas de alunos universitários sobre o professor surdo e o ensino de libraspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
bernardo_luis_torres.pdf1,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.