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dc.creatorTeixeira, Célia Maria da Paz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9005291798292137por
dc.contributor.advisor1Barros, Isabela Barbosa do Rêgo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530957006756153por
dc.contributor.advisor-co1Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139985837350218por
dc.contributor.referee1Cortez, Suzana Leite-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7074383097916404por
dc.contributor.referee2Sampaio, Maria Janaina Alencar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1968884119513703por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:48Z-
dc.date.available2013-09-17-
dc.date.issued2013-03-27-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Célia Maria da Paz. Redação no ensino médio: a argumentação de alunos do Projeto Travessia. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/776-
dc.description.resumoAtravés desta pesquisa, analisou-se a argumentação no gênero textual redação, a partir de um corpus constituído por vinte redações dos alunos do programa Travessia Médio em uma escola estadual do município de Igarassu, estado de Pernambuco, que não concluíram o ensino médio no período regular que seria até dezoito anos de idade. Considerando o exposto, esta pesquisa se justifica pela necessidade de se olhar cada vez mais criticamente a prática pedagógica de produção textual, possibilitando novos comportamentos de promoção do ensino. O objetivo geral desta pesquisa é verificar em que medida os alunos do Travessia Médio usam a argumentação nas redações dissertativas em interação com a sociedade da qual fazem parte. Para tanto, são objetivos: verificar como os alunos do Projeto Travessia médio usam a argumentação na redação escolar em interação com a sociedade da qual fazem parte. Para tanto, são objetivos específicos: perceber os tipos de argumentação mais usados pelos alunos nas redações dissertativas e identificar a ocorrência da coesão e coerência nas argumentações das redações dissertativas. Através dessas e de outras questões, acreditamos que poderemos encontrar novas práticas didáticas pautadas nos paradigmas sociointeracionistas. Assim, o interesse por essa temática partiu das discussões realizadas durante as aulas de produção textual e em momentos de formação continuada, em que diferentes concepções sobre o ensino e a aprendizagem foram estudadas. Uma vez que, ao compreendermos os argumentos que os educandos usam para dissertar sobre um tema, poderemos refletir sobre questões relativas à motivação para o posicionamento crítico mediante as temáticas propostas e a organização do trabalho pedagógico do professor como mediador do conhecimento. Desta forma, sabemos que é muito importante refletirmos sobre atividades que promovam aprendizagens significativas para a construção das argumentações nas redações dissertativas dos alunos.por
dc.description.abstractThrough this research, we analyzed the arguments in the Essay writing genre, from a corpus consisting of twenty essays of students crossing East program at a state school in the municipality of Igarassu, state of Pernambuco, who have not completed high school in regular period would be to eighteen years of age. Considering the above, this research is justified by the need to look increasingly critical pedagogical practice of textual production, enabling new behaviors promoting education. The overall goal of this research is to verify to what extent students Crossing East use the argument in essay writing in interaction with the society of which they are part. Therefore, objectives are: to determine how students use Projeto Travessia Médio argumentation in writing school in interaction with the society of which they are part. For this purpose, specific objectives are: understand the types of arguments used by most students in newsrooms essay and identify the occurrence of cohesion and consistency in the arguments of the essays essay. Through these and other issues, we believe that we can find new teaching practices ruled in sociointeractionists paradigms. Thus, interest in this topic came from discussions during lectures and textual production in times of continuing education, in which different conceptions about teaching and learning were studied. Once, when we understand the arguments that students use to speak about a topic, we can reflect on issues of motivation for the critical position by the proposed themes and organization of the educational work of the teacher as facilitator of knowledge. Thus, we know that it is very important to reflect on activities that promote meaningful learning to construct arguments in the essay student essays.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 celia_maria_paz_teixeira.pdf: 11058558 bytes, checksum: b4e1d05967ac249a8323a768527c6fc5 (MD5) Previous issue date: 2013-03-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectredaçãopor
dc.subjectjovens - educaçãopor
dc.subjecteducação de adultospor
dc.subjectlíngua portuguesapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectwritingeng
dc.subjectyouth - educationeng
dc.subjectadult educationeng
dc.subjectportugueseeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleRedação no ensino médio: a argumentação de alunos do Projeto Travessiapor
dc.typeDissertaçãopor
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