Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Vilma Valentim de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929982407851478por
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Wanilda Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811642126779464por
dc.contributor.referee1Sousa, Wilma Pastor de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3612610440692880por
dc.contributor.referee2Efken, Karl Heinz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200543767832607por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:49Z-
dc.date.available2013-11-18-
dc.date.issued2013-06-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vilma Valentim de. Narrativas de alunos e profissionais sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em uma instituição federal de ensino. 2013. 241 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/779-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar as narrativas de profissionais e de estudantes com necessidades especiais matriculados em uma instituição federal de ensino, no intuito de verificar a implementação de ações que justifiquem a divulgação de que a instituição adota o modelo inclusivo. Esperamos verificar as condições reais de inclusão oferecidas, bem como o desenvolvimento de estratégias que facilitem a implementação desta proposta. A fundamentação teórica contou com as contribuições de Cavalcanti, Carvalho, Mantoan, Mazzota, Sassaki, Warnock, Laplane, Vygotsky além de outros autores que trabalham com o tema. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, e teve como campo de pesquisa uma instituição federal de ensino, que, em sua missão institucional tem como lema estar comprometida com a prática cidadã e inclusiva . Participaram desta pesquisa profissionais e estudantes com necessidades especiais, regularmente matriculados. A coleta de dados foi obtida através da realização de entrevista semiestruturada, transcrita na sua íntegra. Os conteúdos das narrativas dos sujeitos envolvidos no processo nos levaram a reflexões que indicaram, hoje, que a instituição tem intenção de incluir os estudantes com necessidades especiais que o procuram; no entanto, ainda existem muitos desafios a serem superados a fim de que esses alunos possam usufruir de fato dos direitos que lhes é assegurado por lei. Esperamos, com esse trabalho, contribuir para que novas reflexões possam ajudar a instituição pesquisada a alcançar novo patamar no processo de inclusão educacional/social desses alunos.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the narratives of professionals and students with special needs enrolled in a federal educational institution, in order to verify the implementation of actions, which warrant the disclosure of the institution adopts the inclusive model. We hope to verify the actual conditions of inclusion offered as well as the development of strategies to facilitate the implementation of this proposal. The theoretical featured contributions from Cavalcanti, Carvalho, Mantoan, Mazzota, Sassaki, Warnock, Laplane, Vygotsky and other authors working with the theme. The research was qualitative, and had as a research field one federal educational institution, which in its institutional mission has as its motto "be committed to the practice of citizenship and inclusive." Participated in this research professionals and students with special needs enrolled. The collection of data was obtained by conducting semi-structured interviews, transcribed in full. The contents of the narratives of the subjects involved in the process led us to reflections indicated today that the institution intends to include students with special needs who seek it, however there are still many challenges to be overcome in order for these students can actually enjoy the rights as guaranteed to them by law. Hopefully, with this work, contribute to new thinking can help the research institution to reach new heights in the process of educational inclusion / social these students.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 vilma_valentim_oliveira.pdf: 8441023 bytes, checksum: a7ec4f28af5f0d3578a8250f0e9d9505 (MD5) Previous issue date: 2013-06-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjectinclusão escolarpor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectdiscourse analysiseng
dc.subjectschool inclusioneng
dc.subjectessayseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleNarrativas de alunos e profissionais sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em uma instituição federal de ensinopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
vilma_valentim_oliveira.pdf8,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.