Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/77
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Virgínia Teles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632590679008170por
dc.contributor.advisor1Caldas, Marcus Túlio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339552476079975por
dc.contributor.referee1Francisco, Ana Lúcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5002638100198759por
dc.contributor.referee2Morato, Henriette Tognetti Penha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0837731909860391por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:08:20Z-
dc.date.available2007-03-27-
dc.date.issued2006-04-06-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Virgínia Teles. Becoming clinical psychologist. 2006. 188 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/77-
dc.description.resumoO presente estudo versa sobre como estagiários do curso de psicologia vivenciam a experiência de se tornarem psicólogos clínicos, tendo como referência o trânsito entre um modo de saber prático, ancorado na experiência pessoal, e um modo de saber advindo de teorias. A legitimação desta pesquisa está em tornar evidente a necessidade de reformulações na formação do psicólogo clínico, que vão além das sugeridas pelas reformas curriculares. Dito de outro modo, a contribuição está em apontar para a incongruência da formação de um profissional que cuida, mas que, pelo instituído formal e oficial, é descuidado. A pesquisa tem como referência metodológica a fenomenologia existencial, utilizando como recurso a metodologia de relatos orais. Como contexto, optou-se por duas instituições de ensino superior localizadas em João Pessoa - PB, a saber, a Universidade Federal da Paraíba/ UFPB e o Centro Universitário de João Pessoa/ UNIPÊ. Os colocutores foram oito estagiários que já haviam se iniciado na prática psicológica e clínica e que estavam em supervisão. A pesquisa em campo ocorreu em dois momentos: primeiramente; em cada instituição foi realizado um grupo de discussão; posteriormente, foram realizadas entrevistas individuais com os participantes, no intuito de possibilitar a autenticação do que foi revelado no momento do grupo. Os depoimentos colhidos indicam aspectos pertinentes para a compreensão do objetivo proposto, como a cisão da experiência vivenciada através da própria estrutura do curso; o espaço que a supervisão ocupa na formação clínica; a importância da prática no contexto da formação; a necessidade premente de se avaliar a formação do psicólogopor
dc.description.abstractThe present study discuss how non-graduated Psychology trainees live deeply the experience of becoming clinical psychologists, having as reference the interchange between a practical knowledge, anchored in the personal experience, and theoretical knowledge. The legitimation of this research is to evidence the necessity of reformulation in clinical psychologists formation, that go beyond the suggest ones for the curricular reforms. In other words, the contribution comes from showing the incongruence on the formation of a professional that treats, but when considering the formal and official institutes, is neglected. Existential phenomenology is the methodological reference for this research, using verbal reports as resource. Two respected education institutions, Universidade Federal da Paraíba / UFPB and Centro Universitário de João Pessoa / UNIPÊ, both located in João Pessoa PB, were used as scenery. Eight trainees from these institutions, which were already initiated in both clinical psychological practice and supervision, act as collaborators on this research. The field research occurs in two different moments: first, a discussion group was organized in each institution; second, individual interviews were performed with the trainees trying to authenticate what was revealed on group discussions. The harvested testimony indicates pertinent aspects for understanding the proposed objective: the evident split of lived experience that comes from the graduation course structure itself; the extension of supervision in clinical formation; the importance of practice on formation context; the urgent necessity of evaluating the psychologists formationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:08:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Virginia_9307.pdf: 487519 bytes, checksum: c495ea9ea1d699798af36b71567cc40b (MD5) Previous issue date: 2006-04-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.formatapplication/vnd.oasis.opendocument.textpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentPsicologia Clínicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpsicologia clínica - metodologiapor
dc.subjectpsicologia fenomenológicapor
dc.subjectclinical psychologyeng
dc.subjectphenomenological psychologyeng
dc.subjectpsicólogos clínicospor
dc.subjectclinical psychologistseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleTornando-se psicólogo clínicopor
dc.title.alternativeBecoming clinical psychologisteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Virginia_9307.pdf476,09 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.