Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes, Valdilene Fabricio de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2886546151742827por
dc.contributor.advisor1Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131079721638327por
dc.contributor.referee1Lira, Zulina Souza de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7539033660675024por
dc.contributor.referee2Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1314050321131812por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:50Z-
dc.date.available2014-02-26-
dc.date.issued2014-01-17-
dc.identifier.citationMENEZES, Valdilene Fabricio de. Gritos, réguas, apitos : uma naálise discursiva do educador que utiliza formas de silenciamento em sala de aula. 2014. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/784-
dc.description.resumoApesar de tantos projetos educacionais, de tantas capacitações, formações de professores e das diversas equipes multidisciplinares, ainda se tem muito o que fazer em favor da relação educador/educando. A relevância deste estudo surgiu da observação de existência e necessidade de pesquisas em torno do uso de instrumentos que acabam por silenciar o aluno. Por que eles existem, se são mesmo necessários, ir em busca dos efeitos de sentido de uma fala autoritária e estridente, batidas de uma régua sobre a mesa, um cadeado sendo batido no birô, ou até mesmo o uso de um apito para fazer calar o educando. Todas essas questões são observadas nesta pesquisa, na medida em que se procura descrever e analisar como funcionam discursivamente tais instrumentos. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o discurso do educador a respeito de estratégias, instrumentos silenciadores em sala de aula. Os objetivos específicos são: identificar e analisar as formações imaginárias, discursivas e ideológicas existentes neste discurso pedagógico, com o uso desses instrumentos: voz alta, batidas de régua sobre a mesa, cadeados, e até apito, utilizados pelo professor, para que gerem efeito silenciador nos discentes. A coleta do corpus discursivo foi realizada através de entrevista semiestruturada com oito educadores da rede municipal de Recife-PE. Analisamos a formação discursiva e ideológica marcada na utilização desses instrumentos. Observamos o discurso do profissional de educação a partir dos pressupostos teóricos e analíticos da Análise do Discurso de linha francesa, fundado por Pêcheux, na França, e trabalhado por Orlandi e seguidores, no Brasil. Por fim, buscamos entender quais as interferências e os efeitos de sentido desse tipo de procedimento, buscando compreender que sujeito é esse, e o que ele quer dizer, e não o diz, o que pode dizer e não é dito. A partir dessa abordagem, compreendemos que não há discurso sem sujeito, e também não há sujeito desagregado de ideologia (ela é inerente ao sujeito), ou seja, o sujeito é a todo momento interpelado e perpassado por uma ideologia, e é através dessa ideologia que a língua faz sentido. O corpus foi trabalhado, constituindo-se de sequências discursivas, e analisado a partir dos procedimentos analíticos da própria Análise do Discurso de linha francesa. Na posição de pesquisadora/analista, procuramos nos manter no lugar de escuta, para, além das evidências, a posteriori, entender que o processo de constituição dos sujeitos entrevistados se dá através da ideologia e do inconsciente, considerando-se principalmente a opacidade da linguagem. O que se percebe é a predominância do discurso pedagógico institucionalizado e legitimado pela própria escola. Concluímos a dissertação, cientes de que algo sempre faltará, pois esta é a incompletude que tanto inquieta a nós, sujeitos-pesquisadores, moventes e sempre em constituição.por
dc.description.abstractAlthough many educational projects, so many skills, training of teachers and a range of multidisciplinary teams, there are a lot of to do in favor of the teachers/students relationship. The relevance of this study came through because of observation of existence and necessity of researches around the use of instruments which promote students silent. Why does it exist, they are really necessary, search the effects of sense about authoritarian speech, hit with a rule over the table, a lock hit on the teachers table, or even the use of the whistle to provoke the students silence. All these questions are observed in this paper which intend to describe and analyze how work discursively these instruments. The general aim of this research is analyze the teacher s discourse related to strategies, instruments which promote silence in the classroom. The specific aims are identify and analyze the imaginary, discursive and ideological formations which exist in the pedagogical with these instruments: load voice, hit with the rule over the table, lock and even whistle utilized by the teacher in order to provoke the silent effect in the students. The choice of the discursive corpus was done through interviews with eight teachers of the public schools of Recife-PE. We analyzed the discursive and ideological formations remarked in the utilization of these instruments. We observe the professional discourse of educational systems by the theoretical and analytical dispositive of the Discourse Analyses of French line, founded by Pêcheux, in France, and improved by Orlandi and her fellows, in Brazil. Finally, we aimed realize the interference and the effects of sense of these kind of procedure, in order to understand which subject is this, and what he want to say, and do not, what can say and it s not said. Through this approach, we realized that there is no discourse without ideology, and there is no subject apart of ideology (it s is in the subject), it means, the subject is every time under ideology, and it s through this ideology that language makes sense. The corpus was worked with discursive sequences, and analyzed through the analytical procedures of Discourse Analyzes of French line. In the position of researcher/analyst, we intended to keep the place of listening in order to, through evidences, later, realized the process of the constitution of the interviewed subjects happens through ideology and unconsciousness, considering mainly the opacity of language. In this research we can identify the pedagogical discourse institutionalized and legitimized even by the school. We concluded this paper, considering that something always miss, because this is what makes us, researcher-subjects, anxious which make us always move forward always looking for constitution of ourselves.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 valdilene_fabricio_menezes.pdf: 17675141 bytes, checksum: 91bb3b32adc23053ea839dc2189ab7c0 (MD5) Previous issue date: 2014-01-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlingüísticapor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectideologiapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectdiscourse analysiseng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectideologyeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleGritos, réguas, apitos : uma naálise discursiva do educador que utiliza formas de silenciamento em sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
valdilene_fabricio_menezes.pdf17,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.