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dc.creatorGurjão, Michelle Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9572390067161871por
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Wanilda Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811642126779464por
dc.contributor.referee1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916191109480157por
dc.contributor.referee2Melo, Maria de Fátima Vilar de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199275542771594por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:52Z-
dc.date.available2014-03-20-
dc.date.issued2013-08-02-
dc.identifier.citationGURJÃO, Michelle Melo. Aquisição da linguagem oral e de sinais por um criança ouvinte filha de pais surdos : conhecendo caminhos. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/786-
dc.description.resumoA cultura surda vem sendo fortalecida por eles próprios e familiares através de encontros em associações, festas, escolas de surdos, jogos e outros interesses comuns, fazendo com que esta cultura seja transmitida de geração para geração. Com essa proximidade, geralmente acontece o casamento entre eles, devido a fatores de identificação, o que consequentemente acaba resultando no surgimento de filhos que podem nascer ouvintes. Usualmente, quando isso ocorre, esse filho ouvinte irá crescer bilíngue por ter insumo nas duas línguas, com seus pais surdos na língua de sinais e com seus parentes e amigos ouvintes na língua portuguesa, devido às interações que serão realizadas. O objetivo dessa pesquisa foi analisar o processo de aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Língua Portuguesa na modalidade oral, em uma criança ouvinte, filha de pais surdos. A metodologia utilizada na pesquisa em questão caracteriza-se como sendo qualitativa e o método usado foi o estudo de caso. Trabalhamos com uma criança ouvinte filha de pais surdos entre 3 anos e 10 meses até 4 anos e 4 meses , através de avaliações da Língua Portuguesa e da Libras, além de observações durante todo o período sendo que todos os momentos foram registrados em filmadora. O campo da pesquisa concerne o ambiente escolar como o familiar, onde observamos o desempenho da criança em relação às duas línguas, além de outros fatores que poderiam influenciar nesse processo. Os dados obtidos nas diversas fases da avaliação e acompanhamento do cotidiano da criança nos levaram a concluir que não houve diferenças significativas no tocante a aquisição das línguas. No entanto, vale salientar que percebemos uma desenvoltura maior da criança em Libras na segunda avaliação. Entendemos que com a maior exposição a Libras e a permanente correção de alguns sinais pelo pai, o que não ocorre com a língua portuguesa, pode justificar esse leve ganho. Esperamos com esse trabalho contribuir para que outras reflexões possam ser desmembradas dessas considerações por se tratar de um tema pouco estudado.por
dc.description.abstractDeaf culture has been strengthened by deaf people themselves as well as by their families through meetings in associations, parties, schools for the deaf, games and other common interests, so that this culture can be passed along from generation to generation. Considering such an alliance, it is common for deaf people to marry other deaf people, due to factors associated with identification. This being the case, numerous deaf couples end up having hearing children. Usually, the children of deaf parents grow up as bilingual individuals since they have input from both languages: with their deaf parents, they are exposed to sign language and with their relatives and friends, to Portuguese, due to the interactions that will take place between the child and the deaf and hearing communities. This study aims at analyzing the process of acquisition of Brazilian Sign Language (referred to as Libras in Portuguese) and the Portuguese language in its oral form on the part of a hearing child, who is the daughter of deaf parents. The methodology adopted in the present research is characterized as being qualitative and the method used was the case study. We investigated a hearing daughter of deaf parents between the age of 3 years and 10 months and 4 years and 4 months, through assessments of Portuguese and Libras, as well as through observations during all period and were recorded on a camcorder. The research was carried out both at school and family settings, where we could observe the child's performance in relation to both languages, not to mention other factors that could influence such a process. Data obtained at various stages of assessment and monitoring of the child's daily life have led us to conclude that in this case there were no significant differences regarding the evolution of the two languages. However, it is worth noting that we perceived a greater performance of the child in Libras at the second assessment and at a number of informal moments corresponding to this phase. We understand that the greater exposure to Libras and the permanent corrections of some signs on the part of her father, which does not happen with the Portuguese language, are likely to explain this slight gain. We expect this work to contribute in a way that other reflections may emerge from these considerations on a little investigated topic.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 michelle_melo_gurjao.pdf: 33959322 bytes, checksum: 782539dc5aa91509a8afaf75bfacd818 (MD5) Previous issue date: 2013-08-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaquisição de linguagempor
dc.subjectoralidadepor
dc.subjectlíngua portuguesapor
dc.subjectlíngua brasileira de sinaispor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectlanguage acquisitioneng
dc.subjectspeecheng
dc.subjectportugueseeng
dc.subjectbrazilian sign languageeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleAquisição da linguagem oral e de sinais por um criança ouvinte filha de pais surdos : conhecendo caminhospor
dc.typeDissertaçãopor
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