Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuna, Natasha Ferraz Canto Pessoa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7129280611111248por
dc.contributor.advisor1Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131079721638327por
dc.contributor.referee1Barros, Isabela Barbosa do Rêgo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530957006756153por
dc.contributor.referee2Cortez, Suzana Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7074383097916404por
dc.contributor.referee3Fraga, Rose Mary do Nascimento-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0627548871321844por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:54Z-
dc.date.available2014-05-26-
dc.date.issued2012-12-01-
dc.identifier.citationLUNA, Natasha Ferraz Canto Pessoa de. Letramento : a leitura inferencial dos gêneros numa perspectiva sociointeracionista. 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/789-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta estudo sobre a ampliação da leitura por meio da abordagem dos gêneros. Observamos, na escola pública do estado de Pernambuco em que foi desenvolvido o projeto de intervenção, que a leitura não é trabalhada de forma adequada, já que não há uma dinâmica de incentivo à leitura, muito menos um trabalho direcionado em sala de aula para que de fato a leitura faça parte da rotina de um contexto escolar. O que ocorre são aulas de língua portuguesa descontextualizadas, em que as regras gramaticais são as protagonistas e absolutas na aquisição da linguagem. Em vista disto, foi confirmado na escola campo de estudo deste projeto, que ainda há muita dificuldade em fazer o aluno se apropriar da leitura. Apoiando-se nisto, a pesquisa teve como foco principal desenvolver estratégias de leitura com vistas ao letramento, ou seja, incentivar e trazer a leitura para a sala de aula. O desafio a que nos propusemos foi de possibilitar a um grupo de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública o desenvolvimento da leitura em suas inúmeras dimensões a partir da abordagem dos gêneros numa perspectiva sociointeracionista, por meio de uma pesquisa qualitativa. Para o trabalho com a leitura, o estudo dos gêneros torna-se primordial na construção das estratégias da linguagem, já que o sujeito representa parte integrante e participante dos processos sociodiscursivos que ocorrem em sua comunidade. Diante disto, tivemos como resultado um grande avanço deste grupo na aquisição do letramento, observados através do progresso nas aulas de língua portuguesa da escola (relatados pelos professores vigentes destes alunos), além de resultados positivos em testes como o Saepe, em que a diversidade dos gêneros e a leitura compõem toda a prova.por
dc.description.abstractThis dissertation presents a study on the expansion of reading through approach genres. We observe, in public schools in Pernambuco state in which the project was developed intervention, that reading is not worked properly since there is a dynamic incentive to read, much less a work directed in the classroom so that actually reading part of a routine school context. What happens is decontextualized Portuguese language classes, in which grammatical rules are the absolute protagonists and language acquisition. In view of this, it was confirmed in the school field of study of this project, there is still much difficulty in making the student to appropriate reading. Relying on this, the research focused on primary reading strategies with a view to literacy, in other words, to encourage reading and bring to the classroom. The challenge we set ourselves was to make a group of elementary school students in a public school reading development in its many dimensions from the perspective of gender approach sociointeractionist through a qualitative research. To work with reading, the study of gender becomes paramount in the construction of the strategies of language, since the subject is part and participant of sociodiscursives processes that occur in your community. Given this, we had a breakthrough as a result of this group in the acquisition of literacy, seen through the progress of the Portuguese language classes in school (reported by current teachers of these students), and positive results in tests such as the Saepe, where diversity of the genera composing and reading all the evidence.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 natasha_ferraz_canto_pessoa_luna.pdf: 6478982 bytes, checksum: d44350df27c58bdbda5de9b135ae0ea6 (MD5) Previous issue date: 2012-12-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectleiturapor
dc.subjectlíngua portuguesa - gêneropor
dc.subjectinteração socialpor
dc.subjectletramentopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectreadingeng
dc.subjectportuguese language - gendereng
dc.subjectsocial interactioneng
dc.subjectliteracyeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleLetramento : a leitura inferencial dos gêneros numa perspectiva sociointeracionistapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
natasha_ferraz_canto_pessoa_luna.pdf6,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.