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dc.creatorMansur Júnior, Jonadab-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2434018900458163por
dc.contributor.advisor1Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1314050321131812por
dc.contributor.referee1Barros, Isabela Barbosa do Rêgo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530957006756153por
dc.contributor.referee2Cortez, Suzana Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7074383097916404por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:54Z-
dc.date.available2014-06-09-
dc.date.issued2013-02-27-
dc.identifier.citationMANSUR JÚNIOR, Jonadab. Os gêneros discursivos e a produção escrita nos livros didáticos de inglês. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/791-
dc.description.resumoPesquisas utilizando os gêneros discursivos para verificação da produção escrita em sala de aula de língua inglesa não são recentes. Desde as exigências dos documentos oficiais para o ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna (LEM), no Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1998, para o terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental (EF) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2011, a habilidade escrita se torna objeto de estudo por professores e estudiosos de língua e linguagem. Nesta visão, baseados na perspectiva de que todo enunciado é um elo na cadeia da comunicação discursiva, segundo Bakhtin (2010), identificamos a proposta de trabalho com os gêneros discursivos, observando o tratamento dado à produção escrita nas atividades dos Livros Didáticos de Inglês (LDI), do 9º ano do EF. Tivemos como objetivo apontar como é proposto, nos gêneros discursivos, o trabalho com a produção escrita nos LDI. Nossa investigação foi norteada pela abordagem sociocognitiva no campo da filosofia da linguagem na visão de Marcuschi (2005) e das concepções sociofilosóficas de Habermas (2002). Tomamos também como base a proposta sociodiscursiva em Bakhtin (2010) e a abordagem sócio-interacionista em Bronckart (1999), Dolz & Schneuwly (2004), B. Marcuschi & Cavalcante (2005) e Costa Val (2003). O corpus da pesquisa foi composto de dois LDI do aluno do 9º ano do EF. Elencamos categorias de análise de conteúdo para os gêneros do discurso selecionados; optamos por estabelecer essas categorias com base no que propõe o PNLD 2011 de LEM para as condições de produção escrita e Costa Val (2003). Os resultados da pesquisa demonstraram a importância de uma maior sistematização, no LDI, quanto às condições de produção dos gêneros do discurso para o trabalho com a habilidade escrita e, também, o fornecimento de orientações pertinentes quanto à realização dessas atividades nas sequências didáticas propostas nos manuais didáticos.por
dc.description.abstractWorks using discursive genres to check about written productions for learning English classroom are not recent. Since the requirements of the official documents for teaching and learning a Modern Foreign Language (MFL) in Brazil National Curriculum Parameters (PCN) in 1998, for the fourth and third cycles of Elementary Education (EE), and in National Textbook Program (PNLD), in 2011, this skill becomes a reason of study for English language teachers and researchers. Therefore, based on the perspective that every utterance is a link in the chain of discursive communication, Bakhtin (2010), we analyzed the work with discursive genres observing the treatment given to the activities of written productions in English textbooks (ET) 9th year of EE. Our aim was to interpret as proposed in discursive genres work with writing in ET. Our research was guided by social cognitive approach in the philosophy of language in view of Marcuschi (2005) and socio-philosophical conceptions of Habermas (2002). We also based on the sociodiscursive theory of Bakhtin (2010) and socio-interacionist approach based on conceptions of authors like bronckart (1999), B. Marcuschi & Cavalcante (2005) and Costa Val (2003). The research corpus was composed of two student ET 9th year of EE. We listed categories of content analysis to the selected discursive genres; we decided to establish these categories on the basis of the proposed PNLD 2011 for the conditions of written productions and Costa Val (2003). The research result showed us the importance of a greater systematization, in EE, regarding the conditions of productions of discursive genres to work with writing skill, and also provides relevant guidance on the conduct of activities in the didactic sequences proposed in the ET.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 jonadab_mansur_junior.pdf: 6610175 bytes, checksum: 598dbd381c4cedf90fc70b862b88c38f (MD5) Previous issue date: 2013-02-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanálise do discurso literáriopor
dc.subjectlíngua inglesa - estudo e ensinopor
dc.subjectlíngua inglesa - gêneropor
dc.subjectlingüísticapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectanalysis of literary discourseeng
dc.subjectenglish language - study and teachingeng
dc.subjectenglish language - gendereng
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleOs gêneros discursivos e a produção escrita nos livros didáticos de inglêspor
dc.typeDissertaçãopor
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