Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Michele Elias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2107497392742476por
dc.contributor.advisor1Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139985837350218por
dc.contributor.advisor-co1Cortez, Suzana Leite-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7074383097916404por
dc.contributor.referee1Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1314050321131812por
dc.contributor.referee2Fraga, Rose Mary do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0627548871321844por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:55Z-
dc.date.available2014-07-02-
dc.date.issued2013-08-28-
dc.identifier.citationCARVALHO, Michele Elias de. A relação entre a concepção de escrita e a mediação das atividades de produção textual : um estudo de caso da prática do professor alfabetizador. 2013. 224 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/793-
dc.description.resumoAs mudanças sociais vividas pelas sociedades contemporâneas têm afetado diretamente as formas de interação e, consequentemente, vem trazendo novas demandas para a educação escolar que tem entre as suas atribuições, preparar as novas gerações para interagir socialmente. Tais demandas educacionais exigem dos professores novos saberes docentes. Em relação ao ensino de língua materna, na modalidade escrita, urge a necessidade de redirecionar a prática docente para uma concepção de escrita como interação. Diante disso, o presente trabalho é fruto de um estudo de caso da prática de um professor alfabetizador que teve como objetivo geral investigar a concepção de escrita que fundamenta a prática de ensino do professor alfabetizador em relação à produção de textos escritos antes e após a formação continuada, de modo a identificar os impactos de um programa de formação continuada. Para fundamentar teoricamente as análises e reflexões foram utilizados os estudos de ANTUNES (2003) FERREIRO (2009); KLEIMAM (1995); KOCH e ELIAS (2009); MARCUSCHI (2007, 2008); MORAIS (2012); MORTATTI (2004); ROJO, (2005, 2009); SANTOS e ALBUQUERQUE (2007); SCHENEUWLY e DOLZ (2004); SOARES (1998, 2004, 2006, 2012); STREET (2010); TARDIF (2011) e VEIGA e VIANA (2012), entre outros. Na composição do corpus foram utilizados materiais que compõem o banco de dados da UNICAP, sendo eles respostas dadas a questionários e filmagens de aulas de produção textual ministradas por um professor alfabetizador. Com os resultados das análises, partindo do pressuposto que a formação continuada se constitui em um importante instrumento de atualização e qualificação profissional foi possível perceber que as modificações apresentadas em relação à concepção de escrita adotada pelo professor pesquisado e, consequentemente, a mediação das atividades de produção textual, foram pequenas. Situação que pode ser justificada pela desconsideração dos saberes docentes no momento da elaboração do programa de formação continuada oferecido ao professor pesquisado ou pela pouca flexibilidade do Programa o qual o professor fazia parte. Nesse sentido, é preciso considerar, no momento da elaboração dos programas de formações continuadas, os saberes docentes já construídos em sua trajetória profissional de modo a possibilitar o reelaboração das concepções e, consequentemente, das práticas.por
dc.description.abstractThe social changes experienced by contemporary societies have directly affected the forms of interaction and , consequently , has brought new demands for education which has among its tasks , prepare the new generations to interact socially. Such educational demands require new teachers teaching knowledge. In relation to mother tongue teaching, writing mode, there is an urgent need to redirect the teaching practice to a conception of writing as interaction. Thus, the present work is the result of a case study of the practice of a literacy teacher who had as main objective to investigate the design of writing that underlies the practice of teaching literacy teacher regarding the production of written texts before and after training continued in order to identify the impact of a continuing education program. To substantiate theoretically analyzes and reflections were used studies ANTUNES (2003); FERREIRO (2009); KLEIMAM (1995); ELIAS and KOCH (2009); MARCUSCHI (2007, 2008); MORAIS (2012); MORTATTI (2004); ROJO, (2005, 2009); SANTOS and ALBUQUERQUE (2007); SCHENEUWLY and DOLZ (2004); SOARES (1998, 2004, 2006, 2012); STREET (2010); TARDIF (2011); VEIGA and VIANA (2012),among others. The composition of the materials that comprise the corpus database UNICAP, they are responses to questionnaires and footage of textual production classes taught by a teacher literacy were used. With the results of the analysis , assuming that the continuing education constitutes an important tool for updating and qualification was possible to see that the modifications made on the design of writing adopted by Professor researched and therefore the mediation of activities textual production, were small . Situation that can be justified by the disregard of teaching knowledge at the time of preparation of the continuing education program offered by the teacher or researched little flexibility Program which was part of the teacher. Therefore, it is necessary to consider at the time of preparation of continuing education programs, teaching knowledge already constructed in his career to enable the reworking of ideas and therefore practices.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 michele_elias_carvalho.pdf: 12962120 bytes, checksum: da9f4fd8d98f62db91a418fe3ab3f92f (MD5) Previous issue date: 2013-08-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprofessores - formaçãopor
dc.subjectlíngua portuguesa - composição e exercíciospor
dc.subjectescritapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectteachers - trainingeng
dc.subjectenglish language - composition and exerciseseng
dc.subjectwritingeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA relação entre a concepção de escrita e a mediação das atividades de produção textual : um estudo de caso da prática do professor alfabetizadorpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
michele_elias_carvalho.pdf12,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.