Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/795
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Anabelle Veloso de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2238763031978193por
dc.contributor.advisor1Barros, Isabela Barbosa do Rêgo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530957006756153por
dc.contributor.referee1Vogeley, Ana Carla Estellita-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2873344693062122por
dc.contributor.referee2Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139985837350218por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:56Z-
dc.date.available2014-08-08-
dc.date.issued2014-07-07-
dc.identifier.citationVIEIRA, Anabelle Veloso de Melo. Consciência fonológica e alfabetização : uma análise dos exercícios propostos nos livros didáticos. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/795-
dc.description.resumoA presente pesquisa desenvolvida numa abordagem quantitativa/qualitativa, baseou-se na análise de dois livros didáticos, selecionados de forma aleatória, porém adotados para as classes de alfabetização de uma escola pública e outra privada do Recife e Região metropolitana, e aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2013. Teve como objetivo identificar a incidência de atividades que favorecem a aquisição da escrita em crianças a partir do treino da consciência fonológica classificando essas propostas em conformidade com as subdivisões de Gombert (2003), conferindo nesses exercícios as perspectivas teóricas que embasam essas atividades. Levaremos em consideração as pesquisas em aquisição da linguagem escrita de Ferreiro e Teberosky (1980), os estudos sobre a importância dos exercícios de consciência fonológica enunciados por Capovilla (2007) e Gombert (2003), objetivando corroborar a tese de que alfabetizar prevê processos complexos e distintos que vão desde o incentivo à leitura e à escrita, com a aplicabilidade no cotidiano, até o processo de sistematização, que implica na compreensão, pela criança, de um código auditivo-visual. A análise dos dados demonstrou que há grande disparidade quantitativa na exploração dos eixos da língua portuguesa, com grande destaque para o trabalho com leitura e interpretação textual, mas que as habilidades metafonológicas são exploradas como recurso para favorecimento da aquisição escrita, apesar de aparecerem em número muito inferior às propostas textuais.por
dc.description.abstractThis research, developed by a quantitative / qualitative approach, was based on the analysis of two textbooks, randomly selected, but adopted for literacy classes in a public school and a private one in Recife and its metropolitan zone, and approved in the National Program of Textbook in 2013. Its objective was to identify the incidence of activities which support the acquisition of writing in children from phonological consciousness training classifying these proposals according to the subdivisions of Gombert (2003 ), giving these exercises the theoretical perspectives that underlie these activities . The researches on the acquisition of written language by Ferreiro and Teberosky (1980) and the studies on the importance of phonological consciousness exercises set by Capovilla (2007) and Gombert (2003) will be considered, aiming to confirm the argument that alphabetizing foresees complex and distinct processes, ranging from encouraging reading and writing, with applicability in daily life, until the process of systematization , which implies understanding , by the child, of an auditory - visual code. The data analysis showed that there is great quantitative disparity in the exploration of the axes of Portuguese language, with great highlight on working with reading and textual interpretation, but that metaphonological skills are exploited as a resource for fostering the writing acquisition, although they appear in much lower numbers than the textual proposals.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 anabelle_veloso_melo_vieira.pdf: 1402016 bytes, checksum: 984d8739e41833196bd3a4ca70ee34cf (MD5) Previous issue date: 2014-07-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectalfabetizaçãopor
dc.subjectescritapor
dc.subjectlivros didáticospor
dc.subjectlinguísticapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectliteracyeng
dc.subjectwritingeng
dc.subjecttextbookseng
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleConsciência fonológica e alfabetização : uma análise dos exercícios propostos nos livros didáticospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
anabelle_veloso_melo_vieira.pdf1,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.