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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeixoto, Vanessa de Matos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145726763012242por
dc.contributor.advisor1Acioli, Moab Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4739234093928207por
dc.contributor.referee1Azevedo, Karina Falcone de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5543278274250499por
dc.contributor.referee2Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139985837350218por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:56Z-
dc.date.available2014-10-08-
dc.date.issued2014-09-19-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Vanessa de Matos. O ethos e o pathos no discurso publicitário da coca-cola : uma análise verbo e audiovisual. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/797-
dc.description.resumoA publicidade vem mudando ao longo do tempo, sua linguagem e objetivos vem sendo modificados à medida que a sociedade muda. A globalização, como principal fator dessas mudanças, gera uma demanda diferente na comunicação, a criação de peças publicitárias que atinjam esse consumidor global tão diferente de tempos atrás. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar as estratégias argumentativas ao nível verbal e visual presentes em duas campanhas publicitárias de épocas bem distintas. O corpus são dois comerciais televisivos da Coca-Cola veiculados em 1950 e 2011, respectivamente, objetivando, no primeiro caso, uma melhor aceitação do produto no Brasil e no segundo caso, uma campanha comemorativa dos 125 anos de existência do produto no mundo. A pesquisa é qualitativa, longitudinal, analítica, com dados indiretos e sem o envolvimento de seres humanos. A análise mostrou a importância da multimodalidade na publicidade e sua relevância no resultado das peças junto aos consumidores do produto, neste caso, a Coca-Cola. Assim como a presença do ethos e o pathos no desenvolvimento dos comerciais objetivando uma comunicação mais eficaz com os possíveis compradores do produto em questão. Como recurso técnico foram utilizadas análise bibliográfica e uma análise verbo-visual presente nas peças publicitárias. Esta leitura se fundamenta na existência e adequação do enunciado, enunciador e interlocutor das mensagens multimodais dos comerciais televisivos da Coca-Cola. Assim, este trabalho gera uma reflexão sobre a importância do interlocutor e cuidados para uma melhor adequação do enunciado; condições necessárias para o alcance de melhores resultados nos objetivos esperados por parte do enunciador. Além de promover a reflexões sobre os recursos multimodais utilizados nas peças publicitárias da Coca-Cola enquanto estratégias argumentativas para persuadir o público a consumir o produto.por
dc.description.abstractAdvertising has been changing over the years, language and goals has been modified as society changes. Globalization, as the main factor of these modifications, generates a different demand on communication, creating advertising campaigns that reach this global consumer so different from long ago. In this sense, the purpose of this research is to analyze verbal and visual elements presented on the argumentative strategies in two advertising campaigns from distinct years. The corpus used here will be two television commercials for Coca-Cola aired in 1950 and 2011, respectively, aiming in the first case, a better product acceptance in Brazil and in the second case, a campaign to celebrate the 125 years of existence of the product in the world. It is an analytical, qualitative, and longitudinal study; have indirect data; with and without the involvement of human beings. This analysis showed the importance of multimodality in advertising and its relevance in the outcome of the commercials to the consumers of the product, in this case, Coca-Cola. As well, the presence of ethos and pathos in the development of commercials aiming for more effective communication with potential buyers of the product. As a technical resource it was used literature review and analysis of verbal and visual elements presented in both advertisements. This study is based on the existence and adequacy of what was enunciated, enunciator and the interlocutor of multimodal messages on television commercials for Coca-Cola. Thus, this work creates a reflection on the importance of interlocutor and care for a better adaptation of what is expressed on the commercial; necessary conditions for achieving better results in the enunciator expected goals. Besides promoting reflections on multimodal resources used in advertisements for Coca-Cola as argumentative strategies to persuade the public to consume the product.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 vanessa_matos_peixoto_oliveira.pdf: 2601482 bytes, checksum: 3779ce31a1a4d2096ee638d95e1fdd79 (MD5) Previous issue date: 2014-09-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjectpublicidadepor
dc.subjectlinguagem e línguaspor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectdiscourse analysiseng
dc.subjectadvertisingeng
dc.subjectlanguage and languages&#8203eng
dc.subject&#8203eng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleO ethos e o pathos no discurso publicitário da coca-cola : uma análise verbo e audiovisualpor
dc.typeDissertaçãopor
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