Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Francisco Santana de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8339292353148323por
dc.contributor.advisor1Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131079721638327por
dc.contributor.referee1Carvalho, Nelly Medeiros de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792570232065643por
dc.contributor.referee2Leal, Maria Virgínia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6702400671945298por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:57Z-
dc.date.available2014-11-18-
dc.date.issued2014-10-01-
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/799-
dc.description.resumoA publicidade faz parte de um processo pelo qual marcas, instituições e pessoas fazem uso de técnicas, meios e estratégias de comunicação para fazer com que determinada ideia seja consumida, ou em forma de produto, serviço ou atitude. Ela se utiliza de discursos que envolvem o uso de associações onde o sentido é determinado para e pelo sujeito com base nas condições de produção que envolve a memória, o interdiscurso e a história. Com base nestas premissas teóricas, este trabalho busca analisar novos gestos de leitura e interpretação de propagandas de cerveja no Brasil. Este trabalho terá fundamento na Análise do Discurso de linha francesa (AD) fundada por Pêcheux e amplamente trabalhada por autores brasileiros como Orlandi e Indusky. A AD procura trabalhar a língua como elemento que proporciona o funcionamento dos sentidos por meio de gestos de leitura e interpretação. As análises são feitas com base em anúncios eletrônicos em busca de respostas a algumas perguntas, dentre elas: Como são formulados os apelos nos comerciais de cerveja? As mulheres são, ou não, o principal apelo de vendas da principal marca do produto no Brasil? A sociedade empresta valores simbólicos que resultam em novos gestos de leitura nos anúncios publicitários ao longo do tempo? Como certos efeitos de sentido são criados? Foram selecionados quatro comerciais eletrônicos amplamente conhecidos para se analisar a formação e a constituição de seus efeitos de sentidos com base nas condições de produção existentes em determinado tempo segundo a história. Os comerciais foram veiculados nas programações de emissoras de TV abertas, mas que hoje fazem parte do domínio público por meio do site de vídeos YouTube. Dois comerciais fazem parte de uma sequência de anúncios veiculados no início dos anos 2000 e outros dois comerciais foram veiculados em meados dos anos de 2013/14. A análise do corpus ocorreu mediante a constituição quadro a quadro dos vídeos levando em conta conceitos filiados à AD como: interdiscurso, condições de produção, memória discursiva, lugar, acontecimento, ideologia e sentido. As análises mostraram que a marca recorria a certas condições de produção parecendo assim que, por meio de efeitos de sentido massificados, resultariam em gestos de leitura amplamente coletivizados. Ou seja, a publicidade, articulada no discurso, funciona por meio da ideologia do consumo e com isso se atribui de características inconscientes dos sujeitos difundidos pela memória e pelo discurso heterogêneo assim como por meio das formações ideológicas para que os determinados símbolos se ajustem a determinados sentidos. Assim foi possível compreender que não importa se o apelo da linguagem propagandística de cerveja envolve a mulher ou a aventura entre amigos, o que importa à marca é o posicionamento das formações ideológicas do produto em relação ao sujeito consumidor.por
dc.description.abstractThe advertising is part of a process by which brands, institutions and people make use of techniques, means and strategies of communication to make determined ideia be consumed, or as a product, service or atitude. The advertising makes use of discourses involving use of associations where the sense is determined to and by the subject with base in the conditions of production that envolves the memory, the interspeech and the history. With base in this informations, this job search analyze new gestures of readout and interpretation of beers commercials in Brazil. This job will be basis in analysis of French Discourse (AD) founded by Pêcheux and broadly crafted by Brazilian authors like Orlandi and Indusky. The AD seeks to work the language as an element that delivers the functioning of sense by means of the acts of reading and interpretation. The analyzes are based on electronic ads seeking answers to some questions, from among them: How are formulated appeals in beer commercials used in advertising? The women are, or not, main appeal sales of the main brand of the product in Brazil? The Society lends symbolic values that result in new gestures of the reading in advertisements over time? How meaning effects are created in the advertisements? Were sellected four eletronics ads widely known to analyze the formation and the constitution of their meaning effects based on the conditions of production existing at any given time in the history. The commercials were broadcast on TV stations schedules's open, but which are now part of the public domain through the video site YouTube. Two commercials are part of a sequence of ads served in the early 2000s and the other two were commercial aired in the mid year 2013/14. The analysis of the corpus occurred by the formation of the videos frame by frame taking into account concepts affiliated with AD as: interspeech, production conditions, discursive memory, place, happening, ideology and meaning. The analysis showed that the brand resorted to certain production conditions thus appearing that, by means of effects of massed sense, would result in acts of readout widely collectivized. That is, the advertising, articulated in the discourse, work through the ideology of consumption and this is attributed to unconscious characteristics of the subject widespread for memory and heterogeneous discourse well as by means of the ideological formations so that certain ideological symbols fit certain senses. Thus it was possible to understand that no matter if the appeal of propagandistic language of the beer production involves the woman or the adventure with friends, what matters to the brandis the positioning of the ideological formations of the product for the consumer subject.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 francisco_santana_oliveira.pdf: 2459803 bytes, checksum: 29b8b96b0cc7b3c0c47195b5c33d2da7 (MD5) Previous issue date: 2014-10-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjectpublicidadepor
dc.subjectlinguísticapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectdiscourse analysiseng
dc.subjectadvertisingeng
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleEfeitos discursivos nas publicidades de cervejapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
francisco_santana_oliveira.pdf2,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.