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Tipo do documento: Dissertação
Título: Representações da ditadura civil militar em livros didáticos de história: uma análise crítica do discurso
Autor: Mendonça, Ateniense Alves de 
Primeiro orientador: Efken, Karl Heinz
Primeiro membro da banca: Acioli, Moab Duarte
Segundo membro da banca: Nascimento, Glaucia Renata Pereira do
Resumo: A presente pesquisa propôs-se a isto: analisar criticamente os discursos e suas relações de poder. Para isso, teve-se como objeto de estudo LDHs próprios para o 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, pretende-se investigar, especificamente, como o fato histórico da Ditadura Civil-militar do Brasil está representado em duas obras didáticas. A primeira se trata de uma produção editada, em 2009, pela biblioteca do próprio Exército Brasileiro, pertencente à coleção Marechal Trompowsky e autoria de Aldo Demerval Rio Branco, Maurício de Siqueira, Mallet Soares, Neide Annarumma, intitulado História do Brasil: Império e República. A segunda obra, em contrapartida, não possui vínculo algum com o Exército Brasileiro, sendo produzida em 2011, por uma editora de grande circulação nacional, a Editora Moderna, escrito por uma única autora, Patrícia Ramos Braick, e tem como título: Estudar História das origens do homem à era digital. A partir disso, será abordado o pensamento de Normam Fairclough (2001), linguista britânico, ícone fundador da Análise Crítica. A obra do autor contribui significativamente para a constituição e desenvolvimento dos Estudos Críticos do Discurso, na medida em que introduz um método analítico diferenciado, o chamado Modelo tridimensional de análise do discurso , que coloca as instâncias texto, prática discursiva e prática social como dimensões integralmente dialéticas e bases para o olhar investigativo do analista de discursos. Segundo o teórico britânico, o texto forma e é formado nas práticas sociais, sendo esses domínios interligados e mutuamente constituídos.
Abstract: The present research was proposed to this: analyze critically the speeches and its power relations. For that, had as object of study LDHs fit for the ninth grade of elementary school. Thus, we intend to investigate, specifically, as the historical fact of the Civil-Military Dictatorship of Brazil is represented in two didactic works. The first production is edited, in 2009, the Brazilian Army's own library, the collection of Aldo and authorship Trompowsky Marshal Demerval Rio Branco, Maurício de Siqueira, Mallet Soares, Neide Annarumma, entitled History of Brazil: Empire and Republic. The second work, by contrast, does not have any link with the Brazilian Army, being produced in 2011, a large national circulation Publisher, Editora Moderna, written by a single author, Patricia Ramos Braick, and its title: Study History of the origins of man in the digital age. From this, it will be discussed the thought of Norman Fairclough (2001), British linguist, founder of icon critical analysis. The work of the author contributes significantly to the establishment and development of Critical Discourse Studies, in that it introduces a different analytical method, the so-called "three-dimensional model of discourse analysis", which places text instances, discursive practice and social practice as a fully dialectical dimensions and bases for the look of investigative analyst of speeches. According to the British theorist, the text form and is formed in the social practices, being those domains are interconnected and mutually constituted.
Palavras-chave: análise crítica do discurso
livros didáticos
lingüística
dissertações
critical discourse analysis
textbooks
linguistics
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/803
Data de defesa: 24-Oct-2014
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