Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gutemberg Lima da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5262872045352306por
dc.contributor.advisor1Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1314050321131812por
dc.contributor.referee1Barros, Isabela Barbosa do Rêgo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530957006756153por
dc.contributor.referee2Cortez, Suzana Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7074383097916404por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:24:59Z-
dc.date.available2015-07-01-
dc.date.issued2015-03-16-
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/807-
dc.description.resumoA intertextualidade é um mecanismo cognitivo, textual e discursivo para construção das relações interacionais, sendo utilizado por diversos ramos da ciência social, na construção e análise de textos e discursos. Quanto mais elaborado e preciso for o uso do intertexto, mais domínio da língua/linguagem o sujeito demonstra, merecendo, por isso mesmo, atenção e estudo para compreensão desse fenômeno. Contudo, será que o ensino da língua portuguesa dá atenção a esse fenômeno? Será que os livros didáticos de língua portuguesa, nas atividades propostas aos estudantes, abordariam insuficientemente ou não abordariam essa temática? O objetivo da pesquisa é investigar a intertextualidade, a partir da análise das atividades propostas aos estudantes, em livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano. No presente trabalho, discutimos o critério da intertextualidade como elemento constitutivo do texto, na perspectiva do Interacionismo Social. Para tanto, apoiamo-nos na noção de texto apresentada por Beaugrande (1997), que se baseia em três ações de constituição realizadas num determinado evento comunicativo: a social, a cognitiva e a linguística. Utilizamo-nos também da fundamentação teórica sobre intertextualidade, a partir da Linguística Textual, em Koch (2003, 2004, 2006, 2007, 2009, 2011) e Koch, Bentes e Cavalcante (2007). O corpus é composto por dois livros didáticos, selecionados entre os aprovados no PNLD 2014, através dos quais, de forma quantitativa, contabilizaram-se as oportunidades de aprendizagem da intertextualidade, a partir da categorização Stricto Sensu intertextualidade explícita, temática, estilística e implícita -, e de forma qualitativa, analisa-se como essas oportunidades de aprendizagem da intertextualidade são abordadas no livro. Os resultados revelam que o uso da intertextualidade ainda se prende ao aspecto da categoria explícita, basicamente aos processos de citação direta, indireta e indireta livre, e à intertextualidade temática. A intertextualidade implícita e estilística, por sua vez, são pouco abordadas nos livros didáticos estudados. Percebe-se que as oportunidades de aprendizagem da intertextualidade aparecem em maior quantidade no eixo de ensino da Leitura, sendo pouco evidenciadas no eixo de ensino da Produção de Texto. No que se refere ao eixo da Oralidade, não há ocorrências de oportunidades de aprendizagem nos livros analisados. Os resultados servem como base para discussões sobre o ensino da intertextualidade nas aulas de língua portuguesa nas escolas, evidenciando uma perspectiva de mudança na atenção a esse fenômeno nas aulas.por
dc.description.abstractIntertextuality is a cognitive, textual and discursive mechanism for the construction of interactional relationships, being used by several lines of work of the social sciences, in the construction and analysis of speeches. The more elaborate and precise the use of intertext, more command of the language the subject demonstrates , deserving, therefore, attention and study to understand this phenomenon. In this dissertation, we discuss the criterion of intertextuality as a constitutive element of the text, from the perspective of social interactionism. However, does the Portuguese language teaching pays attention to this phenomenon? would the textbooks of the Portuguese language address insufficiently or not this issue in the proposed activities to students,? The objective of the research is to investigate intertextuality, based on the analysis of the proposed activities to students in textbooks of the Portuguese Language, in 9th grade. In this dissertation, we discuss the criterion of intertextuality as a constitutive element of the text from the perspective of Social Interactionism. For this, We work with the notion of text by Beaugrande (1997), which is based on three constitution of actions taken in a given communicative event: social, cognitive and linguistic. We also work with the theoretical framework of intertextuality from the Textual Linguistics in Koch (2003, 2004, 2006, 2007, 2009, 2011) and Koch, Bentes and Cavalcante (2007). The objective of the research is to investigate the intertextuality in textbooks of Portuguese Language in 9th grade. Thus, the corpus consists of two textbooks, selected among those approved by the PNLD 2014, by which, quantitatively, chalked up the learning opportunities of intertextuality by categorization stricto sensu - explicit , theme, stylistic and implicit intertextuality - and qualitatively, it analyzes how these learning opportunities of intertextuality are addressed in the book. The results show that the use of intertextuality still holds the aspect of explicit category, basically the direct, indirect and free indirect speeches processes, and thematic intertextuality. The implicit and stylistic intertextuality, in turn, are not covered in the textbooks studied. It is noticed that the intertextuality of learning opportunities are more numerous in reading education axis, with little evidence in the teaching axis of text production. In respect to the axis of Oralidade, no learning opportunities occurrences were found in the analyzed books. The results provide the basis for discussions on the teaching of intertextuality in the Portuguese language classes in schools, showing a change of perspective in attention to this phenomenon in class.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 gutemberg_lima_silva.pdf: 8408014 bytes, checksum: 3b0c65552c2d84065a68d77177b12718 (MD5) Previous issue date: 2015-03-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlíngua portuguesapor
dc.subjectestudo e ensinopor
dc.subjectlinguísticapor
dc.subjectlíngua portuguesa - textospor
dc.subjectintertextualidadepor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectportuguese languageeng
dc.subjectstudy and educationeng
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectPortuguese - textseng
dc.subjectintertextualityeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA intertextualidade em livros didáticos do 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
gutemberg_lima_silva.pdf8,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.