Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/808
Tipo do documento: Dissertação
Título: Multimodalidade e produção de sentidos em narrativas orais infantis
Autor: Falcão, Rosineide Costa 
Primeiro orientador: Fonte, Renata Fonseca Lima da
Primeiro membro da banca: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Segundo membro da banca: Barros, Isabela Barbosa do Rêgo
Terceiro membro da banca: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Resumo: A Multimodalidade em narrativas orais é objeto de estudo desta pesquisa, sendo relevante no sentido de que os recursos multimodais são propiciadores da produção de sentidos em narrativas orais infantis. Desse modo, este trabalho propõe investigar os recursos multimodais que favorecem a produção de sentidos em narrativas orais infantis. Fundamentamos nossa pesquisa na perspectiva do funcionamento multimodal da linguagem, respaldados em McNeill (2000), Kendon (1982, 2000), Cavalcante (1999, 2009), Fonte (2011) e Fonte et al (2014), e nos estudos sobre narrativas orais e literatura infantil, com as contribuições de Marcuschi (2003), Bettelheim (1979), Matos (2009), Franz (1981), Sisto (2012), Abramovich (2000), Gillig (1999). A metodologia foi de caráter qualitativo, natureza observacional do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, participaram sete crianças de uma escola da rede de ensino municipal da cidade do Recife, matriculadas no segundo ano do ensino fundamental. Um conto clássico adaptado da literatura infantil e um conto inédito foram gravados em áudio e, posteriormente, apresentados para as crianças em dois momentos distintos. Após ouvir os contos pela segunda vez, as crianças recontaram cada um deles. Os recontos foram filmados para serem transcritos através do software ELAN (Eudico Linguistic Annotator), que possibilita registrar fala e gestos simultâneos. Selecionamos como categoria de análise o plano verbal e plano gestual, que compõem o envelope multimodal, adotado por Ávila Nóbrega (2010) e Fonte (2011). Sabemos que o primeiro contato da criança com o texto é o falar, o ouvir, o sentir, o enxergar com os olhos do imaginário. Com a análise dos dados, concluímos que, nas narrativas dos contos, houve a predominância da produção verbal associada às gesticulações. Porém, no conto clássico, observamos maior variedade de gesticulações e mais detalhes na narrativa em virtude da sedimentação dos recursos multimodais na história mais conhecida. No conto contemporâneo, constatamos limitações das informações nas narrativas e maior escassez gestual, talvez por não ser conhecido pelas crianças.
Abstract: The Multimodality in oral narratives is the subject of this research study, being relevant in the sense that multimodal resources are conducive production senses infant oral narratives. Thus, this work proposes investigating multimodal features that favor the production of meaning in children's oral narratives. We base our research in the context of multimodal functioning of language, backed by McNeill (2000), Kendon (1982, 2000), Cavalcante (1999, 2009), Fountain (2011) and Fountain et al (2014), and in studies of oral narratives and children's literature, with contributions from Marcuschi (2003), Bettelheim (1979), Matos (2009), Franz (1981), Sisto (2012), Abramovich (2000), Gillig (1999). The methodology was qualitative, observational nature - the type case study. To collect data, seven children attended a school municipal school system of Recife, enrolled in the second grade of elementary school. A classic tale adapted from children's literature and a unique tale were recorded in audio and subsequently presented to children at two different times. After heard the tales for the second time, children recounted each. The retellings were filmed to be transcribed through the ELAN software (Eudico Linguistic Annotator), which enables simultaneous record speech and gestures. Selected as an analysis category the verbal and gestural plan plan, comprising the multimodal envelope, adopted by Ávila Nobrega (2010) and Source (2011). We know that the child's first contact with the text is: speaking, hearing, feeling and seeing with the eyes of imagination. With data analysis, we conclude that the narratives of the stories there was a prevalence of verbal production associated with gesticulations. But in classic tale, we see greater variety of gestures and details in the narrative because of sedimentation of multimodal resources at the known history. In the contemporary tale, we find limitations of the information in the narratives and greater scarcity sign, perhaps not known by children.
Palavras-chave: oralidade
crianças - linguagem
literatura infanto-juvenil
multimodalidade (linguística)
dissertações
orality
children - language
multimodality (linguistic)
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/808
Data de defesa: 17-Jul-2015
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
rosineide_costa_falcao.pdf561,83 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.