Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Christiane Gleice Barbosa de Farias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7535453085024414por
dc.contributor.advisor1Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139985837350218por
dc.contributor.referee1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916191109480157por
dc.contributor.referee2Barros, Isabela Barbosa do Rêgo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530957006756153por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:25:00Z-
dc.date.available2015-11-19-
dc.date.issued2015-02-23-
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/813-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta como objeto de estudo a multimodalidade em narrativas de uma criança cega, contribuindo para entender que recursos multimodais são utilizados por essa criança para produzir sentidos em narrativas de histórias infantis, já que ela não dispõe do canal visual para representar e perceber alguns gestos. Desse modo, fundamentamo-nos na perspectiva de funcionamento multimodal da linguagem proposta por Kendon (1982), McNeill(2000), Cavalcante (2009), Ávila Nóbrega;Cavalcante (2012), Fonte (2009, 2011a, 2011b, 2011c,2012) e Fonte et al (2014) que concebem gesto e fala como sistema integrado de significação. Com base nessa perspectiva, temos como objetivo geral analisar os recursos multimodais em narrativas de reconto de histórias de uma criança cega e como objetivos específicos verificar os papéis dos recursos multimodais que a criança cega utiliza no reconto de histórias, identificar e descrever a fala, a prosódia e os gestos durante a narração das histórias. Para isso, realizamos um estudo observacional, de caráter qualitativo e do tipo estudo de caso, no qual participou uma criança cega com 9 anos de idade, que apresenta cegueira desde nascença e não possui patologias associadas a deficiência visual. Frequenta o Centro de Apoio pedagógico à Pessoa Visual (CAP) e a escola regular, cursando o 1º ano do fundamental I. Como procedimentos metodológicos, selecionamos três clássicos infantis da Disney: Chapeuzinho vermelho, Os três porquinhos e Branca de Neve. Esses contos clássicos foram apresentados em audiodescrição para a criança cega em seu ambiente domiciliar. As narrativas dos recontos das histórias foram filmadas e transcritas através do software Eudico Linguistic Annotator (ELAN). Além disso, selecionamos como categorias de análise de dados os planos do envelope multimodal: verbal, prosódico e gestual, proposto por Ávila Nóbrega (2010) e Fonte (2011). Os resultados mostraram que, ao recontar as histórias, a criança cega assumia diferentes papéis, ora de narrador, ora de personagem. Essas narrativas foram mediadas pela multimodalidade da linguagem, caracterizada por variações prosódicas como: intensidade forte e fraca, duração, pausas, velocidade de fala; além disso, usou produções verbais, ou seja, a fala propriamente dita, contemplando a estrutura narrativa e ainda gestos variados incluindo gesticulações corporais caracterizadas pelos movimentos da cabeça, ombros, mãos e pernas que contribuíram para a construção de sentido dos recontos das histórias.por
dc.description.abstractThis research has the multimodality in narratives of a blind child as an object of study, contributing to the understanding of which multimodal resources are used by this child to produce meaning in narrating fairy tales, for the child does not make use of the sight to represent and perceive some gestures. Thus, we base our study in a perspective that conceives language as multimodal as proposed by Kendon (1982), McNeill (2000), Cavalcante (2009), Ávila-Nóbrega; Cavalcante (2012), Fonte (2009, 2011a, 2011b, 2011c, 2012) and Fonte et al (2014) comprehending that gesture and speech are an integrated system of meaning. Based on this perspective, our general aim is to analyze the multimodal resources used by a blind child in the recount of fairy tales and as our specific aims to verify the roles of such multimodal resources that the blind child makes use of in retelling the tales, and also to identify and describe the speech, prosody and gestures during the narration of the tales. For this, we carried out an observational, qualitative and case of study research, with a nine-year-old blind child, who is blind from birth but does not present pathologies associated to his/her blindness. The child goes to Centro de Apoio pedagógico à Pessoa Visual (CAP) and also to school, where he/she is at the first year of fundamental 1. For our methodology we chose three classic tales from Disney: Little Red Riding Hood, The three Little Pigs and Snow White. These three classic tales were presented to the child in audio description in the child s home. The narration and recount of the tales were recorded and transcribed with the software Eudico Linguistic Annotator (ELAN). Besides this, we selected as categories of analysis the elements in the multimodal envelope: verbal, prosodic and gestural proposed by Ávila-Nóbrega (2010) and Fonte (2011). Results show that while recounting the tales the blind child took over different roles, sometimes the narrator, sometimes the character. These narratives were mediated by the multimodality of language, characterized by prosodic variations such as: strong and weak intensity, duration, pauses, speech speed. Furthermore, the child used verbal productions, that is, the speech, contemplating not only the narrative structure but also varied gestures including body gesticulations characterized by head movements, shoulders, hands and legs that contributed to the construction of meaning in the recount of the tales.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:25:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 christiane_gleice_farias_nascimento.pdf: 540404 bytes, checksum: 30f40eb7b4802150fc54e5a07c7e608e (MD5) Previous issue date: 2015-02-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlingüísticapor
dc.subjectreferência (linguística)por
dc.subjectdeficientes visuais - educaçãopor
dc.subjecteducação especialpor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectreference (linguistic)eng
dc.subjectvisually impaired - educationeng
dc.subjectspecial educationeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleMultimodalidade em narrativas de reconto de histórias: um estudo de caso de uma criança cegapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
christiane_gleice_farias_nascimento.pdf527,74 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.