Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCajueiro, Luiz Eduardo Cerquinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3777080489487444por
dc.contributor.advisor1Bernardino Júnior, Francisco Madeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1934903225521860por
dc.contributor.advisor-co1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.referee1Lima, Juliano Bandeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2782095059190056por
dc.contributor.referee2Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1314050321131812por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:25:01Z-
dc.date.available2015-11-20-
dc.date.issued2014-08-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/814-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um modelo de classificação dos jogos digitais a partir da teoria de gêneros textuais. A principal motivação é criar um ambiente de diálogo entre as diversas disciplinas que estudam os jogos digitais, como Ciências da Informação, Ciências Sociais, Comunicação e Artes, bem como a comunidade de desenvolvimento de jogos digitais. As bases epistemológicas que norteiam este trabalho são as teorias de gênero de Bakthin (1979), Charaudeau (1997) e Marcuschi (2003, 2004, 2008), os estudos de multimodalidade e hipermodalidade de Kress e Van Leeuwen (1996) e Braga (2004, 2005), as teorias de comunicação de Lévy (1993, 1996, 2000, 2001) e David Crystal (apud Shepherd, Saliés, 2013), as teorias de estudo dos jogos digitais traçadas por Crawford (1984), Wolf (2001, 2003), Aarseth et al. (2003) e Branco (2011). O sistema de classificação de gêneros de jogos digitais proposto por esta dissertação não encontra similaridade com os que já foram propostos, por abarcar diferentes esferas discursivas nas quais o objeto de estudo é tratado e pela possibilidade de classificar qualquer jogo digital. Concluiu-se que é possível distinguir nos jogos digitais as características temáticas, estilísticas, formais e discursivas necessárias a uma classificação de gêneros textuais, e é possível a utilização de um léxico que sirva aos diversos campos de conhecimento que estudam os jogos digitais.por
dc.description.abstractThis research introduces a classification model for digital games, based upon the textual genre theory. The motivation is to forge a common ground for dialog between the many disciplines that study the digital games, like Information Sciences, Social Sciences, Communication and Art Studies, including as well the game developers community. The epistemic basis for this work are the genre theories by Bakthin (1979), Charaudeau (1997) and Marcuschi (2003, 2004, 2008), the studies in multimodality and hypermodality by Kress e Van Leeuwen (1996) and Braga (2004, 2005), the communication theories by Lévy (1993, 1996, 2000, 2001) and David Crystal (apud Shepherd, Saliés, 2013) and theories in digital game studies presented by Crawford (1984), Wolf (2001, 2003), Aarseth et al. (2003) and Branco (2011). The digital games genre classification system proposed in this work is different from the previously proposed, since it accounts for the discursive locus it identifies, and the possibility of including any digital game. The conclusion was that it is possible to distinguish, in digital games, the thematic, stylistic, formal and discursive obrigatory characteristics for the creation of a textual genres classification, and it is possible to use a common lexic between the different areas of knowledge that access the digital games.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:25:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 luiz_eduardo_cerquinho_cajueiro.pdf: 13320957 bytes, checksum: 09498857b50a4bf1d42eb6e110d3fc87 (MD5) Previous issue date: 2014-08-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectjogos para computador - classificaçãopor
dc.subjectdiscourse analysiseng
dc.subjectdissertationseng
dc.subjectcomputer games - classificationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleGêneros textuais em jogos digitaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
luiz_eduardo_cerquinho_cajueiro.pdf13,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.