Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Emanuel Artur de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7521551731307816por
dc.contributor.advisor1Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139985837350218por
dc.contributor.referee1Sousa, Wilma Pastor de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3612610440692880por
dc.contributor.referee2Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131079721638327por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:25:03Z-
dc.date.available2016-01-05-
dc.date.issued2015-08-19-
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/819-
dc.description.resumoA presente pesquisa de cunho descritivo-analítico, de natureza quantitativa e qualitativa, busca discutir alguns pontos referentes ao tratamento dos gêneros multimodais em atividades de leitura, em especial a promoção leitora para o favorecimento do letramento visual no Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP). Para tanto, analisamos o trabalho desenvolvido com os gêneros multimodais (visual e verbovisual), presentes nas atividades de leitura de uma coletânea de livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental ano finais, selecionado a partir de sua maior utilização nas escolas públicas da rede municipal de educação da cidade de Bom Jardim Pernambuco que atendem ao segundo segmento do ensino fundamental. Selecionamos nossas categorias de análise baseados nas relações semânticas de redundância , dominância e complementaridade de Santaella e nas relações de inferioridade , superioridade e igualdade de Fonte e Caiado para verificarmos a relação de sentido entre imagem e texto nos gêneros multimodais; também nos apoiamos nos Parâmetros de Observação das Atividades elaborados por Costa para compreensão das capacidades mobilizadas nas atividades de leitura dos gêneros multimodais. Tivemos como objetivo analisar se o tratamento dos gêneros multimodais (visuais e verbo-visuais) presentes nas atividades de leituras de uma coletânea analisada favorece o letramento visual. Para tal, levamos em consideração os pressupostos enunciativos discursivos da abordagem dialógica de Bakhtin; e os pressupostos teóricos da multimodalidade apoiados em Kress e Van Leeuwen, Dionísio e Santaella. A análise dos dados revelou que a incidência dos gêneros multimodais, cujos enunciados verbais exploram os aspectos multimodais das imagens nas atividades de leitura nos quatro exemplares da coleção didática é muito pequena, tendo em vista que a variedade de gêneros multimodais (visuais e verbovisuais) nessas atividades é ínfima. Contudo, acreditamos que a coleção didática investigada favorece o letramento visual, pois, mesmo havendo uma maior incidência por gêneros cuja materialidade verbal mostrou-se semanticamente superior, com enunciados que não promoveram a leitura imagética, houve outras atividades (com gêneros multimodais menos incidentes) que contemplaram reflexões semânticas acerca do código semiótico visual, mobilizando capacidades leitoras para as peculiaridades dos gêneros multimodais (visual e verbo-visual). Percebemos que no LDP do 6º ano a atividade de leitura com o gênero mais incidente, pintura, realizou-se de maneira satisfatória. Contudo, nas atividades de leitura dos LDP s do 7º ano (com o gênero conto verbo-visual), 8º ano (gênero crônica verbo-visual) e 9º ano (gênero crônica verbo visual) esse trabalho não foi satisfatório. Vale ressaltar que os quatro exemplares possuem, ainda que em pouca quantidade, atividades com gêneros que apresentam imagem em sua composição e seus enunciados exploram seus aspectos discursivos. Esperamos que este estudo possa contribuir para considerações sobre a necessidade de uma formação leitora que evidencie a importância do letramento visual e de um ensinoaprendizagem que favoreça o desenvolvimento de habilidades específicas para a leitura dos gêneros multimodais.por
dc.description.abstractThis research descriptive and analytical nature, quantitative and qualitative, discusses a few points related to the processing of multimodal genres in reading activities, particularly reading promotion for encouragement of visual literacy in Textbook of Portuguese Language (LDP). Therefore, we analyzed the work with multimodal genres (visual and verbal-visual), present in the reading activities of a collection of textbook Elementary School Portuguese final year, selected from its increased use in public schools municipal education network of the city of Bom Jardim - Pernambuco serving the second segment of elementary school. We select our categories of analysis based on semantic relationships of "redundancy", "dominance" and "complementarity" of Santaella and relationships of "inferiority", "superiority" and "equality" of Fonte and Caiado to verify the relationship of meaning between image and text in multimodal genres; note also the support the parameters of activities designed by Costa to understanding the capacities mobilized in reading activities of multimodal genres. We had to analyze the treatment of multimodal genres (visual and verbal-visual) present in the reading activities of a parsed collection favors the visual literacy. To do this, we consider the discursive enunciation assumptions of dialogical approach of Bakhtin; and the theoretical assumptions of multimodality supported by Kress and Van Leeuwen, Dionísio and Santaella. Data analysis revealed that the incidence of multimodal genres, whose verbal utterances exploit the multimodal aspects of the images in the reading activities in four copies of the didactic collection is very small, considering that the variety of genres multimodal (visual and verbal-visual ) these activities is negligible. However, we believe that investigated didactic collection favors the visual literacy, because, even with a higher incidence of genres whose verbal materiality proved semantically higher, with statements that did not promote the imagery reading, there were other activities (with multimodal genres fewer incidents) that contemplated semantic reflections on the visual semiotic code, mobilizing readers capabilities to the peculiarities of multimodal genres (visual and verbal-visual). We realize that the LDP 6th grade reading activity with the more common genre, painting, took place satisfactorily. However, in the LDP's reading activities of the 7th grade (with gender verb-visual tale), 8th grade (chronic gender verb-visual) and 9th grade (chronic visual verb gender) that work was not satisfactory. It is noteworthy that the four copies have, albeit in small quantities, activities with genres that have image in its composition and its statements exploit their discursive aspects. We hope that this study may contribute to considerations about the need for a reader training that shows the importance of visual literacy and teaching and learning conducive to the development of specific skills for reading multimodal genres.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:25:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 emanuel_artur_albuquerque.pdf: 33317622 bytes, checksum: f5c901fd20eaa100b55a44d8b37f6a18 (MD5) Previous issue date: 2015-08-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlivros didáticospor
dc.subjectmultimodalidade (linguística)por
dc.subjectleiturapor
dc.subjectletramentopor
dc.subjectdissertaçãopor
dc.subjectdidatic bookseng
dc.subjectmultimodality (linguistic)eng
dc.subjectreadingeng
dc.subjectliteracyeng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA multimodalidade em atividades de leitura no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental anos finais: contribuições para o letramento visual?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
emanuel_artur_albuquerque.pdf32,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.