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http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/821
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A poesia infantil de Cecília Meireles numa relação com a a fala da criança: um deslizamento da sonoridade |
Autor: | Neves, Alexandrina Verônica Guedes das ![]() |
Primeiro orientador: | Carvalho, Glória Maria Monteiro de |
Primeiro coorientador: | Melo, Maria de Fátima Vilar de |
Primeiro membro da banca: | Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de |
Segundo membro da banca: | Pinheiro, Marina Assis |
Resumo: | A presente pesquisa torna relevante a seguinte pergunta: Existe relação entre a poesia infantil e a fala infantil? Essa questão surgiu da circunstância de que, a marca de sonoridade fortemente encontrada nas poesias infantis de Cecília Meireles, não seria um ponto de aproximação com a fala da criança tão sensível ao som, num momento de seu percurso linguístico. Tentando desenvolver essa discussão, objetivou-se: investigar/analisar a poesia infantil de Cecília Meireles destacando sua relação com a poesia infantil. Nos objetivos específicos, destacou-se, nessa relação, o efeito de estranhamento, estruturas paralelísticas e como já mencionado, a sonoridade, aqui representada através das aliterações e assonâncias (figuras de som) visíveis em todos os poemas analisados. Para tanto, esta pesquisa assume princípios teóricos da linguística estruturalista em sua vertente francesa no que diz respeito aos estudos de Saussure e Jakobson e, no campo da Aquisição da Linguagem estudada pelo Interacionismo defendido pela autora Cláudia Lemos. Do ponto de vista metodológico, o corpus desse trabalho traz em especial a obra Ou isto ou aquilo da poetisa já citada, onde recortou-se nove poemas para analisar. Foi também aberto um espaço para justificar a entrada de fragmentos de fala de crianças para ilustrar a tentativa de discussão proposta exemplificada, empiricamente, por excertos dos poemas analisados neste trabalho e por fragmentos de falas de crianças retirados da literatura sobre a trajetória linguística da criança (aquisição da linguagem). O resultado esperado é, que essa pesquisa traga subsídios para desenvolver outros estudos no que diz respeito a essa relação no campo da aquisição linguística. |
Abstract: | This research becomes relevant the following question: Is there a relationship between the nursery rhymes and child speak? This question arose from the fact that the sonority mark strongly found in children's poems by Cecilia Meireles, would not be an approach point with the speech of the child so sensitive to sound at a time of their linguistic journey. Trying to develop this discussion, we aimed to: investigate / analyze the nursery rhymes of Cecilia Meireles highlighting its relationship to children's poetry. In the specific objectives, we emphasized, in this regard, the estrangement effect, parallelistic structures and as already mentioned, the sound, represented here by the alliteration and assonance (sound pictures) visible in all analyzed poems. To this end, our research assumes theoretical principles of structuralist linguistics in its French aspect with regard to studies of Saussure and Jakobson and in the field of Language Acquisition studied by Interacionism defended by Claudia Lemos. From a methodological point of view, the corpus of this work brings in particular the work Ou isto ou aquilo from the poet already mentioned, where we cut nine poems to analyze. It was also open a space to justify the entry of children's speech fragments to illustrate the attempt to empirically proposed discussion, exemplified by excerpts from poems analyzed in this study and children's lines of fragments taken from the literature on linguistic trajectory of the child ( language acquisition). The expected results from this research is that it can bring subsidies to develop other studies with respect to this relationship in the field of language acquisition. |
Palavras-chave: | aquisição de linguagem poesia infanto-juvenil estruturalismo dissertações language acquisition structuralism dissertations |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Ciências da Linguagem |
Programa: | Mestrado em Ciências da Linguagem |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/821 |
Data de defesa: | 1-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
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