Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Alexandrina Verônica Guedes das-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1758456898138528por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Glória Maria Monteiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2092610956805007por
dc.contributor.advisor-co1Melo, Maria de Fátima Vilar de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199275542771594por
dc.contributor.referee1Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131079721638327por
dc.contributor.referee2Pinheiro, Marina Assis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7476389316309044por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:25:03Z-
dc.date.available2016-03-31-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/821-
dc.description.resumoA presente pesquisa torna relevante a seguinte pergunta: Existe relação entre a poesia infantil e a fala infantil? Essa questão surgiu da circunstância de que, a marca de sonoridade fortemente encontrada nas poesias infantis de Cecília Meireles, não seria um ponto de aproximação com a fala da criança tão sensível ao som, num momento de seu percurso linguístico. Tentando desenvolver essa discussão, objetivou-se: investigar/analisar a poesia infantil de Cecília Meireles destacando sua relação com a poesia infantil. Nos objetivos específicos, destacou-se, nessa relação, o efeito de estranhamento, estruturas paralelísticas e como já mencionado, a sonoridade, aqui representada através das aliterações e assonâncias (figuras de som) visíveis em todos os poemas analisados. Para tanto, esta pesquisa assume princípios teóricos da linguística estruturalista em sua vertente francesa no que diz respeito aos estudos de Saussure e Jakobson e, no campo da Aquisição da Linguagem estudada pelo Interacionismo defendido pela autora Cláudia Lemos. Do ponto de vista metodológico, o corpus desse trabalho traz em especial a obra Ou isto ou aquilo da poetisa já citada, onde recortou-se nove poemas para analisar. Foi também aberto um espaço para justificar a entrada de fragmentos de fala de crianças para ilustrar a tentativa de discussão proposta exemplificada, empiricamente, por excertos dos poemas analisados neste trabalho e por fragmentos de falas de crianças retirados da literatura sobre a trajetória linguística da criança (aquisição da linguagem). O resultado esperado é, que essa pesquisa traga subsídios para desenvolver outros estudos no que diz respeito a essa relação no campo da aquisição linguística.por
dc.description.abstractThis research becomes relevant the following question: Is there a relationship between the nursery rhymes and child speak? This question arose from the fact that the sonority mark strongly found in children's poems by Cecilia Meireles, would not be an approach point with the speech of the child so sensitive to sound at a time of their linguistic journey. Trying to develop this discussion, we aimed to: investigate / analyze the nursery rhymes of Cecilia Meireles highlighting its relationship to children's poetry. In the specific objectives, we emphasized, in this regard, the estrangement effect, parallelistic structures and as already mentioned, the sound, represented here by the alliteration and assonance (sound pictures) visible in all analyzed poems. To this end, our research assumes theoretical principles of structuralist linguistics in its French aspect with regard to studies of Saussure and Jakobson and in the field of Language Acquisition studied by Interacionism defended by Claudia Lemos. From a methodological point of view, the corpus of this work brings in particular the work Ou isto ou aquilo from the poet already mentioned, where we cut nine poems to analyze. It was also open a space to justify the entry of children's speech fragments to illustrate the attempt to empirically proposed discussion, exemplified by excerpts from poems analyzed in this study and children's lines of fragments taken from the literature on linguistic trajectory of the child ( language acquisition). The expected results from this research is that it can bring subsidies to develop other studies with respect to this relationship in the field of language acquisition.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:25:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 alexandrina_veronica_guedes_neves.pdf: 776942 bytes, checksum: e01dde5a2fd98d0e59757c2d7040ecc5 (MD5) Previous issue date: 2015-12-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaquisição de linguagempor
dc.subjectpoesia infanto-juvenilpor
dc.subjectestruturalismopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectlanguage acquisitioneng
dc.subjectstructuralismeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA poesia infantil de Cecília Meireles numa relação com a a fala da criança: um deslizamento da sonoridadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
alexandrina_veronica_guedes_neves.pdf758,73 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.