Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jorge Francisco da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9908142590804821por
dc.contributor.advisor1Melo, Maria de Fátima Vilar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199275542771594por
dc.contributor.referee1Efken, Karl Heinz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200543767832607por
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5481619568292015por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:25:05Z-
dc.date.available2016-06-16-
dc.date.issued2016-03-17-
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/829-
dc.description.resumoO objeto de investigação desta dissertação é o Quadro Comum Europeu (Common European Framework of Reference) e seus níveis de proficiência em línguas estrangeiras. O Quadro ou CEFR começou a ser desenvolvido pelos quase 50 paísesmembros do Conselho Europeu em 1991. As matrizes de referência do CEFR tornaram-se um marco internacional e oferecem atualmente orientações para a formulação de políticas linguísticas para o ensino, aprendizagem e avaliação em cerca de 30 línguas europeias, incluindo o inglês. Apesar de o CEFR também ser usado no Brasil em cursos preparatórios para testes internacionais e em vários tipos de processos seletivos, pouco se sabe sobre ele e a literatura sobre o assunto em português ainda é escassa. O objetivo geral deste estudo é investigar quais teorias de linguagem foram usadas na elaboração do CEFR. O objetivo específico é analisar as concepções de língua/linguagem, ensino e aprendizagem, sujeito e avaliação do CEFR para entender como os seus níveis de proficiência foram determinados. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram reunidas e organizadas diversas publicações do Conselho Europeu, de suas instituições parceiras e de pesquisadores independentes, para investigar as questões propostas nesta dissertação. Ao final, foi possível estabelecer a evolução histórica das bases teóricas do CEFR, com origem na Virada Linguística, passando pela Escola da Filosofia da Linguagem e pelas disciplinas da Sociolinguística e da Pragmática. As diferentes concepções, com destaque para a concepção de língua/linguagem no CEFR, também foram devidamente analisadas. Finalmente, foi possível compreender com mais profundidade como os referidos níveis de proficiência foram determinados.por
dc.description.abstractThe object of research of this thesis is the Common European Framework (CEFR) and its levels of proficiency in foreign languages. The development of the CEFR by nearly 50 member countries of the European Council started in 1991. The CEFR reference scales have become an international landmark and currently provide guidelines for the formulation of language policies for teaching, learning and assessment in about 30 European languages, including English. Although the CEFR is also used in Brazil in preparatory programs and in different types of selection processes, little is known about it and the literature on the subject in Portuguese is still scarce. The general aim of this study is to investigate which language theories were used in preparing the CEFR. Our specific aim is to analyze the concepts of language, teaching, learning, self and assessment in the CEFR to understand how its proficiency levels were determined. By means of a bibliographical research, several publications of the European Council, partner institutions and independent researchers were gathered and organized to investigate the questions proposed in this research. In the end, it was possible to establish the historical evolution of the theoretical basis of the CEFR, its origins in the Linguistic Turn, with later developments from the School of Philosophy of Language and the disciplines of Sociolinguistics and Pragmatics. The different concepts, especially the concept of language in the CEFR, were also duly considered. Finally, it was possible to understand more clearly how the said proficiency levels were determined.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:25:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 jorge_francisco_silva.pdf: 967067 bytes, checksum: ab2d1d81a159c4c39011f82edb3c6847 (MD5) Previous issue date: 2016-03-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlinguística - estudo e ensinopor
dc.subjectlinguagem e línguas - estudo e ensinopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectlanguage - study and teachingeng
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleHow good is your english?: um Estudo dos Níveis de Proficiência do Quadro Comum Europeu (Common European Framework of Reference)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
jorge_francisco_silva.pdf944,4 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.