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Tipo do documento: Dissertação
Título: Alfabetização e letramento no processo de socialização de lideranças comunitárias: análise de uma experiência na pastoral da criança
Autor: Lira, Francisco Edson Garcês Carneiro 
Primeiro orientador: Matos, Junot Cornélio
Primeiro membro da banca: Aguiar, Marígia Ana de Moura
Segundo membro da banca: Marcuschi, Luiz Antonio
Resumo: A alfabetização e o letramento na perspectiva de uma educação crítica deverão conduzir a uma transformação social que garanta o pleno exercício da cidadania do povo brasileiro. Por isso, a presente Pesquisa analisa o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na Pastoral da Criança- P.C., identificando as teorias de desenvolvimento da linguagem escrita e da leitura, enquanto propõe formas que favoreçam ao trabalho interativo de lideranças comunitárias. Essas formas têm sua aplicação nos gêneros textuais, seja com os instrumentos de trabalho da Pastoral da Criança ou com outras produções textuais que gravitam nos diversos contextos da sociedade onde estão inseridos os líderes da Pastoral da Criança. A proposta baseia-se na concepção sócio-interacionista de língua e na abordagem de Paulo Freire em que as práticas pedagógicas são vivenciadas a partir da mediação da realidade, dos alunos entre si e com o seu alfabetizador, facilitador do processo com intencionalidade bem definida. Utilizamos, ainda, a sugestão de Moreira (1992) que trabalha os portadores de textos nas suas funções sociais, como forma de detectar o grau de letramento entre os alunos da referida Pastoral. A vontade de transformação nasce da prática social, do trabalho consciente daqueles que desejam atingir um objetivo bem determinado seja na paróquia, na Pastoral da Criança, no mundo do trabalho etc. e, assim, vislumbrar os novos tempos em que todo ser humano viva, com maior dignidade, ao ideal de estar no mundo.
Abstract: Alphabetization and Literacy in the perspective of a critical education urge, nowadays, as social transformation form that assures Brasilian people citizenhood full exercise. Therefore, the present Research analyses the reading and the writing teaching and learning processes development in Child Pastoral, identifying the written language acquisition theories, as much as it proposes ways that would promote the communitary leaderships interactive work. These forms have their appliances in the textual genders, whether with the Child Pastoral working means or with other textual productions that have a natural tendency toward society several contexts which the Child Pastoral leaders are inserted in. The proposition is founded upon the language socio- interactionistic conception and upon Paulo Freire's approach which the pedagogical practices are carried out from reality interposition, from the pupils among themselves and with their alphabetizer, the process facilitator with well defined intentionality. We also foelowed Moreira's (1992) suggestion who operates in the texts bearers in their social functions and as a way of detecting the literacy degree among the above- mentioned Pastoral pupils. The transformations will arise from the social practice, from the conscious work of those who with reaching a well determined goal whether in their Parish or in the Child Pastoral, in their work world and so on, and, thus, seeing ahcad the new times which alI human being wilI be able to live in, with greater dignity, the welI-being ideal in this world.
Palavras-chave: alfabetização
socialização
lingüística
dissertações
literacy
socialization
lingüística
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: LIRA, Francisco Edson Garcês Carneiro. Alfabetização e letramento no processo de socialização de lideranças comunitárias: análise de uma experiência na pastoral da criança. 2004. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/839
Data de defesa: 15-Jun-2004
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

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