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dc.creatorLira, Francisco Edson Garcês Carneiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6539870175773905por
dc.contributor.advisor1Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114por
dc.contributor.referee1Aguiar, Marígia Ana de Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414743790449351por
dc.contributor.referee2Marcuschi, Luiz Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8340419732254345por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:25:07Z-
dc.date.available2007-06-15-
dc.date.issued2004-06-15-
dc.identifier.citationLIRA, Francisco Edson Garcês Carneiro. Alfabetização e letramento no processo de socialização de lideranças comunitárias: análise de uma experiência na pastoral da criança. 2004. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/839-
dc.description.resumoA alfabetização e o letramento na perspectiva de uma educação crítica deverão conduzir a uma transformação social que garanta o pleno exercício da cidadania do povo brasileiro. Por isso, a presente Pesquisa analisa o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na Pastoral da Criança- P.C., identificando as teorias de desenvolvimento da linguagem escrita e da leitura, enquanto propõe formas que favoreçam ao trabalho interativo de lideranças comunitárias. Essas formas têm sua aplicação nos gêneros textuais, seja com os instrumentos de trabalho da Pastoral da Criança ou com outras produções textuais que gravitam nos diversos contextos da sociedade onde estão inseridos os líderes da Pastoral da Criança. A proposta baseia-se na concepção sócio-interacionista de língua e na abordagem de Paulo Freire em que as práticas pedagógicas são vivenciadas a partir da mediação da realidade, dos alunos entre si e com o seu alfabetizador, facilitador do processo com intencionalidade bem definida. Utilizamos, ainda, a sugestão de Moreira (1992) que trabalha os portadores de textos nas suas funções sociais, como forma de detectar o grau de letramento entre os alunos da referida Pastoral. A vontade de transformação nasce da prática social, do trabalho consciente daqueles que desejam atingir um objetivo bem determinado seja na paróquia, na Pastoral da Criança, no mundo do trabalho etc. e, assim, vislumbrar os novos tempos em que todo ser humano viva, com maior dignidade, ao ideal de estar no mundo.por
dc.description.abstractAlphabetization and Literacy in the perspective of a critical education urge, nowadays, as social transformation form that assures Brasilian people citizenhood full exercise. Therefore, the present Research analyses the reading and the writing teaching and learning processes development in Child Pastoral, identifying the written language acquisition theories, as much as it proposes ways that would promote the communitary leaderships interactive work. These forms have their appliances in the textual genders, whether with the Child Pastoral working means or with other textual productions that have a natural tendency toward society several contexts which the Child Pastoral leaders are inserted in. The proposition is founded upon the language socio- interactionistic conception and upon Paulo Freire's approach which the pedagogical practices are carried out from reality interposition, from the pupils among themselves and with their alphabetizer, the process facilitator with well defined intentionality. We also foelowed Moreira's (1992) suggestion who operates in the texts bearers in their social functions and as a way of detecting the literacy degree among the above- mentioned Pastoral pupils. The transformations will arise from the social practice, from the conscious work of those who with reaching a well determined goal whether in their Parish or in the Child Pastoral, in their work world and so on, and, thus, seeing ahcad the new times which alI human being wilI be able to live in, with greater dignity, the welI-being ideal in this world.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:25:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisco Edson_confrontado.pdf: 2470934 bytes, checksum: 5524d6812e6f996759c967c52fb5d88d (MD5) Previous issue date: 2004-06-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentCiências da Linguagempor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectalfabetizaçãopor
dc.subjectsocializaçãopor
dc.subjectlingüísticapor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectliteracyeng
dc.subjectsocializationeng
dc.subjectlingüísticaeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleAlfabetização e letramento no processo de socialização de lideranças comunitárias: análise de uma experiência na pastoral da criançapor
dc.typeDissertaçãopor
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