Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/840
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alguns fatores lingüísticos que interferem na intelecção dos problemas matemáticos no ensino fundamental I
Autor: Albuquerque, Rosangela Nieto de 
Primeiro orientador: Alves, Virgínia Colares Soares Figueirêdo
Primeiro membro da banca: Bernardino Júnior, Francisco Madeiro
Segundo membro da banca: Dias, Adelaide Alves
Resumo: O presente trabalho é o resultado da análise de alguns problemas matemáticos dos livros didáticos e tem como objetivo identificar as causas da dificuldade de interpretação e intelecção dos problemas matemáticos pelos alunos que estão iniciando a leitura, na 1ª série do Ensino Fundamental I. Nossa hipótese é que os fatores lingüísticos relativos aos enunciados dos problemas matemáticos interferem na sua compreensão, conforme a articulação entre os fenômenos da língua e a construção deste tipo textual. Buscamos, então, os estudos dos mecanismos enunciativos e de textualização. A metodologia deste estudo consiste na análise do texto, baseada nos estudos da lingüística textual, relativos ao nível semântico-pragmático-léxico da construção textual, tendo em vista a complexidade dos enunciados dos problemas matemáticos. Acreditamos que as estratégias textuais, as categorias de referenciação (endofórica, anafórica, catafórica e exofórica) e dos dêiticos (tempo, lugar e pessoa), são fatores lingüísticos, que, conforme a articulação na construção do enunciado, dificultam a intelecção e interpretação dos problemas matemáticos, sobretudo, pelos educandos que estão iniciando a leitura e, nesse período, apresentam dificuldades nas relações espaciais e temporais. A pesquisa compreendeu, basicamente, dois momentos fundamentais: a escolha dos problemas matemáticos, e a análise dos dados. Primeiramente buscamos, construir um instrumento metodológico para identificar e selecionar, através do corpus constituído, os problemas matemáticos, cuja construção do enunciado poderá induzir ao erro do educando na resolução do problema. Selecionamos fragmentos textuais, aleatoriamente, conforme a natureza da superfície textual, buscando alguns fatores lingüísticos que interferem na interpretação e intelecção dos problemas matemáticos, sem nos preocuparmos no entanto com a quantidade de problemas analisados. Posteriomente, partimos para a análise dos dados, fundamentada nas relações lingüísticas, e na questão de compreensão textual, considerando os aspectos sócio-culturais em que o educando está inserido. Propomos, pois, ao longo desta pesquisa, embora reconheçamos que não esgotamos o assunto, suscitar uma nova reflexão nos autores dos livros didáticos, na construção dos enunciados dos problemas matemáticos, que no nosso entender, facilitará a intelecção e interpretação dos problemas matemáticos aos alunos de 1ª série do Ensino Fundamental I.
Abstract: The present work is the result of the analysis of some mathematical problems of didactic books, and has as objective identify the causes of the interpretation difficulty and intelection of the mathematical problems for the pupils who are initiating the reading, in first years of basic school. Our hypothesis is linguistic factors into the statments of the mathematical problems intervenes in the understanding, as the joint between the phenomon of the language and the construction of this text type. So we study, the enunciative mechanisms and textmake. The methodology of this study consists in the analysis of the text, based in studies of text linguistics, in the level semantic-pragmatic-lexicon in the text construction, in view of complexity of the statements of the mathematical problems. We believe that the text strategies, referencing categories (endofórica, anafórica, catafórica and exofórica) and the dêiticos (time, place and person), they are linguistic factors, in the construction of statement, they make difficult the understanding of the mathematical problems, over all, for the educating that are initiating reading, and show in this period special difficulties with space and secular relations. The research understood, basically, two basic moments: the choice of the mathematical problems, and the analysis of the informations. First, we search a methodological instrument to identify and select, through the corpus, mathematical problems, whose statement construction will be able to induce the educating to the error in resolution of the problem. We select text fragments, randomly, as the nature of the text surface, searching some linguistic factors that interven in the interpretation and understanding of the mathematical problems, without special about the amount of analyzed problems. Lately, we have analysed the research, buy the social-culture aspects whose the educating is inserted. We meant to reflect about the didatical book, that will be easier to the educating understand the statements of the mathematical problems of the first years of basic school
Palavras-chave: matemática - estudo e ensino
ensino fundamental
pragmática
anáfora (linguística)
dissertações
mathematics - study and teaching
fundamental education
pragmatics
anaphora (linguistics)
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Ciências da Linguagem
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: ALBUQUERQUE, Rosangela Nieto de. Alguns fatores lingüísticos que interferem na intelecção dos problemas matemáticos no ensino fundamental I. 2007. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/840
Data de defesa: 20-Abr-2007
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rosangela Nieto_Confrontado.pdf1,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.